Reformando a Casa de Deus

Tema: IGREJA  

igreja antiga tijolos

II Reis 22.1,2

Introdução: Quinhentos anos após o marco da Reforma Protestante, em 31 de outubro de 1517 e parece que a obra ainda continua. Quem já fez uma reforma dentro de casa, sabe como é difícil passar por isso, mas é muito bom depois que fica pronto. A reforma na Igreja Cristã precisa ser continuada a cada dia em busca de ser verdadeiramente o Corpo de Cristo (I Coríntios 12.27). Martinho Lutero estabeleceu cinco pontos inegociáveis para uma igreja verdadeira, conhecidos como “cinco solas” ou cinco sós, que são coisas indispensáveis.
A história do rei Josias em Judá, num tempo de decadência espiritual em Israel, quando vários reis pecaram junto com o povo abandonando ao Senhor. Josias realizou uma grande reforma religiosa restaurando o templo e retornando aos princípios da Palavra de Deus.

Como Reformar a Igreja novamente?

Vamos aprender coma reforma religiosa do rei Josias e os cinco pontos estabelecidos por Martinho Lutero para a reforma da Igreja:

1- Somente a BÍBLIA: II Reis 22.8-11

A primeira coisa que o rei Josias fez foi mandar restaurar a casa do Senhor (II Reis 22.3-6). No meio desta reforma acharam o livro da lei, que por um tempo estava perdido e o povo sem o conhecimento da Palavra de Deus. O rei Josias ouviu a leitura do livro da lei e ficou impressionado (v.11) porque estavam em desobediência a Deus (v.13). Ele se voltou para a Palavra de Deus e “antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao SENHOR de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro igual” (II Reis 23.25). Sem as Escrituras esta reforma não seria possível.
Martinho Lutero entendeu que a Bíblia é a “única regra de fé e prática” para a igreja e que nada que não esteja nas Escrituras pode ser aceito como revelação de Deus (II Timóteo 3.16).
Se quisermos reformar a Igreja precisamos nos voltar mais para a Bíblia com seriedade para estudar e conhecer a Palavra de Deus (João 5.39), que é a única fonte de fé (Romanos 10.17) e alimento da igreja (Mateus 4.4).
Para reformar a Igreja é preciso estudar a Bíblia!

2- Somente CRISTO: II Reis 22.13-17

O rei Josias mandou procurarem uma mulher de Deus que era profetiza, chamada Hulda para orar pelo povo e saber mais sobre o livro que encontraram (v.13,14). Ela foi usada por Deus para exortar o povo a voltar aos caminhos do Senhor e abandonar outros deuses (v.15-17). Eles deveriam deixar toda idolatria e servir somente a Deus. Por isso o rei Josias purificou o templo do Senhor e aboliu todas as imagens de escultura (II Reis 23.4-14).
Martinho Lutero ficou impressionado com a idolatria e as inúmeras  relíquias veneradas em seu tempo, por isso declarou que somente Jesus Cristo é o Senhor da Igreja (Filipenses 2.9-11). Também a estrutura eclesiástica precisava ser colocada debaixo do senhorio de Cristo como Cabeça da Igreja (Efésios 1.22; 4.15; 5.23; Colossenses 1.18; 2.10,19).
Se quisermos realmente reformar a Igreja, precisamos reconhecer Jesus como Senhor da Igreja e de nossas vidas (II Coríntios 10.4,5). A Igreja deve voltar a ser como a Igreja Primitiva e deixar os modelos políticos hierárquicos para ter Jesus como Senhor da Igreja. Enquanto a Igreja tiver outros ‘senhores’, pessoas que se consideram donas da igreja e os espetáculos nos palcos (altares), Jesus não pode ser considerado o único Senhor, porque não divide a sua glória com ninguém (Isaías 48.11).
Para reformar a Igreja é preciso reconhecer a Cristo como Senhor!

3- Somente a GRAÇA: II Reis 23.1-3

O rei Josias renovou a Aliança com Deus declarando que serviria somente ao Senhor. Josias era um homem cheio de graça, pois confiava nas pessoas (II Reis 22.7). Ele restaurou a casa de Deus, o culto foi restabelecido e a páscoa celebrada novamente depois de muito tempo sem ser realizada (II Reis 23.21-23). Josias conheceu o amor de Deus que hoje sabemos ser revelado em sua Graça.
Martinho Lutero entendeu que a Igreja estava se desviando do caminho verdadeiro ao cobrar as indulgências, vender o perdão dos pecados e explorar o povo. Passou pregar que somente pela graça podemos ser salvos (Efésios 2.8,9).
Se quisermos uma reforma verdadeira na Igreja atual, precisamos voltar á gratuidade do evangelho. Muitas igrejas chamadas evangélicas estão fazendo pior que o catolicismo medieval ao vender bênçãos negociando coisas espirituais. Quem estiver fazendo como Ananias e Safira, deve saber que não podemos tentar mentir contra o Espírito de Deus (Atos 5.1-11). O mágico Simão que pensou poder comprar o poder de Deus foi repreendido por isso (Atos 8.9-23). A Igreja precisa aprender a perdoar baseada na Graça de Deus (I Pedro 4.8-10) e não negociar o evangelho, como Jesus ensinou “de graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10.8).
Para reformar a Igreja é preciso ser baseada na Graça!

4- Somente a FÉ: II Reis 22.19,20

O rei Josias tinha tudo para acreditar nos deuses conhecidos na época, mas acreditou somente em Deus. Aceitou a Palavra de Deus para o seu povo e ensinou a verdade das Escrituras. Passou a viver pela fé na Palavra de Deus (II Reis 23.24).
Martinho Lutero descobriu que a salvação vem somente pela fé (Romanos 1.16,17) e não pelas obras (Efésios 2.9). Por isso não era preciso pagar promessas ou comprar indulgências para pessoas que haviam morrido, nem mesmo venerar relíquias ou rezar para imagens de escultura, o que é idolatria.
Se quisermos reformar a Igreja de hoje, precisamos voltar a viver pela fé e não pelas obras humanas. Muitas igrejas chamadas evangélicas estão distribuindo amuletos considerados sagrados para abençoar as pessoas. Estas manifestações religiosas não são baseadas na verdadeira fé que é invisível (II Coríntios 5.7 e Hebreus 11.1). Só existe uma forma de adquirir fé, que é ouvindo a Palavra de Deus (Romanos 10.17).
Para reformar a Igreja é preciso ser baseada na FÉ!

5- Somente a Deus toda Glória: II Reis 22.24

Josias se cansou de ver tanta idolatria e por isso purificou o templo tirando todos os ídolos e abolindo todos os idólatras (II Reis 22.4-14), além disso, profanou o altar de Betel, que estava sendo usado para culto a ídolos (II Reis 22.15-20), cumprindo assim uma profecia a respeito de sua vida (I Reis 13.2).
Matinho Lutero, depois de uma viagem a Roma ficou apavorado com tanta idolatria na igreja e por isso, no dia 31 de outubro, véspera do dia de todos os santos (1 de novembro), pregou na porta da catedral em Wittemberg uma lista com 95 teses de erros que encontrou na igreja. Conclamou o povo a não cultuar os santos nem praticar mais a idolatria tão abominável a Deus (Salmos 115).
A Igreja dos dias atuais precisa vencer a idolatria em todas as suas formas: a idolatria do próprio eu (Filipenses 3.19) através de um culto egocêntrico, do culto de personalidades gospel e a “avareza que é idolatria” (Colossenses 3.5). Deus não divide a sua glória com ídolos (Isaías 42.8) e não aceita que o homem receba glória (João 12.43). Somente Deus pode receber glória de tudo na igreja. Enquanto a nossa glória estiver em templos suntuosos, shows e espetáculos, Deus não receberá o nosso louvor (João 4.23,24 e 5.41).
Para reformar a Igreja é preciso glorificar somente a Deus!

Vamos reformar a Igreja novamente!

CONCLUSÃO

II Crônicas 34.33 “... Enquanto ele viveu, não se desviaram de seguir o SENHOR, Deus de seus pais”.

A vida de Josias foi uma grande obra de reforma. Assim também nós como templo do Espírito Santo (I Coríntios 3.16), precisamos passar por uma reforma em nossas vidas. A Igreja cristã também precisa ser reformada o tempo todo para voltar a cada dia aos princípios elementares da fé e não desviar-se da verdade. A reforma continua, pois a Igreja precisa se renovar a cada dia.

A Igreja ainda está sendo reformada!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp