A revolução de Jesus Cristo

Tema: CONVERSÃO   

Jesus liberta um homem gadareno

Marcos 5.1-20
Introdução: As grandes revoluções da história trouxeram mudanças e causaram problemas também. Muitas vezes esperamos que alguém consiga realizar mudanças na sociedade e quando mais confiamos somos decepcionados, percebendo os erros ou incapacidade da pessoa. Na verdade, ninguém pode fazer uma revolução totalmente positiva e nenhum ser humano é perfeito. Por isso somente Deus pode fazer a revolução que precisamos em nossas vidas.
A cidade de Gesara ou Gadara, era um lugar próspero e famoso, mas ali havia um problema sério, pois, um único homem conseguia perturbar todos os moradores da região. As pessoas tinham medo e ninguém podia impedir as atitudes negativas daquele homem (v.3,4). Até que um dia Jesus pisou naquela terra (v.1) e tudo foi transformado.

Você precisa de uma revolução em sua vida?

Vamos refletir sobre a revolução que Jesus realiza:

1- Revolução  Social: v.1-5

A cidade de Gadara vivia amedrontada por um problema que não conseguia resolver até que Jesus com uma palavra libertou aquele homem possesso.

Esta revolução social alcançou a cidade socialmente atingindo:

a) As autoridades: muitas tentativas foram feitas para resolver um problema social que era a violência daquele homem e ninguém conseguia (v.4) até que uma autoridade maior chega e tudo fica bem (Mateus 28.18).
b) A cultura: as pessoas tinham aquela situação como um mistério e ninguém entendia o que acontecia com aquele homem até Jesus libertá-lo de todo mal e trazer o Evangelho que é a verdade.

Quando Jesus atua através de nós a própria sociedade se transforma. Existem questões sociais que só com muita oração e clamando ao Rei dos reis que pode resolver. Jesus é a autoridade maior e toda cultura e conhecimento vem do Senhor.
Jesus quer fazer uma revolução onde você vive!

2- Revolução Espiritual: v.6-14

O ambiente de Gadara, por mais próspero e belo era um lugar com um peso espiritual devido à perturbação que viviam através daquela vida oprimida pelo inimigo.

Jesus realizou uma revolução espiritual:

a) Libertando do mal: o homem possesso ficou livre dos demônios que o oprimiam (v.15). Esta foi uma batalha espiritual onde vidas foram livres do mal (Efésios 6.12).
b) Livrando do pecado: para o povo judeu na antiga Aliança, era considerado pecado comer carne de porco (Deuteronômio 8.14), por isso Jesus permitiu que os demônios entrassem nos porcos e estes morressem (v.12,13).

Jesus mostrou o seu poder espiritual sobre todas as coisas (Efésios 1.21) repreendendo o inimigo e libertando aquela vida que sofria a tanto tempo sem Deus. Existem coisas que só podem ser resolvidas espiritualmente e Jesus é especialista no impossível. Jesus quer lançar fora todas as ‘porcarias’ de nossas vidas, lançando os nossos pecados nas profundezas do mar (Miqueias 5.19).
Jesus quer fazer uma revolução espiritual em sua vida!

3- Revolução na Família: v.15-20

As pessoas ficaram impressionadas com tudo o que aconteceu com os porcos (v.14), mas quando viram o homem liberto e transformado, ficaram mais admirados ainda (v.15).

Jesus faz uma revolução na família:

a) Transformação de Vidas: aquele homem que estava transfigurado, como se fosse um animal (v.3-5), agora está livre e como uma pessoa normal (v.15).
b) Mudança na Família: o homem já liberto pediu a Jesus para segui-lo, mas Jesus mandou que voltasse para sua casa (v.19). Com isso os seus familiares conheceram a Palavra de Deus e a paz voltou àquela casa.

Somente Jesus consegue fazer a revolução que a família precisa. O homem não consegue mudar a mulher, nem a mulher muda o homem. Os pais não mudam os filhos e nem os filhos mudam os pais. Mas quando Jesus entra na vida da pessoa, sua família é alcançada e transformada com o poder de Deus.

Jesus quer fazer uma revolução em sua vida!

CONCLUSÃO

v.17 e 20 “E entraram a rogar-lhe que se retirasse da terra deles... Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam”.

Os porqueiros ficaram tão impressionados com o que Jesus fez que pediram a Jesus para ir embora de sua terra (v.17). Jesus respeitou o pedido deles e foi embora (v.18), mas deixou um homem que alcançaria não somente aquela cidade, mas toda a região atingindo dez cidades da redondeza (v.18).
Se Jesus tivesse ficado ali muita coisa mais seria feita e a revolução seria maior ainda. Se não deixarmos Jesus transformar a nossa vida nada acontece, mas se formos um instrumento nas mãos do Senhor como aquele homem, Deus nos usa para transformar tudo ao nosso redor.
Se você precisa de uma mudança radical em sua vida clame a Jesus que transforma todas as coisas em seu viver. Deixe Jesus entrar em sua vida e sua casa para mudar tudo segundo a sua vontade (Romanos 12.1,2).
Deixe Jesus revolucionar sua vida!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp