Personagens do Natal

Tema: NATAL  

presépio e estrela de Belém

“Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento” Lucas 1.14

Introdução: O Natal está sendo ilustrado com muitos personagens criados pela imaginação humana: Papai e Mamãe Noel, duendes, renas, e outros. Estes personagens ‘roubam a cena’ do Natal que deveria ser exclusivamente a manjedoura de Belém centralizada no Cristo vindo ao mundo. Estas histórias são sofismas (II Coríntios 10.4) e fábulas engenhosamente inventadas” (II Pedro 1.6) que não condizem com o evangelho (I Timóteo 1.4; 4.7).
Quando o anjo disse para Maria que muitos se alegrariam com o nascimento de Jesus (Lucas 1.14), estava profetizando que haveria muitas testemunhas do primeiro Natal. Estas personagens contam um pouco sobre cada um de nós.

Quais são os verdadeiros personagens do Natal?

Vamos refletir sobre os personagens do Natal e aprender lições para nossas vidas:

1- Maria e José - FAMÍLIA

Mateus 1.18 “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo”.

Os primeiros personagens do Natal são os membros da família. Deus usou a família criada pelo Senhor para ser o ambiente do nascimento do Messias.
Ainda hoje a família é um lugar especial para passar o Natal e todos os momentos de nossas vidas. Precisamos priorizar estar em família agradecendo a Deus pela vinda do Salvador ao mundo.
A família faz parte do Natal!

2- Magos - POVOS

Mateus 2.1,2 “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo”.

Quando Jesus nasceu, vieram magos para adorar o Messias. Não se sabe muito a respeito de quem são estes homens, embora, muitas especulações e lendas existem a este respeito. O que sabemos com certeza e que estes magos eram sábios estudiosos da natureza. Estes homens representavam as raças, culturas e povos do mundo adorando ao Senhor. Hoje, em todo o mundo, o Natal é celebrado em louvor a Jesus.
Todos os povos, raças e culturas um dia se prostrarão diante do Senhor (Salmos 117.1) e confessarão que Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2.10,11).
Os Povos fazem parte do Natal!

3- Herodes - PODEROSOS

Mateus 2.16 “Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos”.

Um personagem ruim, mas que foi testemunha do nascimento de Jesus é Herodes, um rei perverso que dominava sobre os judeus naquele tempo. A matança dos inocentes foi um marco histórico terrível, mas que serviu como prova de que algo muito sério estava acontecendo no cenário político.
Outros poderosos também foram testemunhas do nascimento de Cristo como Quirino, governador da Síria que ordenou um recenseamento (Lucas 2.2). Isto tudo serviu como prova histórica do nascimento de Jesus. A profecia de que os poderosos iram julgar o Messias se cumpriu desde o nascimento até a morte de Jesus (Isaías 53.12).
Jesus recebeu todo poder e autoridade no céu e na terra (Mateus 28.18) e um dia todos os poderosos do mundo reconhecerão o seu poder (I Pedro 3.22).
Os poderosos testemunharam o Natal!

4- Animais e a Estrela - CRIAÇÃO

Lucas 2.7,8 “e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite”.

O texto não cita os animais presentes no cenário do Natal, mas se havia pastores e rebanho, então havia gado, ovelhas ou cabras, animais de estimação como cães, animais de carga como cavalos ou camelos, etc. Estes animais representam a criação adorando ao Senhor.
Além dos animais, uma estrela surgiu no céu trazendo um brilho nunca antes visto (Mateus 2.2). Os astros foram criados por Deus para marcar tempos e épocas (Gênesis 1.14-18). Este fato também serviu para registrar o tempo do nascimento do Messias.
Se até mesmo os animais no campo e os astros no céu tiveram o privilégio de testemunhar o Natal, nós também precisamos crer em Jesus e nos tornar não somente criaturas, mas filhos de Deus (João 1.12).
A criação faz parte do Natal!

5- Anjos – REINO ESPIRITUAL

Lucas 2.13,14 “E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”.

Os anjos são “espíritos ministradores” (Hebreus 1.14). Eles foram usados por Deus para preparar tanto Maria como José e para anunciar o nascimento do Messias aos pastores que foram testemunhas deste momento histórico.
O mundo espiritual ao nosso redor é invisível, mas existe uma batalha constante mesmo que não vemos (Efésios 6.12). Naquele momento apareceu uma milícia com milhares de anjos revelando que a vitória estava garantida e nada poderia impedir o propósito de Deus.
Fique atento ao reino espiritual ao seu redor e creia que nada pode separar você do amor de Deus (Romanos 8.38,39), mas fique vigilante o tempo todo diante da batalha espiritual.
O Reino Espiritual faz parte do Natal!

6- Pastores - DISCRIMINADOS

 Lucas 2.15 “E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.”.

A profissão pastoril era desprezada pelo mundo religioso da época, visto que as exigências de pureza cerimonial eram muito fortes e os pastores eram considerados sujos por ter contato com animais mortos, bem como outros tipos de coisas citadas como imundas (Levítico 22.4,5).
Deus escolheu estes homens para testemunhar o nascimento de seu Filho vindo ao mundo “porque para com Deus não há acepção de pessoas” (Romanos 2.11). Jesus disse que estaria entre as pessoas consideradas pequeninas neste mundo (Mateus 25.30-40). No Natal e em todo tempo devemos procurar as pessoas carentes para compartilhar o pão e amor, pois isso agrada a Deus. Se você for discriminado pelo mundo, mesmo assim é aceito por Deus e nada te impede de celebrar o Natal.
Os discriminados do mundo são testemunhas do Natal!

7- Ana e Simeão - PROFETAS

Lucas 2.34-38 “Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”.

Duas pessoas muito simples, mas inesquecíveis no cenário do primeiro Natal, foram dois idosos: Simeão e Ana. Simeão era um homem fiel a Deus que esperava o cumprimento das profecias a respeito do Messias e tinha fé de que testemunharia este fato (Lucas 2.25-30). Ana era uma mulher viúva que ficava sempre no templo, sendo considerada pelo povo como profetisa. Ambos anunciaram palavras de bênção sobre o menino Jesus.
Muitos profetas haviam falado a respeito da vinda do Messias, mas Simeão e Ana tiveram o privilégio de profetizar e ver o cumprimento da Palavra de Deus. Com eles aprendemos que o Natal é tempo de profetizar bênçãos sobre a vida das pessoas.
Profetas fazem parte do Natal!

Você é um personagem do Natal!

CONCLUSÃO

E você? Que tipo de personagem você representa no Natal? Deus quer que a família, os povos, os poderosos, a criação, o reino espiritual, os discriminados e os profetas celebrem a vinda do Salvador ao mundo. O que você não pode perder é a oportunidade de adorar a Deus em gratidão pela vinda do Salvador ao mundo.

Faça parte do Natal!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp