Revestindo a Armadura de Deus

Tema: BATALHA ESPIRITUAL    

pregação armadura de Deus estudo bíblico efésios 6

Efésios 6.10-18
Introdução: Vivemos em lutas contínuas em nossas vidas. Além das batalhas normais daquilo que vemos e sabemos também existe uma luta espiritual invisível “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6.12). Somente quem é espiritual consegue perceber que está lutando (I Coríntios 2.14,15).


Deus preparou uma proteção para o cristão, que o apóstolo Paulo compara com a armadura de um guerreiro. Estando protegido, o soldado pode lutar sabendo que não será ferido.

Como revestir a armadura de Deus?

Vamos meditar sobre cada parte da armadura como se revestir com a proteção de Deus:

1- CINTO DA VERDADE

v.14ª “Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade...”.

A função do cinto é prender a roupa e apoiar as armas para que estejam firmes na bainha do cinto e sempre prontas para serem alcançadas pelo guerreiro (II Samuel 20.8). Sem o cinto o soldado fica totalmente desajeitado com a armadura solta e as armas todas para segurar com as mãos.
A verdade pertence a Cristo, que é a verdade em pessoa (João 14.6). Quando o soldado de Cristo está com a verdade, estará preparado e protegido. Não passará vergonha nem ficará desajeitado ou confuso.
Em toda luta que tiver em sua vida use esta arma de proteção que é a verdade. Se você estiver com a verdade envolvendo sua vida como um cinto estará protegido por Deus.
Fale sempre a verdade!

2- COURAÇA DA JUSTIÇA

v.14b “...e vestindo-vos da couraça da justiça”.

A couraça serve como um colete de proteção para o peito e o lombo. Esta área vital do corpo precisa ser protegida na batalha porque um ferimento pode ser fatal.
Esta couraça nos ensina que nossas emoções precisam ser protegidas por Deus. A justiça pertence a Deus e ninguém é justo (Salmos 143.2), “mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 3.26). Então não podemos nos basear em nossa justiça, mas pedir perdão dos pecados e ser protegidos pela justiça de Deus.
Em toda luta de sua vida, confie na justiça de Deus que sabe de todas as coisas. Tome cuidado para não tentar se proteger com legalismo ou justiça dos homens (Hebreus 10.30). Clame a misericórdia e perdão do Senhor sobre sua vida e peça ao Senhor que proteja suas emoções.
Confie na justiça de Deus!

3- CALÇADOS DO EVANGELHO

v.15 “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz”.

O calçado do soldado era muito importante porque se estiver descalço pode se ferir facilmente e cair. Nas guerras, muitos inimigos preparavam o campo de batalha jogando coisas e fazendo armadilhas para ferir os pés dos inimigos e derrubá-los.
O evangelho é a mensagem de Deus para nós que fomos chamados a levar as boas novas de Cristo (Romanos 10.15,16). Onde pisarmos com os pés devemos levar a Palavra de Deus, lutando pela paz e não pela guerra.
Em muitas batalhas devemos iniciar levando boas novas ao invés de combater as pessoas. Buscar a paz e não a guerra. Se lutarmos para ferir os outros apenas, também seremos feridos. Por isso é melhor fazer a paz e contar as boas novas antes de lutar.
Leve as boas novas de paz!

4- ESCUDO DA FÉ

v.16 “embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno”.

O escudo é uma arma de defesa que protege todo o corpo. Nas guerras os inimigos jogavam flechas de longe. As flechas tinham bolas de fogo nas pontas para queimar e ferir os seus alvos. Mas o soldado com o escudo o erguia na direção que vinham as flechas e se protegia.
A fé tem o poder de mudar todas as coisas e transportar montes (Marcos 11.22-24). Não podemos fazer nada sem a fé porque “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). Por isso a fé deve ir na nossa frente em tudo o que fizermos.
Em toda luta que for enfrentar coloque a fé adiante e clame pelo Senhor. Mesmo que não consiga ver, Deus vai te defender e apagar todas as armas do inimigo (Hebreus 11.1).
Viva pela fé e Deus te protegerá!

5- CAPACETE DA SALVAÇÃO

v.17 “Tomai também o capacete da salvação...”

O capacete tem o objetivo de proteger a cabeça. Numa queda o soldado pode se ferir fatalmente se estiver sem o capacete. Além disso, um dos primeiros alvos do inimigo é a cabeça do soldado porque sabe ser uma região vital. Mas se estiver com o capacete está protegido.
O Capacete da Salvação nos ensina que nossa mente precisa ser protegida por Deus (Filipenses 4.8). Não aceite que maus pensamentos entrem e fiquem em sua mente (Romanos 12.1,2). A salvação em Cristo é o que devemos pensar e ter como convicção pela promessa do Senhor (João 6.47).
Em todas as lutas de sua vida busque proteger seus pensamentos e confie na salvação de Deus o tempo todo. Um soldado triste é um soldado fraco, mas “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10). Lute pensando que vai vencer e não aceite pensamentos de derrota porque Deus está lutando com você.
Proteja seus pensamentos!

6- ESPADA DO ESPÍRITO

v.17b “... e a espado do espírito que é a palavra de Deus”.

Todas outras partes da armadura são de defesa, mas a espada é a única arma de ataque. O soldado precisa estar com sua espada e saber manejá-la a qualquer momento.
A espada da luta espiritual é a Palavra de Deus (Hebreus 4.12). Esta espada é do Espírito, ou seja, pertence ao Espírito Santo, que nos inspira e usa conforme quiser (João 14.26). Através da Palavra de Deus podemos nos defender das tentações do inimigo (Mateus 4.1-11).
Tome cuidado para não usar palavras da Bíblia para ferir pessoas. Não é isso que significa lutar com a Espada do Espírito. O real significado é obedecer à Palavra de Deus que nos ensina a amar o nosso próximo (Marcos 12.30) e resistir o nosso único inimigo que é o diabo (Tiago 4.7).
Em todas as lutas de sua vida, procure primeiro se alimentar com a Palavra de Deus que será sua fonte de defesa contra as artimanhas do inimigo. Por isso precisamos saber “manejar bem a Palavra da verdade” (II Timóteo 2.15).
Lute baseado na Palavra de Deus!

Vista sua armadura!

CONCLUSÃO

Efésios 6.18 “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”.

A vida de oração é o que lubrifica e conserva esta armadura. Sem oração a armadura fica enferrujada e o soldado não consegue lutar. Por isso é preciso estar sempre orando e buscando ao Senhor que nos fortalece para lutar.
Se você é um guerreiro saiba que a luta é contínua, então precisa se preocupar mais em cuidar de si até que as batalhas sejam vencidas. Se você estiver bem poderá lutar e vencer, mas se não cuidar de sua vida espiritual pode ser um alvo fácil do inimigo.

Seja um soldado e lute!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp