O justo viverá pela fé

Tema:   

homem lendo bíblia aberta

“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”. Romanos 1.17

Introdução: O tema da justiça sempre permeou a religião com as seguintes perguntas: O que é justiça? Quem é justo? Como ser justificado? A ausência destas respostas trouxe medo às pessoas, mas a Palavra de Deus é a luz que liberta trazendo paz. A solução para a justiça de Deus diante do pecado humano é esclarecida pelas Escrituras.
O livro de Romanos impactou a vida de homens como Agostinho, Lutero e João Wesley. Através das respostas sobre a justiça de Deus em Romanos, estes homens foram usados por Deus para levar a resposta de que somente através da fé podemos ser justificados.

Como viver pela fé?

Vamos refletir sobre o conceito de justiça em Romanos e ter como exemplo três grandes personagens da história cristã:

1- Fé para vencer o pecado: Romanos 3.19-24

A fé nos capacita a vencer o pecado, “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus (v.23), mas através da fé somos perdoados pelo Senhor. Quando nos confessamos como pecadores e cremos no perdão de Deus somos justificados pela fé (I João 1.7-9).
Agostinho de Hipona (354 – 430 A.D), conhecido como Santo Agostinho, mesmo depois de ser um religioso dedicado, reconheceu que vivia em pecado e buscava uma forma de vencer o pecado e entendeu que isso é possível através da fé. Escreveu suas Confissões 1 reconhecendo seus pecados de prostituição e tantos outros. Quando pensava na justiça de Deus diante de seus pecados, se via culpado e destinado à condenação. Mas ao estudar a Bíblia em Romanos, descobriu que poderia através da fé ser perdoado e justificado por Deus gratuitamente. Através destas palavras conseguiu libertar-se dos pecados e da culpa que o atormentavam.
Através da fé, a CULPA do pecado recebe o perdão de Deus!

2- Fé para viver a Palavra de Deus: Romanos 10.8-17

A fé nos ensina a viver conforme a vontade de Deus revelada nas Escrituras. A Palavra de Deus é a nossa fonte de fé, pois “a fé vem pelo ouvir” (Romanos 10.17). Quando nos alimentamos na Palavra de Deus, somos fortalecidos espiritualmente (Mateus 4.4). Através dos mandamentos da lei ninguém conseguiu ser justificado (Gálatas 3.11), mas pela fé somos salvos (Efésios 2.8).
Martinho Lutero foi usado por Deus para proclamar a Reforma Protestante, mas não passaria de um revolucionário qualquer se o seu movimento não tivesse uma base sólida. A força do protestantismo foi o conhecimento Bíblico 2. Lutero percebeu que as pessoas erravam porque estava na ignorância e não conheciam a verdade, então traduziu a Bíblia para a língua do povo e todos tiveram acesso à Palavra de Deus, sendo libertos da ignorância (João 8.32). A partir de conhecer a Bíblia as pessoas podem aprender a viver de acordo com a vontade de Deus. A Reforma Protestante foi uma busca pelo retorno à verdade da Palavra de Deus. O texto de Romanos foi inspiração para Lutero pregar que através da fé somos justificados por Deus (Romanos 1.17).
Através da fé, a IGNORÂNCIA é vencida com o conhecimento da Palavra!

3- Fé para buscar a Santificação: Romanos 6.11-23

Ninguém pode dizer que não tem pecados (I João 1.10), mas ao arrepender-se e confessar-se pecador se torna alvo do perdão Divino. Quando somos perdoados, Deus nos capacita a vencer o pecado e não voltar mais ao erro (João 8.11).
João Wesley foi influenciado pelo pensamento de Lutero e principalmente pelo seu entendimento do texto “o justo viverá pela fé” (Romanos 1.17). Quando João Wesley ouviu o que Lutero falou sobre isso e sua mente se abriu para saber que poderia ser salvo, logo seu coração se aqueceu apaixonado por esta verdade. A partir de então sua vida foi transformada e levou esta mensagem a milhares de vidas 3. Mas João Wesley já era um religioso há muito tempo e não entendia estas coisas, então compreendeu que a religiosidade se tornou um empecilho para que a pessoa alcançasse a santificação. Passou a pregar que é possível santificar-se e que somente através da fé verdadeira a pessoa pode ser livre permanentemente de seus pecados.
Através da fé, a RELIGIOSIDADE é transformada em uma vida de santidade!

Viva pela fé!

CONCLUSÃO

Romanos 5.1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Através da fé é possível vencer o pecado, aprender a viver a Palavra de Deus e buscar a santificação. Por isso devemos viver pela fé. Sem a fé não conseguimos ser justos diante de Deus, mas pela fé somos capacitados pelo Senhor.
Assim como estes homens: Agostinho, Lutero e João Wesley ajudaram a transformar vidas com seus ensinamentos baseados nesta fé, também podemos prosseguir em busca da verdadeira fé para impactar o mundo com o poder de Deus.

Pela fé somos justificados diante de Deus!

______________________________

1 Confissões. Santo Agostinho. Disponível em: http://www.lusosofia.net/textos/agostinho_de_hipona_confessiones_livros_vii_x_xi.pdf  
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp