Use sua FÉ

Tema:

uma chave uma bíblia aberta

Romanos 14.17-23

Introdução: A FÉ é como uma chave. Tem uma para cada fechadura e Deus tem nos dado todas as chaves que precisamos para as portas que tem colocado diante de nós. Basta utilizar a chave certa que as portas se abrirão.
Este capítulo do livro de Romanos dá diversas orientações a respeito de relacionamentos, sobre quando saber se uma coisa é certa ou errada e também sobre comidas sacrificadas a ídolos que foi proibido “porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça e paz, e alegria no Espírito Santo” (v. 17).
Todos nós por mais religiosos que sejamos, somos sonhadores e fazemos planos para muitas coisas. Porém nem sempre temos a certeza se o que queremos é da vontade de Deus, nem se dará certo ou não.

Ilustração: Levar uma xícara com pires e perguntar sobre a utilidade de cada um e como usar. Pessoas que usam as coisas sem antes ler o manual, sempre dão errado. Pessoas que precisam de um remédio e não usam. Pessoas que guardam as coisas e não usam.

Como usar a fé?

Por isso vamos falar sobre usar a fé para nossas decisões pessoais:

1- A FÉ é pessoal

“a FÉ que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus” v.22a

Não é circunstancial dependendo da situação  ou relacional dependendo de outra pessoa. Embora a fé seja pessoal seu resultado é sempre social. Sempre há consequências de bênçãos para outras pessoas.
A bíblia diz que a FÉ é como um escudo que protege apenas uma pessoa e deve ir na nossa frente. Se for colocado atrás, não dará certo porque estará sendo utilizado de maneira errada.
A fé não é uma opinião e nem vem de homens, por isso não precisamos nos preocupar com opiniões humanas, nem aderir a sistemas deste mundo, pois Ela é para agradar ao Senhor como diz Hebreus 11.6: “sem FÉ é impossível agradar a Deus”
Crer não é algo que está na natureza humano, mas na natureza Divina. Para termos fé devemos pedir ao Senhor que nos dará uma certeza permanente e forte como Ele e não segundo as circunstâncias deste mundo, mas segundo a vontade de Deus.

A FÉ é um vínculo de intimidade entre nós e a vontade de Deus!

Se queremos conhecer a Deus devemos crer Nele e ter uma FÉ do fundo do nosso coração perante o nosso Deus.

2- A FÉ busca o que é certo

“bem aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova” v.22b

Neste mundo dominado pelo pecado muitas vezes somos levados a aprovar e aceitar coisas que levam à condenação.

“não chameis conjuração a tudo quanto este povo chama de conjuração, nem temais ao que eles temem, nem tomeis isso por temível” Isaías 8.12

Deus quer nos levar a uma fé tão profunda Nele ao ponto de nossos conceitos e escolhas serem segundo o plano de Deus para nossas vidas e não segundo a moda deste mundo.
Ao aprovarmos coisas de acordo com a Palavra de Deus, certamente seremos felizes e não condenados.
A palavra de Deus é a fonte da FÉ. Existem muitos tipos de FÉ em diversas coisas diferentes, mas a FÉ verdadeira “vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus” Romanos 10.17.
Não importa se o mundo nos condena. é melhor ser aprovado por Deus que é justo do que pelo mundo que é injusto.
A Palavra de Deus diz que “se o nosso coração  nos acusar Deus é maior do que o nosso coração” I João 3.20.
Muitas vezes nosso coração nos põe em dúvidas, medos e questionamentos, mas a certeza vem de um Deus que é bem maior do que isso e nos livra de toda acusação, nos dando tranquilidade.

3- A FÉ não tem dúvida

“mas aquele que tem dúvida é condenado (se comer) porque o que faz não provém da FÉ...” v.22a

Não podemos tomar decisões em dúvida porque certamente estaremos errando, mas Deus é o caminho certo, Ele sabe o que será no futuro de forma clara e objetiva, por isso antes de planejar e decidir devemos perguntar a Deus.
A Palavra de Deus diz que “há caminhos que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” Provérbios 14.12. A FÉ certa não é assim. Muitas vezes não entendemos porque caminho Deus está nos levando, mas temos a certeza de que no fim tudo acabará bem e alcançaremos a vida eterna porque “os caminhos do Senhor são mais altos do que os nossos caminhos e seus pensamentos mais altos que os nossos pensamentos” Isaías 55.8. Além disso, sabemos que “andamos por FÉ não por vista” II Coríntios 5.7.
Quando não vemos nada, Deus vê tudo e nos ajuda lá de cima. Por isso é melhor ter certeza de algo que não vemos do que depositarmos nossa fé em coisas visíveis e palpáveis que não sabemos como vai acabar, pois “bem aventurados os que não viram e creram” João 20.29.

4- A FÉ vence o pecado 

“e tudo o que não provém da FÉ é pecado” v.23b

A FÉ é de Deus e tudo o que não é da fé não é de Deus. Deus é a FÉ são inseparáveis. Se tivermos FÉ estamos com Deus e sem Ele não há FÉ.
A Palavra de Deus diz que “esta é a vitória que vence o mundo, a nossa FÉ”I João 5.4.
Não podemos dar um passo sequer sem fé, pois estaríamos agindo sem a companhia de Deus e Deus não habita na incerteza. Onde não está a FÉ, reina o pecado.
Se não quisermos errar na vida nem ter nossos planos frustrados, a única saída é agir pela FÉ!

Tome decisões que provém da FÉ!

CONCLUSÃO

Como num sinal de Trânsito:

semáforo
Vermelho: pecado/pare

Amarelo: cuidado/pense

Verde: fé/siga

Antes de fazer qualquer coisa, ore e peça a Deus a FÉ para lutar. Busque antes a vontade de Deus. Ore até ter a convicção de que o Senhor fará maravilhas na sua vida. Quando sentir a certeza que provém da fé, vá em frente que o Senhor estará contigo.

Não aja sem fé!

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp