A vida após a morte

Tema: ESTUDO BÍBLICO  

estudo bíblico vida após a morte

Lucas 16.19-31

Introdução: A história contada por Jesus a respeito de duas pessoas que morreram, serve de ilustração para ensinar a realidade da vida após a morte. Esta narração certamente não é uma parábola, pois se o fosse o texto deixaria claro. Jesus em sua onisciência e sabedoria relatou o que sabe e vê a respeito da eternidade. O único que venceu a morte tem o poder de falar a respeito da vida após a morte (II Timóteo 1.10).


Na doutrina a respeito da vida após a morte está um dos principais fundamentos das religiões. De acordo com a resposta, se aponta a direção da fé proposta. O espiritismo, por exemplo dá uma explicação clara segundo a sua forma de crer na reencarnação, como uma segunda vida após a morte. O catolicismo ensina que após a morte a pessoa vai para o purgatório, onde pagará por seus erros podendo ser intermediada por orações de pessoas ainda vivas e quando saírem do purgatório poderão interceder pelos outros. Mas o que a Bíblia diz sobre a vida após a morte? Por isso é importante estudar e entender claramente este assunto.

estudo bíblico vida após a morte

O que acontece após a morte?

Vamos tirar algumas dúvidas a respeito da vida após a morte:

 1- O que acontece após a morte?

Vamos refletir sobre o que acontece após a morte:

a) O corpo volta para a terra e o espírito volta para Deus:

Eclesiastes 12.7 “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu’.

Quando a pessoa morre o seu corpo que veio da terra e volta ao pó se decompondo (Gênesis 3.19) e o seu espírito retorna para Deus.
estudo bíblico vida após a morte juízo final

estudo bíblico vida após a morte

b) A alma da pessoa aguarda o Juízo Final:

Hebreus 9.27 “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”.
Após a morte a pessoa aguarda o Juízo Final (Hebreus 9.27) quando serão julgados (Apocalipse 20.12,13). A salvação pode acontecer enquanto há vida (Eclesiastes 9.4 e Isaías 55.6).

c) Na volta de Jesus acontecerá a ressurreição dos mortos:

João 5.28,29 “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão. os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo”.
Todos os mortos ressuscitarão (João 5.25 e Daniel 12.2). Primeiro os mortos em Cristo serão ressuscitados e os salvos ainda vivos serão arrebatados (I Tessalonicenses 4.16-18 e I Coríntios 15.52). Depois os mortos sem Cristo serão ressuscitados para o juízo final (Apocalipse 20.5,6; João 5.29).

2- Como a pessoa fica esperando?

I Tessalonicenses 4.13,14 “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem”.

Alguns textos comparam este tempo como um sono (I Coríntios 15.20), especialmente para quem está em Deus (João 11.11-13 e Lucas 8.58) e descansa no Senhor (Hebreus 4.1-4).
pregação vida após a morte
Não existe estado intermediário, como por exemplo, purgatório, limbo ou reencarnação (Lucas 16.22-26). Após a morte, o destino da pessoa já está decidido conforme a sua vida e suas obras (Lucas 16.22-26; Apocalipse 14.13, 18.6, 20.12,13, 22.12 e Mateus 16.27). Não há nova chance após a morte (Eclesiastes 9.4). Apenas aguarda o momento do juízo final (Mateus 25.31-46).

3- Há uma diferença entre quem é salvo ou não?

João 5.24 “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.

pregação vida após a morte

Quem é salvo descansa e quem não é salvo está em tormento (João 5.24, 28, 29). O salvo já está na presença de Deus no Paraíso (Lucas 23.43; II Coríntios 5.8, Filipenses 1.23). Quem não creu será condenado (Marcos 16.16 e João 3.18).

pregação juízo final

Existe uma separação entre os mortos salvos ou não salvos (Lucas 16.26). Aqueles que serão salvos já estão com Deus (João 11.25) e esperam a ressurreição para a vida eterna. Mas quem não será salvo já está em tormento sabendo que será condenado (Lucas 16.23). Aguardam o julgamento (Apocalipse 20.12,13). Sabem que serão condenados (João 5.24).

4- Onde ficam os mortos?

Salmos 16.10 “Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção”.

Para compreender melhor este assunto precisamos aprender algumas palavras originais da Bíblia usadas para lugares após a morte:
- Sheol ou Seol no Antigo Testamento, traduzida por inferno (Deuteronômio 32.22), sepultura (Eclesiastes 9.10), sepulcro (Ezequiel 32.27), enterrado (Salmos 49.14), terra (Salmos 55.15) e mundo invisível (Salmo 89.48). A palavra Sheol é usada no Antigo Testamento para designar de forma geral o estado de morte1.
- Hades é a palavra grega no Novo Testamento, que é traduzida por inferno (Mateus 11.23, 16.18) mas na verdade, Hades é a palavra grega correspondente a Seol do hebraico e as duas tem o mesmo significado, referindo-se ao estado da morte2.
-Seio de Abraão é a forma que entendiam sobre onde os justos ficariam na presença de Deus (Lucas 16.22). A expressão ‘seio de Abraão’ foi firmada na cultura judaica, registrada no Talmude (livro de regras dos judeus) como sinônimo de céu ou Paraíso.
- Geenna é a palavra grega do Novo Testamento que realmente significa inferno, traduzida também como ‘lago de fogo’. Jesus usou esta palavra para definir o lado ruim do estado após morte, mostrando que existe o inferno mesmo (Mateus 5.22, 5.29, 10.28, 18.9, 23.15, 23.33). Esta palavra era usada para se referir a um lixão fora de Jerusalém chamado de Vale do Hinom, onde Manassés, oferecia seus filhos como ofertas queimadas nesta adoração idólatra (Jeremias 7.31) e ali sempre queimavam lixo, por isso dizia-se que era o lugar onde o fogo não apaga (Mateus 25.41)3.
lago de fogo
- Lago de fogo é o inferno finalmente destinado a Satanás e seus demônios após o Juízo Final (Apocalipse 19.20 e 20.3, 10 e 15), também chamado de “segunda morte” (Apocalipse 2.11; 20.6, 14) para os que não serão salvos (Apocalipse 21.8).
- Tártaro também traduzida por inferno, citada apenas uma vez no texto grego do Novo Testamento (II Pedro 2.4). Representa as profundezas do inferno, ou abismo profundo (Apocalipse 9.4)4.

estudo bíblico vida após a morte
No Antigo Testamento não havia uma ideia muito clara a respeito de onde estão os mortos, referindo-se apenas ao lugar da sepultura ou estado de morte (Sheol), embora se tivesse uma compreensão de que a pessoa poderia estar ou não com Deus. 
A partir do Novo Testamento houve uma compreensão mais clara  a respeito do estado de morte (Hades) e que após a morte a pessoa pode estar salva no ‘seio de Abraão’ ou no inferno (Geenna). Jesus ensinou sobre a vida eterna e avisou sobre a condenação para quem  não se arrepender.

5- Pode haver comunicação entre vivos e mortos?

Eclesiastes 9.5 “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento”.

Não é possível aos mortos se comunicarem com vivos e nem vivos com mortos (Eclesiastes 9.5-10). A Bíblia condena a prática da necromancia ou possível consulta aos mortos (Levíticos 19.31; Isaías 8.19). Quando se manifestam estes espíritos são demônios (II Coríntios 11.14). Saul foi reprovado por ter procurado uma feiticeira para invocar Samuel já morto (I Samuel 28) e por isso Saul foi condenado (I Crônicas 10.13,14). Jesus é o único mediador entre o ser humano e Deus (I Timóteo 2.5).

Creia na Vida Eterna!

CONCLUSÃO
I Coríntios 15.54,55 “E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”.

Jesus venceu a morte! Esta é a nossa mensagem. Acima de tudo é preciso buscar a vida eterna em Cristo (João 6.40 e 47). Receba a Jesus como Senhor e Salvador e creia que te salvará (Romanos 10.9,10). Quem crer será salvo (Marcos 16.16), então creia e seja salvo. Isso é o mais importante (Eclesiastes 12.13), pois não adianta saber tudo e não ser salvo.
O propósito deste estudo é tirar dúvidas e ensinar a Palavra de Deus. Nossa pregação é a vida e não a morte (João 10.10). Tome cuidado para não se deixar enganar por heresias e ensinamentos bonitos, mas que não estão de acordo com a Palavra de Deus. O importante não é discutir o que acontecerá depois da morte, mas se preparar para ela.

Quem está em Cristo tem a vida eterna!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.
1 STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.  Página 1934, verbete 7585.
2 STRONG, Página 2036, verbete 86.
3 STRONG, Página 2120, verbete 1067.
4 STRONG, Página 2420, verbete 5020.
  
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp