O Sonho de Deus é melhor

Tema: Sonho


Mateus 1.18-25
Introdução: Precisamos refletir sobre a vida e os planos e sonhos observando o caminho à luz da Palavra de Deus (Salmos 119.9) sem olhar par trás (Lucas 9.62). Precisamos aprender que quando nos agradamos do Senhor Ele satisfaz o desejo do nosso coração (Salmos 37.4). Mesmo assim Deus é Deus e pode mudar os planos humanos a qualquer hora (Provérbios 16.1), por isso devemos ter cuidado de não preterir os panos de Deus – como Jonas – e pegar a embarcação errada.
Quando José soube que Maria estava grávida, deve ter ficado frustrado por que seu plano/sonho de se casar com Maria talvez não acontecesse mais (v. 18).

O que fazer quando os sonhos mudam?

Vamos aprender com o exemplo de José e ver o que fez quando seus sonhos mudaram:

1- Refletir: v.18

José refletiu o que seria melhor no momento e ainda pensou em defender Maria assumindo a responsabilidade ao fugir, pois segundo a lei uma mulher achada grávida deveria ser apedrejada (Deuteronômio 22.24). Este seria um ato de covardia, mas também de nobreza. Quis fugir da realidade.
É preciso refletir antes de agir ar não precipitar.

2- Deus revela Seus planos: v.20

Deus mostrou seus planos para José, esclareceu-lhe as dúvidas e temores que tinha mostrando seus caminhos (Isaías 55.8,9). Aos olhos carnais era algo inaceitável, mas os pensamentos de Deus eram de “paz e não de mal” (Jeremias 29.11).
Se você é profeta, creia que Deus revela seus planos a você (Amós 3.7).
Deus avisou José em sonho 4 vezes: Mateus 1.20; 2.13, 19, 20.

3- A bênção é um compromisso: v.21

Deus chamou José e propôs o compromisso de educar o Seu próprio Filho, o Filho de Deus. Não seria nada fácil, contudo seria abençoado pelo Senhor. Quanto maior a bênção, maior será a responsabilidade (Tiago 3.1).
Saiba que uma bênção que receber será um compromisso que terá com Deus. Muitas pessoas querem receber somente a bênção e se esquecem das responsabilidades.

4- Os sonhos de Deus são muito maiores: v.22,23

José queria apenas ser casar e ter filhos e, além disso, teve o privilégio de educar o Filho de Deus.
O sonho de Deus para sua vida era muito maior do que o seu próprio e, além disso, Deus ainda permitiu que realizasse seu próprio sonho se casando com Maria e tendo filhos.
Os sonhos de Deus são eternos e muito maiores enquanto os nossos são passageiros e menores.
Então é melhor viver o que a Palavra de Deus tem determinado para mim (I Coríntios 2.9).

5- Obediência imediata: v.24

Quando tiver dificuldade em obedecer, peça a Deus que te ajude e ensine a tomar a postura necessária para isso.

6- Aguarde o tempo certo: v.25

Precisamos ter paciência para aceitar o tempo certo para cada coisa. Os palcos de José se cumpriram, mas depois, no tempo certo. Deus permitiu que José realizasse seu próprio sonho se casando com Maria e tendo filhos.

Acredite no Sonho de Deus para você!

CONCLUSÃO

Os sonhos de Deus são melhores do que os nossos e o Senhor sabe o que precisamos melhor do que nós. Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos conforme o Seu poder que opera em nós (Efésios 3.20). Se for preciso desista de sua vontade em troca da vontade de Deus como Jesus fez (Mateus 26.42), porque longe da vontade de Deus não há como ser feliz.
Deus tem um sonho para você!

e-book interpretação de sonhos

Interpretação de Sonhos

Aprenda a entender os significados dos sonhos de acordo com a Bíblia.
Os sonhos podem ser naturais ou sobrenaturais, mas para quem sonha sempre tem algum sentido importante. Ignorar os sonhos é como não prestar atenção a avisos de nossa mente ou do próprio Deus para nossas vidas.
Somos convidados a buscar o discernimento de uma forma madura, sem extremismos para entender o significado dos sonhos orientados pelo Espírito Santo. Vamos sonhar!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp