A provisão do Senhor

Tema: PROSPERIDADE   

mãe com o filho o azeite da viúva

II Reis 4.1-7

Introdução: Eliseu foi um bom aluno de Elias. Percebemos que da mesma forma que viu Elias ressuscitar um menino ele repetiu, e como Elias restaurou as águas ruins ele também alimentou uma multidão e quando o viu mandando uma mulher multiplicar a farinha, ele o fez neste texto. Ele aprendeu a reagir diante das provas e ver o milagre de Deus.

O historiador Flávio Josefo afirma que o falecido marido desta mulher era o mesmo Obadias que sustentou os profetas de Deus, levando pão para eles e os escondendo da perversa rainha Jezabel e por isso, Deus proveu o sustento para sua família (I Reis 18.1-16).*

Como receber a provisão de Deus?

As atitudes da mulher no texto nos ensinam lições sobre receber a provisão de Deus para nossas vidas:

1- Procurar no lugar certo: v.1

A mulher foi a Eliseu, servo de Deus para receber do Senhor uma resposta. Quando batemos na porta Deus promete abrir (Mateus 7.7). Por isso precisamos procurar pessoas certas para nos abençoar. Não perca tempo reclamando e contando pra todos o que acontece com  sua vida, mas abra o coração diante de Deus e com pessoas de oração (Tiago 5.14).

2- Abrir o coração: v.2

A mulher contou o seu problema. Desabafou, abrindo o coração diante de Deus (Filipenses 4.6)Jesus perguntava sempre aos oprimidos: "o que queres que eu te faça?" (Marcos 10.51). Deus se interessa por nós e por nossas dificuldades. O Senhor promete atender às nossas necessidades antes mesmo de pedirmos (Isaías 65.24). Quando abrimos nosso coração diante de Deus aprendemos a amar a Deus acima de tudo e não valorizamos apenas o que precisamos (Marcos 12.31). Jesus nos ensinou a orar todos os dias pedindo o pão e o sustento de Deus (Mateus 6.11).

3- Ouvir a vontade do Senhor: v.3,4

Deus sempre fala conosco, mas muitas vezes não percebemos. Quando ouvimos o que Deus ensina, o Senhor multiplica (João 6.1-15). Precisamos ouvir a voz de Deus como Samuel que pediu ao Senhor: "fala porque teu servo ouve" (I Samuel 3.1-8). Deus sempre tem uma resposta para nossas necessidades e mostra a solução (Isaías 30.21).

4- Obedecer ao Senhor: v.5

De que adiantaria ouvir sem obedecer? Ela fez como diz no Salmo 37.4 "Confia no Senhor e faze o bem!". Para dar certo é necessário que fazer o que é certo. às vezes Deus nos permite ser testados para ver se obedecemos, mas a desobediência traz consequência de sacrifício (I Samuel 15.22).

5- Desejar mais de Deus: v.6

Todas as vasilhas que a mulher conseguiu foram cheias. Parece que ela não queria parar e teria continuado se pudesse. Como com o povo de Deus o maná só parou quando entraram na terra de Canaã (Josué 5.12). Quando vemos o agir de Deus em nossas vidas ficamos impressionados com o poder do Senhor sobre nós. Busque cada vez mais de Deus e saiba que Deus tem mais para sua vida.

6- Contemplar o milagre: v.6b

Imagine quando a mulher olhou para trás e viu o tanto de vasilhas.Precisamos aprender a contemplar o milagre de Deus. às vezes não percebemos o quanto Deus já tem operado em nossas vidas. Isso é gratidão. Como Josafá que no meio de uma batalha, Deus lhe mandou ficar parado e só contemplar as maravilhas que Deus faria em sua vida (II Crônicas 20.20).

7- Testemunhar: contar a bênção: v.7

A mulher contou a bênção que recebeu do Senhor. Quando o crente é abençoado ele conta a bênção, pois “não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos” (Atos 4.20). O testemunho é a concretização do milagre.

Receba a Provisão do Senhor!

CONCLUSÃO

“O meu Deus segundo a sua riqueza em Glória há de suprir cada uma de suas necessidades em Cristo Jesus!” Filipenses 4.19

Aprenda a depender de Deus em tudo e aprender a acreditar no sustento do Senhor. Procure pessoas de Deus, abra o seu coração diante do Senhor, ouça o que Deus te orienta fazer, obedeça ao Senhor, deseje mais de Deus, contemple as maravilhas e testemunhe o seu milagre.

Pedro também aprendeu a lição quando Jesus mandou ele pescar um peixe com uma moeda dentro e pagar a dívida e quando se encontrou com um homem pedindo esmolas disse: “não tenho ouro nem prata mas o que eu tenho isso te dou: em nome de Jesus Cristo levanta e anda” (Atos 3.6).

Medite no conceito de Jesus sobre prosperidade:

Mateus 6. 25-34
"Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
(Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal".

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

JOSEFO, Flávio. História dos Hebreus. Rio de Janeiro: CPAD, 1998. 2ª Edição. Página 226. 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp