Quando Deus edifica a casa

-Tema: FAMÍLIA   
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” Salmos 127.1
-Introdução: Se você arrumar algo e logo alguém desarrumar, fica difícil manter tudo no lugar. Assim acontece em nossas casas não só quando estamos limpando e organizando, mas quando edificamos nossa família. A tarefa da edificação do lar é contínua como a limpeza e organização de uma casa que nunca termina, mas sempre precisa ser refeita quantas vezes for preciso. Às vezes nós mesmos fazemos e desfazemos com nossas próprias mãos e palavras.
Como edificadores do lar, não podemos desistir e dizer ‘eu já fiz’ ou ‘já tentei de tudo’, mas precisamos continuar edificando insistentemente até tudo esteja em seu devido lugar. Clame ao Senhor que “confirma as obras das nossas mãos” (Salmos 90.17) para que seu lar seja estabelecido na presença de Deus e nada nem ninguém destrua o que Deus edificou (Marcos 10.9).

Como é o lar edificado por Deus?

Vamos refletir sobre características de um lar que Deus edifica:

1- Há sabedoria:

Provérbios 24.3 “Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma”.
A sabedoria é a primeira característica de um lar edificado por Deus. Quando Deus edifica a casa, tanto homem, mulher e filhos buscam sabedoria para conviver felizes na presença do Senhor (Efésios 5.22-33 e 6.1,2).
Provérbios 14.1 “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba”.
Mateus 7.24-27 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”.
Muitas vezes dizemos que ‘a mulher sábia edifica a casa’, como se esta tarefa fosse somente dela, por isso Jesus disse que o homem sábio também edifica a sua casa e o néscio (sem conhecimento), pode até edificar, mas a casa desmorona na primeira tempestade.
Se o homem edificar algo e a mulher desfazer ou vice-versa, bem como os pais edificarem e os filhos desfazerem, então a casa não permanece de pé porque “se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir” (Marcos 3.25). Precisamos edificar a casa em união. Mas se você estiver edificando sozinho/a, não pare. Continue edificando e peça a Deus que confirme fazendo sua casa ficar de pé e não deixando desmoronar diante das tempestades.
Trabalhe pela edificação de sua casa!       

2- Fechada para o mal:

Êxodo 12.21-23 “Chamou, pois, Moisés todos os anciãos de Israel e lhes disse: Escolhei, e tomai cordeiros segundo as vossas famílias, e imolai a Páscoa. Tomai um molho de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai a verga da porta e suas ombreiras com o sangue que estiver na bacia; nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã. Porque o SENHOR passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o SENHOR aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir”.
Quando o povo de Deus saiu do Egito, Deus mandou que celebrassem a páscoa e que se alimentassem todos juntos em família. Naquele momento todos da deveriam estar dentro de casa adorando ao Senhor. Do lado de fora o sangue do cordeiro marcava as portas dos lares do povo de Deus. As casas com a marca do sangue do cordeiro estavam protegidas contra todo o mal.
A casa edificada por Deus deve ser fechada contra todo o mal. Muitas casas hoje estão bem trancadas e vigiadas, mas o mal entra pela porta da frente ou na vida dos próprios membros da família (Mateus 10.36). Somente através da comunhão com Cristo e o poder de Deus é que podemos proteger nossa família. O sangue do cordeiro representa o perdão dos pecados que purifica a família e a guarda de todo o mal (João 1.29).
Clame ao sangue de Jesus para cobrir o seu lar!

3- Cheia de Luz:

Marcos 4.21 “também lhes disse: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador?”.
A luz é essencial para a vida. Uma casa iluminada e arejada transmite um ambiente de paz e alegria. Já um ambiente onde as sombras da penumbra obscurecem as pessoas, um não enxerga o outro porque as trevas entram dentro do lar. Uma das pragas do Egito foram as trevas nas casas quando “não viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; porém todos os filhos de Israel tinham luz nas suas habitações” (Êxodo 10.23)
 A luz que a família precisa é a presença de Cristo, a “luz do mundo” (João 8.12), a Palavra de Deus que é “lâmpada para os pés” (Salmos 119.105) e do testemunho cristão que ilumina os membros da família, pois “vós sois a luz do mundo” (Mateus 5.14). Clame a Deus que ilumine a sua casa (Efésios 5.8-13).
Quando Jesus disse para não esconder a luz debaixo do alqueire e da cama, podemos entender que são duas coisas que não podem ofuscar a nossa luz. O alqueire era a medida comercial da época com a capacidade de aproximadamente nove litros. Toda família tinha seu alqueire para medir os mantimentos comprados por vendedores. Esconder a luz debaixo do alqueire significa não dar testemunho diante de questões financeiras. Já esconder a luz  debaixo da cama representa a vida moral da família.
Sua casa precisa de luz!

4- Lugar da Palavra de Deus:

Deuteronômio 6.6-9 “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”.
O povo de Deus quando recomeçou sua história na terra prometida, recebeu do Senhor a ordem de ter a Palavra de Deus em suas casas. Somente através da Palavra de Deus a vida da família e dos servos de Deus pode permanecer e vencer tudo (Josué 1.8.9).
A casa edificada por Deus tem lugar para a Palavra acima de tudo. Na família, desde as menores coisas até as maiores devem ser orientadas pela Palavra de Deus que é a verdade (João 17.17) e a nossa única fonte de alimento espiritual (Mateus 4.4) e de fé (Romanos 10.17). Para isso precisamos estudar as Escrituras e aprender o que nos ensina para uma vida feliz na presença do Senhor (João 5.39).
Se você quer que sua casa seja edificada por Deus, precisa levar a Palavra de Deus para seu lar através da pregação do Evangelho e principalmente com seu testemunho de vida (Tiago 1.22).
Leve a Palavra de Deus em sua casa!

5- Lugar de Testemunho:

I Pedro 3.1,2 “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor”.
Um dos maiores desafios cristãos é ser testemunha de Jesus por onde estivermos (Atos 1.8). Jesus disse que “em qualquer casa que entrardes, dizei antes de tudo: paz seja nesta casa” (Lucas 10.5). Mas isso deve começar em nossas próprias casas. O primeiro lugar que devemos servir a Deus é dentro do lar.
O apóstolo Pedro aconselha as mulheres a ganhar o seu esposo sem discussões. Muitas vezes nos desgastamos em debates desnecessários. Precisamos aprender a vencer em silêncio e esperando no Senhor. Se o tempo que gastamos falando com as pessoas para mudarem, fosse investido em oração, falando com Deus, certamente seríamos muito mais abençoados.
A casa edificada por Deus é um lugar de testemunhar a vida cristã. O mal testemunho, principalmente diante da família tem destruído muitos lares cristãos. Procure viver o que você crê e ensina primeiramente dentro de sua casa e espere no Senhor que abençoe edificando o seu lar.
Dê testemunho de vida em sua casa!

6- Lugar de Oração:

I Pedro 3.7 “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações”.
O apóstolo Pedro continua seus conselhos para a família falando agora para os homens. Primeiramente fala como devem tratar suas esposas, com muito amor e então diz que isso é importante “para que não se interrompam as vossas orações”. Isso significa que a falta de amor no lar atrapalha até mesmo nossas orações.
O profeta Daniel viveu uma grande batalha espiritual e foi revelado a ele que demônios estavam tentando interromper suas orações (Daniel 10.11-21). Jó, sem saber do que acontecia no mundo espiritual, foi alvo de grande perseguição do inimigo, que tentava impedir que suas orações fossem respondidas (Jó 1.6-10 e 2.1-6). O mesmo acontecem em nossas famílias e muitas vezes não percebemos a grande batalha espiritual em que estamos envolvidos (Efésios 6.12).
A casa edificada por Deus é um lugar de oração. Busque orar mais por sua família e em conjunto no seu lar. Num momento de falta de falta de sabedoria desperdiçamos muitas bênçãos já derramadas sobre nós e as orações são interrompidas por coisas que poderiam ser relevadas. Mais importante do que qualquer queixa é o poder da oração na vida da família.
Faça e seu lar um lugar de oração!

7- Lugar de Alegria:

Lucas 15.8-10 “Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.
A mulher que encontrou sua dracma perdida, se alegrou ao encontrá-la e compartilhou com outras famílias desta bênção alcançada. Assim acontece na família que é edificada por Deus. Muitos valores estão perdidos dentro de nosso lar, então precisamos primeiramente acender a luz da Palavra de Deus (Salmo 119.105) e limpar nosso lar de tudo o que nos impede de encontrar estes valores.
Em nossa família existem tesouros bem perto de nós que muitas vezes não enxergamos. Valores como o relacionamento em família, passar tempo junto, sorrir e se alegrar em família, devem ser buscados insistentemente até ser resgatados.
A casa edificada por Deus é um lugar feliz. Procure explorar ao máximo o tempo em família com coisas alegres, que transmitam paz e bons sentimentos ao lar. Não adianta ficar só discutindo problemas. Muitas situações se resolvem com o tempo. Então aproveite ao máximo para se alegrar com sua família.
Leve alegria para sua família!

Deus quer edificar sua casa!

-CONCLUSÃO:
Deus quer edificar nossa casa, mas precisa que colaboremos. Se não atrapalharmos, nem desfizermos o que Deus está fazendo já está muito bom. Deixe Deus edificar sua casa com sabedoria, fechando ela contra todo mal, enchendo-a de luz, com a Palavra de Deus, testemunho de vida, muita oração e alegria.

Deixe Deus edificar o seu lar!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo. Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Siga Google+.

4 comentários:

  1. Foi edificante, só espero conseguir fazer meu lar sair das trevas,pois existem ímpios na casa, que não posso fazer nada a respeito,pois são conhecedores da palavra de Deus

    ResponderExcluir
  2. Muito edificante. Deus continúe te abençoando Pr. No poder da palavra. Vou pregar este sermao no proximo culto do circulo de oração da minha igreja Madrid España. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor Pr.Welfany estou feliz com esse estudo pois mim ajudou muito numa pregaçao sobre familia que o Senhor Jesus continue lhe dando dessa porçao dobrada do seu espirito

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.