O Fruto do Espírito: PAZ

Tema: FRUTO DO ESPÍRITO

raio de sol montanha

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” Filipenses 4.7

Introdução: Vivemos em um mundo turbulento, onde a paz é relativa para os que se conformam com as coisas como estão, mas para quem tem Jesus conhece a verdadeira paz que vem de Deus (João 14.27). Mas seria possível realmente viver em paz? Sim, através do Espírito Santo que nos faz ter uma paz espiritual, muito acima dos pensamentos, opiniões ou vontade humana.


Como semear o Fruto da Paz?

Vamos refletir sobre o que Bíblia diz sobre esta paz espiritual:

1- O Fruto da Paz deve ser SEMEADO

Zacarias 8.12 “Porque haverá sementeira de paz; a vide dará o seu fruto, a terra, a sua novidade, e os céus, o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto”.

A paz é como uma semente que deve ser plantada por onde passarmos (Marcos 4.1-20). Devemos confiar que esta semente brotará e frutificará (Marcos 4.26-29). Mas se não semearmos não vamos colher (I Coríntios 9.6). Então devemos lançar a semente da paz em terra sabendo que Deus dará o crescimento e nos trará alegria de colher (Salmos 126.5,6).
Muitas pessoas vivem tempestades que foram semeadas em palavras e ações que provocaram discórdias e intrigas (Tiago 3.1-4). Um grande incêndio começa com uma pequena fagulha (Tiago 3.5,6). Então devemos tomar cuidado com o que estamos semeando ou deixando ser plantado em nossos corações.
Semeie o Fruto da Paz!

2- O Fruto da Paz gera JUSTIÇA

Tiago 3.18 “Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz”.

O que muitas vezes nos impede de sentir paz é ver uma injustiça, que gera incômodo e perturbação em nossos corações. Entretanto, a verdadeira paz gera a justiça, pois o Espírito Santo nos capacita a mudar as cosias ao nosso redor promovendo a paz que faz tudo estar certo sem provocar confusão.

Isaías 32.17 “O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre”.

Se você está incomodado com coisas erradas e isso está tirando a sua paz, peça a Deus que lhe dê sabedoria para promover a paz gerando justiça. Não adianta brigar por uma causa trocando a paz pela justiça. Estas duas coisas devem estar juntas: a paz promovendo justiça. Quando as coisas são corrigidas, todos ficam em paz, então não tem como abrir mão da paz para ter justiça. Quando buscamos a paz conseguimos promover justiça.
Busque a justiça através da Paz!

3- Nossas palavras podem semear o Fruto da Paz

Isaías 57.19 “Como fruto dos seus lábios criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto, diz o SENHOR, e eu o sararei”.

Uma poderosa ferramenta para gerar paz são as nossas palavras. Temos poder em nossos lábios tanto para o mal como para o bem, pois “a morte e a vida estão no poder da língua” (Provérbios 18.21). Temos autoridade em nossa boca para declarar a paz (Mateus 18.18). Devemos saudar as pessoas e levar a paz onde estivermos (Lucas 10.5,6), sendo mensageiros de paz (Isaías 52.7).
Tome cuidado com suas palavras. Evite falar qualquer coisa que possa gerar discórdia entre as pessoas ou aborrecer o seu próximo. Fale palavras agradáveis que geram paz. Peça a Deus que guarde os seus lábios e busque sabedoria no falar (Salmos 141.3).
Fale apenas palavras de paz!

Cultive o Fruto da PAZ!

CONCLUSÃO

Mateus 5.9 “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”.

Deus está nos chamando para sermos seus filhos, tendo a marca de ser pacificadores num mundo onde a guerra, a violência e a maldade dominam. Pessoas que vivem em intrigas não são conhecidos como filhos de Deus. Se você crê que é um filho/a de Deus (João 1.12), peça ao Senhor que lhe ensine a viver em paz.
Muitas pessoas aprenderam a guerrear, lutar e brigar, mas precisamos aprender a viver em paz, vivendo uma nova vida diferente do que o mundo faz.

Você pode viver em Paz!

______________________________

obras da carne e fruto do espírito

E-book: Obras da Carne e Fruto do Espírito

Um estudo completo sobre cada uma das obras da carne e as características do fruto do Espírito. A vida cristã tem desafios muito importantes tanto na questão física como espiritual. Por isso é importante ter a compreensão a respeito dos limites entre o que é carnal e o espiritual. Este estudo pode fortalecer sua vida espiritual e ajudar a vencer os desejos da carne.

Adquira o E-Book


Veja mais estudos 

O Fruto do Espírito 

Fruto do Espírito: AMOR 

Fruto do Espírito: ALEGRIA

Fruto do Espírito: PAZ 

Fruto do Espírito: LONGANIMIDADE 

Fruto do Espírito: BENIGNIDADE 

Fruto do Espírito: BONDADE 

Fruto do Espírito: FIDELIDADE 

Fruto do Espírito: MANSIDÃO

Fruto do Espírito: DOMÍNIO PRÓPRIO

 Leia também: As obras da carne
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp