A Mãe Leoa

-Tema: DIA DAS MÃES  


“Dize: Quem é tua mãe? Uma leoa entre leões, a qual, deitada entre os leõezinhos, criou os seus filhotes”. Ezequiel 19.2

-Introdução: Sua mãe é uma leoa? Você é uma mãe leoa? A pergunta do texto acima pode servir para muitas mães que são guerreiras como verdadeiras leoas cuidando de seus filhos.
O texto do profeta Ezequiel é uma lamentação sobre o povo de Israel, que era uma nação forte como uma leoa que tinha dois filhotes comparados com os reinos do norte e sul, mas assim como os dois reinos foram levados ao cativeiro, os leõezinhos também foram raptados (Ezequiel 19.1-9). Nesta triste história aprendemos como uma mãe luta por seus filhos como se fosse uma leoa.

Como é uma mãe leoa?

Vamos meditar sobre o exemplo da maternidade das leoas e tirar lições em homenagem às mães:

1- Mãe que CUIDA

A leoa cuida de seus filhotes até atingir dois anos de vida. Durante este tempo ela não deixa seu filho sozinho nem um momento. Amamenta e caça para sustentar a si e seus filhos. A leoa chega a ficar sem comer para dar alimento ao filhote em primeiro lugar.
Um exemplo de mãe leoa que cuidou de seu filho foi Agar, quando foi mandada embora da casa de Abraão e cuidou de sua família conseguindo vencer todas as dificuldades (Gênesis 21.1-17).
A mãe que é como uma leoa cuida de seus filhos de forma intensa o máximo que pode. Não se esquece de seus filhos em momento algum (Isaías 49.15). Mesmo que estejam longe ou sejam muitos filhos, a mãe nunca se esquecerá deles porque fazem parte de seu próprio ser.
A mãe leoa cuida de seus filhos!

2- Mãe que PROTEGE

A mãe leoa protege seus filhotes de animais ferozes e até de outros leões que possam estar famintos ou querendo acasalar. Nas primeiras oito semanas a leoa fica escondida com seus filhotes numa toca e depois vai para a alcateia. Outras leoas ajudam umas às outras a proteger seus filhos juntas. Uma leoa é capaz de enfrentar leões e outras feras para defender seus filhos.
Um exemplo de mãe que protege foi Joquebede que conseguiu uma forma de esconder seu filho por três meses e depois corajosamente fez com que fosse achado pela filha do faraó, de forma que a própria mãe amamentou o filho (Êxodo 2.1-8).
A mãe que é como uma leoa protege seus filhos e não permite que nenhum mal lhes atinja. Este instinto protetor de mãe é inexplicável, mas pode ser entendido como um amor que cuida. Por mais que a mãe saiba os defeitos de seus filhos, o ama com amor incondicional (I Pedro 4.10).
A mãe leoa protege seus filhos!

3- Mãe que ENSINA

A mãe leoa ensina seus filhotes a caçar. A partir de três meses de idade tudo o que fazem é para que aprendam a ser independentes no futuro. Gradualmente vai ensinando e fazendo com que seus filhotes se esforcem para conseguir a caça. Os exercícios vão dificultando até que sejam capazes de fazer tudo sozinhos.
Um exemplo de mães que como leoas ensinaram seus filhos, foram Lóide e Eunice, avó e mãe de Timóteo, que lhe transmitiram o conhecimento do evangelho ensinando o que precisava para ser um homem de Deus (II Timóteo 1.5).
A mãe que é como uma leoa não deixa de fazer as coisas para seus filhos, mas ensina a serem pessoas responsáveis em todos os sentidos. As palavras de uma mãe ecoam dentro da mente e coração dos filhos por toda sua vida como conselhos para ter uma vida abençoada e feliz (Provérbios 1.8).
A mãe leoa ensina os seus filhos!

Seja uma mãe leoa!

CONCLUSÃO

A mãe como uma leoa é feroz e ao mesmo tempo dócil como um felino belo de se admirar. Como uma leoa, a mãe cuida, protege e ensina seus filhos com muito amor.
Acima de tudo, a mãe leoa tem filhos que são verdadeiros leões. Se você tem ou teve uma mãe leoa sabe que se tronou forte com um leão. Se você é mãe, seja como uma leoa e cuide, proteja e ensine seus filhos!

Os filhos da mãe leoa serão leões!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.
Fonte de pesquisa sobre as leoas: https://www.ehow.com.br/leoes-cuidam-seus-filhotes-como_20038/ (acesso em 12/05/17).

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp