Pais segundo da Palavra de Deus

Tema: DIA DOS PAIS  

pai lendo a bíblia com filho

Hebreus 11.17-22

Introdução: A família dos patriarcas é a mais famosa da Bíblia com uma série de pais que são exemplo para nossas vidas. Mesmo que a Palavra não esconde os seus erros, ainda assim, pela misericórdia Divina, estes homens são referenciais na galeria dos heróis da fé.
A paternidade sem dúvida marca a vida das pessoas. Por isso Jesus quis apresentar a Deus como um Pai bondoso (Mateus 6.26). Isso nos ensina a ser pais melhores fazendo o que Deus nos ensina (Mateus 7.11).

Como ser um pai segundo a Palavra?

Vamos refletir sobre os pais da família patriarcal tirando bons exemplos de sua vida paterna:

1- ABRAÃO – um pai cheio de fé

v.17-19 “Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou”.

Abraão tinha o sonho de ser pai e quando teve seu filho prometido Isaque se alegrou imensamente no Senhor. Deus provou a fé de Abraão, pedindo que entregasse seu amado Isaque e ele obedeceu (Gênesis 22.1-13). A partir deste momento Abraão passou a ser conhecido como ‘pai da fé’ (Romanos 4.12).
Como pais precisamos ensinar a fé para nossos filhos (Provérbios 22.6). Isaque sabia dos erros de seu pai, mas sua fé foi o melhor exemplo que tinha. Abraão também deixou uma grande herança para Isaque, mas seu legado de fé foi a sua maior riqueza.
Seja um pai cheio de fé!

2- ISAQUE – um pai que abençoa

v.20 “Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir”.

A vida de Isaque não traz tantos detalhes como Abraão e Jacó, mas demonstra ser um homem pacífico e temente a Deus. Quando já idoso Isaque abençoou seus filhos. Embora Jacó tenha tramado contra seu irmão, a intenção de Isaque era abençoar desejando o melhor para seus filhos (Gênesis 27.1-40). Segundo a tradição da época, o filho mais velho tinha uma bênção especial do pai, que também não poderia voltar atrás em uma palavra já declarada, por isso Isaque ficou impressionado, pois desejo era somente abençoar.
Como pais precisamos aprender o poder da bênção paternal sobre os filhos. Antigamente o pedir e dar bênção era algo reverenciado e ensinado entre as famílias. Por isso os pais devem ministrar bênçãos sobre os filhos.
Seja um pai que abençoa!

3- JACÓ – um pai que profetiza

v.21 “Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou”.

A vida de Jacó foi cheia de controvérsias, mas era um homem que desejava servir a Deus. Quando já idoso foi levado por José para o Egito e lá morreu, tendo abençoado cada um dos seus filhos declarando uma palavra profética a seu respeito (Gênesis 49.1). Cada filho de Jacó recebeu uma palavra específica como profecia para suas vidas (Gênesis 49.2-28). Também profetizou sobre os filhos de José, cuja descendência se tornaram tribos de Israel (Gênesis 48.3-22).
A palavra de um pai tem poder espiritual como autoridade sobre os filhos. Por isso devemos profetizar coisas boas sobre nossos filhos. Infelizmente muitos pais falam coisas ruins sobre seus filhos, perdendo a oportunidade de ministrar espiritualmente (Isaías 57.19).
Seja um pai que profetiza!

4- JOSÉ – um pai visionário

v.22 “Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos”.

José era um homem visionário, tinha visão administrativa e também visão espiritual (Gênesis 41.35-40). Quando estava idoso teve a visão de que seu povo seria uma grande nação e declarou isso profeticamente (Gênesis 50.25). José aprendeu o exemplo com seus pais Abraão como homem de fé, Isaque abençoando e Jacó profetizando. Contudo José foi além dando ao seu povo uma visão de que não seriam escravos para sempre e que um dia estariam totalmente livre em sua terra prometida por Deus (Gênesis 50.24).
O pai tem uma visão de vida mais ampla que seu filho, fruto de sua experiência maior que o filho, por ser mais jovem. Além disso os pais devem buscar uma visão espiritual para sinalizar aos seus filhos um horizonte de fé. Se pai tem visão, o filho pode ver oportunidades diferenciadas além de sua visão natural.
Seja um pai visionário!

O melhor modelo de pai é segundo a Palavra!

CONCLUSÃO

A Palavra de Deus nos mostra exemplos de pais, tanto fatos negativos como positivos. Precisamos deste referencial para uma paternidade de acordo com os ensinamentos de Deus. Com isso aprendemos a ser pais cheios de fé como Abraão, pais que abençoam como Isaque, pais que profetizam como Jacó e pais visionários como José.

Seja um pai segundo a Palavra!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp