O Ninho da Águia

Tema: FAMÍLIA  

águias no ninho

“Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, assim, só o SENHOR o guiou, e não havia com ele deus estranho”. Deuteronômio 32.11,12

Introdução: A beleza da águia ultrapassa sua aparência, pois o seu estilo de vida também é admirável. A criação revela a grandeza de Deus em todas as coisas (Salmos 19.1-3). Embora existam diversos tipos de águias, o exemplo de vida familiar da águia ensina muitas coisas para nossas famílias.
A expressão ‘ninho da águia’ foi usada para se referir ao refúgio de Hitler nos alpes suíços 1 e a partir de então, para designar um lugar muito protegido. A família deve ser um lugar assim, seguro contra todo mal.


Como é o ninho da águia?

Vamos refletir sobre o exemplo da família no ninho da águia:

1- UNIÃO

Como a águia desperta a sua ninhada...”.

A família da águia em seu ninho é um exemplo de união. A cada primavera a águia fêmea põe de um a três ovos. O formato do ninho é de um lugar que faz com que fiquem sempre unidos.

O casal águia é unido no:

a) TRABALHO de construir o ninho: Juntos, o casal águia constrói seu ninho em um lugar muito alto e protegido (Obadias 1.4), feito de galhos, espinhos e por cima com palha para ficar quente e macio.
b) SUSTENTO dos filhotes: A alimentação da família águia é compartilhada, principalmente para sustentar os filhotes. Tudo que é caçado é prioridade para os filhotes e também dividido com o casal.

A família como um ninho da águia precisa ser um lugar de união em todas as coisas. Tanto o casal, como também os filhos precisam buscar estar unidos para manter seu ‘ninho’, ou lar feliz. A felicidade não pode ser responsabilidade de uma só pessoa, mas precisa do apoio de todos.
O ninho da águia é um lugar de União!

2- CUIDADO

e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas”.

A família da águia é um exemplo de cuidado mútuo. O tempo todo a águia está fazendo algo em prol de sua família.

O casal águia cuida do ninho com:

a) REVEZAMENTO de tarefas: quando um vai à caça o outro toma conta do ninho enquanto está com ovos ou com filhotes. A águia choca os ovos por trinta e cinco dias e toma conta dos filhotes que ficam no ninho por doze semanas.
b) PROTEÇÃO mútua e aos filhotes: tanto o casal cuida um do outro como dos filhotes. Quando chega o tempo certo dos filhotes aprenderem a voar, a águia tira a palha do ninho para que os espinhos incomodem o filhote e este saia do ninho. Então quando o filhote voa, a águia o segue e o segura se precisar.

Na família como um ninho da águia é preciso haver cuidado de um para com o outro de maneira que saibam que ali é um lugar de amparo. Na família cada um precisa saber que pode contar com o socorro do outro. Ter uma família é a maior segurança que alguém pode precisar. Precisamos cuidar mais de nossa família como um ninho.
O ninho da águia é um lugar de Cuidado! 

3- FIDELIDADE

assim, só o SENHOR o guiou, e não havia com ele deus estranho”.

A família da águia é um exemplo de fidelidade que ensina para os seres humanos uma grande lição.

A águia é fiel:

a) Ao seu PARCEIRO: a águia é um animal monogâmico e convive com um só parceiro por toda a sua vida. Se o seu companheiro morrer ela fica só pelo resto de sua vida.
b) Ao seu NINHO: o casal águia não abandona seu ninho se houver um temporal ou frio intenso. Só constroem outro ninho se for preciso buscar um lugar mais seguro, onde haja mais alimento ou se o ninho for destruído por uma tempestade.

Em tempos em que a família está sendo desvalorizada a cada dia, precisamos rever nossos valores como o casamento criado por Deus (Marcos 10.6-9). Não podemos abandonar o nosso ninho em momentos difíceis nem deixar nossos familiares ou cônjuge quando acontecem problemas. Acima de tudo devemos ser fiéis somente a Deus para que o Senhor restaure nossas famílias (Josué 24.15).
O ninho da águia é um lugar de Fidelidade!

Cuide de seu ninho!

CONCLUSÃO 

Isaías 40.31 “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”.

Peça ao Senhor que renove sua família como a águia e te fortaleça para fazer do seu lar um ‘ninho da águia’, um lugar onde haja união em tudo, cuidado um com o outro e acima de tudo fidelidade até nos momentos mais difíceis.
Que Deus te dê uma visão de águia para enxergar de longe o perigo e manter sempre sua família em vista. Como a águia que sobrevoa acima das tempestades, quando passar por lutas em sua família busque ao Senhor que habita nas alturas e em um coração quebrantado (Isaías 57.15).

Faça de seu lar um ninho da águia!

______________________________
1 http://www.destinomunique.com.br/ninho-de-aguia/ (acesso em 14/05/17).
Fonte de pesquisa sobre a águia: https://meusanimais.com.br/aguia-nao-abandona-ninho-tormenta/ (acesso em 14/05/17).
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp