O Desafio do Altar

Tema: SANTIFICAÇÃO  

homem orando

I Reis 18.30-39
Introdução: Enfrentamos muitos desafios em nossas vidas. Diante de um desafio podemos escolher enfrentar ou recuar. O profeta Elias foi afrontado pelos profetas de Baal e os desafiou diante do altar para revelar o poder de Deus (I Reis 18,20-29). Se você tem desafios em sua vida, antes de tudo precisa se colocar no altar de Deus que te capacita a vencer. Se você estiver no altar ninguém pode te tocar (I Reis 1.50,51), porque estará nas mãos de Deus (Isaías 43.13).


Sua vida está no altar de Deus?

Vamos aprender com o profeta Elias como é o Desafio do Altar:

1- O Altar precisa ser restaurado

v.30 “Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas”.

A primeira coisa, que somos desafiados a fazer é restaurar o altar de nossas vidas. Despois que os profetas de Baal tentaram clamar ao seu deus em vão, agora o profeta Elias iria oferecer o sacrifício ao Senhor (I Reis 18.26-29). Mas antes precisaria restaurar este altar para que o poder de Deus se manifestasse.
Se você precisa do poder de Deus para vencer as lutas e desafios do dia a dia, precisa primeiro se consagrar ao Senhor, porque somente assim Deus opera: “santificai-vos hoje, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Josué 3.5). Deus não derrama fogo em altar quebrado e sujo, por isso precisa ser restaurado.
Restaure o seu Altar!

2- O Altar é a nossa vida

v.31 “Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome”.

O segundo desafio é reconhecer-se como um altar de Deus. O profeta Elias contou doze pedras representando as famílias do povo de Deus para então formar o altar corretamente. Ao olhar para aquele altar restaurado as pessoas do povo de Deus viam a sua história e herança espiritual, sentindo-se parte entre aquelas pedras.
Ao falar de altar, precisamos pensar não em um palco ou mesa e sim em nossas vidas como “templo do Espírito” (I Coríntios 3.16). Cada um de nós é “como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (I Pedro 2.5), mas Jesus é “a principal pedra, angular” (I Pedro 2.7). Somente firmados em Cristo este altar é ajustado para ser o lugar da presença de Deus.
Faça de sua vida um altar para Deus!

3- O Altar é um lugar de sacrifício

v.32-35 “Com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois, fez um rego em redor do altar tão grande como para semear duas medidas de sementes. Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, pô-lo sobre a lenha e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: Fazei-o segunda vez; e o fizeram. Disse mais: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez. De maneira que a água corria ao redor do altar; ele encheu também de água o rego”.

O terceiro desafio é oferecer um sacrifício sobre o altar. Isso não é nada fácil. Então o profeta Elias organizou o altar restaurado e ofereceu o seu melhor, colocando sobre ele o novilho e a lenha. O novilho representa a Cristo que se ofereceu em sacrifício por nossos pecados (João 1.29) e a lenha é o combustível para queimar a oferta. Mas o profeta ainda jogou água sobre o holocausto três vezes e para dificultar ainda mais fez um rego em redor para encher de água, garantindo que o milagre seria sobrenatural. Gastou a pouca água que tinham, visto que havia três anos sem chuva (I Reis 18.1). Elias não acendeu o fogo, mas esperou que Deus mandasse fogo do céu. E na hora certa, do sacrifício da tarde (Levítico 2.4,6) Elias ofereceu o sacrifício de forma obediente à vontade de Deus (v.36).
O altar de nossas vidas é onde sacrificamos nossos desejos e nos consagramos a Deus (Marcos 8.35), deixando as vontades da carne para servir ao Senhor e “apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12.1,2). Muitas vezes queremos que Deus opere em nossas vidas, mas não estamos dispostos a deixar nossos erros e pecados, que impedem o fluir da presença de Deus em nós realizando milagres (Isaías 59.2). Por isso somos desafiados a sacrificar nossos prazeres em favor de uma vida consagrada ao Senhor (Gálatas 2.20).
Sacrifique seus desejos carnais no altar de Deus!

Aceite o desafio do altar!

CONCLUSÃO: v.37-39

Deus quer ouvir sua oração e derramar poder em sua vida, mas primeiramente precisa restaurar o altar, de forma que você compreenda que seu viver é um altar para Deus e então sacrificar tudo o que não vem do Senhor em sua vida, entregando também o seu melhor para Deus.
Se você tem desafios em sua vida, busque antes de tudo se colocar no altar de Deus, onde você é protegido e preparado para receber milagres do Senhor. Diga como o salmista diante das suas dificuldades: "Então irei ao altar de Deus" (Salmos 43.4), pare tudo para buscar a Deus. Faça propósitos de jejum e oração em favor de sua vida, buscando a santificação a cada dia para viver no altar de Deus.

O Altar é um desafio na vida cristã!

______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp