Casa de Noé, uma barca de Salvação

Tema: FAMÍLIA  

Noé e sua família dentro da arca

Gênesis 6.5-22

Introdução: Apenas oito pessoas sobreviveram ao dilúvio (I Pedro 3.20). Eram os membros da família de Noé, com sua esposa e seus três filhos com suas esposas (Gênesis 7.13). Esta família recompôs as futuras famílias salvando assim a humanidade de uma terrível destruição. Mas para isso precisaram trabalhar muito construindo um grande barco onde seriam salvos (Gênesis 6.14-18).
O maior sonho de todo cristão é dizer como Josué: “eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15) ou como Paulo ensinou ao carcereiro “crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa” (Atos 16.30), mas para isso precisamos nos dedicar pela salvação da família.

Sobre a vida de Noé, leia o estudo ANDANDO COM DEUS.


Como salvar minha família?

Vamos refletir no exemplo da família de Noé e aprender soabre a salvação da família:

1- União no Trabalho: v.13-16

A família de Noé trabalhou junta antes do dilúvio, para construir a Arca e também depois, já dentro da arca para a manutenção da mesma. A unidade de todos era essencial para sua sobrevivência. Se um erro acontecesse, um buraco fosse deixado... poderia ser fatal. Por isso confiaram um no outro e juntos fizeram o trabalho duro de construir um barco nunca antes visto esperando uma chuva que ainda não tinha vindo (Gênesis 2.5,6).
Como a família de Noé também precisamos nos unir para edificar o lar (Salmos 127.1) de forma que seja um barco de salvação diante dos temporais deste mundo (Mateus 7.24-27). Mas “se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsistir” (Marcos 3.25). Por isso é preciso estar em união para juntos salvar a família.
Muitas famílias só se reúnem em momentos de festa ou pior, em velórios, quando não tem alternativa e todos precisam se encontrar. Isso é muito triste. Precisamos promover momentos de unidade na família, não esperar apenas momentos obrigatórios.
Procure unir a sua família!

2- Paciência nas Dificuldades: v.17,18

A arca demorou muitos anos para ser construída, embora não sabemos precisamente quanto tempo, mas provavelmente foram décadas. Deus avisou Noé que destruiria o mundo e quando estava com quinhentos anos teve seus três filhos (Gênesis 5.32), que já eram casados quando começaram a construir a arca (Gênesis 6.18). Noé estava com seiscentos anos quando entrou na arca e aconteceu o dilúvio (Gênesis 7.6). Então se passou um período de mais de cem anos entre o chamado e a entrada na arca.
Noé entrou com sua família e os animais na arca e esperou sete dias, provavelmente para sua adaptação dentro do barco até Deus fechar a porta e começar a chover (Gênesis 7.1 e 10). Choveu torrencialmente por quarenta dias (Gênesis 7.12 e 17) e as águas encobriram completamente a terra por cento e cinquenta dias (Gênesis 7.18 e 24). Depois de cento e cinquenta dias de cheia, a água começou a baixar (Gênesis 8.3).
Depois que constatou que o barco estava em terra firme (Gênesis 8.4,5) e que a terra estava seca. Noé esperou quarenta dias para abrir a janela da arca e soltou um corvo que não voltou e depois soltou uma pomba que voltou (Gênesis 8.6-9), esperou mais sete dias e soltou de novo a pomba (Gênesis 8.10,11), esperou mais sete dias para soltar novamente a pomba e ela não voltou (Gênesis 8.12). 

Leia o estudo sobre O CORVO E A POMBA.

Noé e sua família ainda tiveram que esperar até receber a ordem de Deus para sair (Gênesis 8.13-18). Ao todo Noé e sua família ficaram um ano e dez dias dentro da arca (Gênesis 7.10-11 e 8.14-16).
Às vezes queremos que tudo aconteça de uma vez em nossa família e não estamos dispostos a esperar o tempo de Deus (Eclesiastes 3.1). Passamos anos arrumando problemas e queremos que sejam resolvidos num momento apenas. A pessoa impaciente não sabe esperar os outros, mas quer que todos o esperem. Por isso precisamos aprender a esperar no Senhor (Salmos 40.1) e buscar o fruto do Espírito para esperar com mansidão e paciência (Gálatas 5.21-23).
Tenha paciência com sua família!

3- Criatividade para superar a Rotina: v.19-21

Uma curiosidade sobre a família de Noé foi que tudo era muito novo para eles e mesmo assim não estranharam, nem se deixaram abalar. Tiveram que aprender muitas coisas que nunca tinham feito antes. O tempo todo confiaram em Deus e obedeceram às suas ordens. A rotina da família de Noé foi mudada priorizando a construção da arca.
Quando estavam dentro da arca, a rotina era outra. O balanço do barco carregado pelas águas, provavelmente causou mal-estar em todos, até em animais até se acostumarem. Tinham que alimentar animais e fazer comida para si (Gênesis 6.21). Criaram formas de acender fogo, sem deixar incendiar o barco que era de madeira rejuntado com betume que é inflamável (Gênesis 6.14). Também tiveram que se acostumar com o cheiro dos animais dentro do barco e não descuidar da higiene.
A disposição e criatividade de Noé e seus familiares foi essencial para a sua salvação. Se não fossem flexíveis para reaprender coisas novas, não conseguiriam se acostumar com o novo estilo de vida. Cada um sabia o seu papel naquele barco e juntos procuravam sempre fazer o melhor para todos.
Muitos casais não conseguem se adaptar com a nova rotina de vida no casamento ou quando têm filhos e por isso a família se afoga nos dilúvios da vida. O homem, quando se torna marido e a mulher quando se torna esposa, bem como os dois quando se tornam pais, precisam entender que tudo será diferente do costume de quando eram solteiros ou sozinhos. Por isso cada um precisa reconhecer e exercer o seu papel para cuidar da família (Efésios 5.22-30). Acima de tudo é preciso criatividade para saber o que fazer diante de situações inusitadas.
Seja criativo e supere a rotina em família!

Salve a sua família!

CONCLUSÃO

Gênesis 8.18-20 “Saiu, pois, Noé, com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. E também saíram da arca todos os animais, todos os répteis, todas as aves e tudo o que se move sobre a terra, segundo as suas famílias. Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar”.

A primeira atitude de Noé ao sair da arca não foi fazer uma cabana ou casa para sua família e sim um altar para Deus (Gênesis 8.20). Com isso estava consolidando sua Aliança com Deus que havia lhe prometido: “contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos (Gênesis 6.18). Leia o estudo ALIANÇA DE DEUS COM NOÉ.
Se você quer salvar sua família, precisa fazer de sua casa, um altar para Deus em sua família. Sem o altar de Deus, não há aliança e o mundo perdido continuaria sendo o mesmo que antes. O que mudou neste novo mundo foi o brilho da Aliança com Deus, que renovou a família na humanidade reconstruída.

Deus quer salvar sua família!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp