SERES ANGELICAIS

Tema: ESTUDO BÍBLICO

anjos do céu

"O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra." Salmo 34.7
INTRODUÇÃOA palavra de Deus diz que o anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Nós, que tememos a DEUS não conhecemos muito sobre esse nosso companheiro.
Os anjos são personagens sempre presentes em todo lugar, em nossas vidas e na Bíblia onde são citados 275 vezes, porém sempre discretos e oferecendo toda glória para o Senhor.
O inimigo de nossas almas (que é um anjo decaído) faz de tudo para que creiamos de forma errada na existência dos anjos, levados pelos extremos de não acreditar ou até diviniza-los. Se cairmos nessa podemos perder a bênção.


  “E não é de se admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz”. II Coríntios 11.14
Satanás é especialista em mentiras, por isso não podemos nos deixar levar por essas artimanhas do inimigo, ignorando ou dando importância demasiada, imaginando como eles são, desejando vê-los para se dizer espiritual, etc...
Para não cairmos nesse erro, nós não vamos nos prender a muitos detalhes como a aparência deles, porém iremos ler textos que os descrevem. Para saber esse tipo de coisa, só se o Senhor permitir e tiver um propósito. Deus quer que o tenhamos uma fé correta a esse respeito equilibrado segundo a palavra de Deus.

Você acredita em Anjos?

Vamos aprender o que a Bíblia diz sobre os seres angelicais:
  

I – QUEM SÃO OS ANJOS?

Hebreus 1.14 “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?
Os anjos são seres espirituais criados por Deus para o ajudar no serviço de governar a terra e sua criação.
A palavra ANJO significa MENSAGEIRO, que tem a responsabilidade de entregar um recado do Senhor, executar sua vontade e defender seus servos dos inimigos espirituais.
Existem anjos do bem e do mau, mas os anjos do Senhor são o dobro dos anjos de Satanás, porque ele levou consigo 1/3 dos anjos do céu quando caíram e 2/3 ficaram. (Apocalipse 12.4). Então estamos do lado mais forte!
Em I Pedro 1.12 diz que os anjos não são mensageiros da palavra de salvação e sim para mensagens especiais, como aconteceu com Maria, Isabel, Daniel, Abraão, Jacó,etc.
Na Bíblia as pessoas que eram mensageiras da palavra de Deus e os pastores, também são chamados de anjos.
OBS: Não são intermediários entre Deus e os homens como afirmam algumas seitas espíritas, nós temos acesso direto a Deus e os anjos são apenas ministros espirituais que lutam contra demônios a nosso favor.
Algumas vezes aparece na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento, a expressão Anjo do Senhor (letras maiúsculas) e está se referindo à presença Divina ou ao Espírito (Gênesis 48.15-16; Números 22.22-35).

II – QUANTOS SÃO OS SERES ANGELICAIS?

Apocalipse 5.11 “Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares”.
Os seres angelicais podem ser considerados incontáveis para nós homens segundo a descrição do apóstolo João no apocalipse.
A palavra de Deus nos relata a existência de 4 tipos de seres angelicais que formam uma hierarquia celestial, uma ordem bem organizada do exército espiritual. São eles: ARCANJO, SERAFINS, QUERUBINS E ANJOS.
Vamos estudar cada uma deste quatro categorias:

1. ARCANJO

Daniel 10.13 “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Porém Miguel, um dos príncipes mais importantes, veio me ajudar, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.
Este é o primeiro e mais poderoso dos anjos, a Bíblia só nos fala de um arcanjo: Miguel, e a palavra arcanjo vêm sempre no singular.
Em Judas v.9 cita novamente o arcanjo Miguel, em luta contra satanás e prefere reconhecer o poder de Deus e não falar por si, mesmo sendo ele um guerreiro e responsável por lutar contra demônios. O maioral dos anjos aparece lutando contra o maioral dos demônios.

2. SERAFINS 

Isaías 6.2 “Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava
Serafim significa consumir com fogo, eles são anjos que trabalham na purificação dos servos de Deus. Veja que eles estão adorando: Santo, Santo, Santo... (Isaías 6.3) e trabalham na purificação, isso mostra a relação entre o louvor e a obra de santificação em nossas vidas (Isaías 6.6,7). O Texto de Isaías 6.1-8 é a única citação aos Serafins na Bíblia.

3. QUERUBINS 

Ezequiel 1.5,6 “Do meio disso saía algo semelhante a quatro seres viventes, cuja aparência era esta: tinham a semelhança de ser humano. Cada um tinha quatro rostos e quatro asas. ”
O texto de Ezequiel 1.4-14, como outros que falam dos querubins, descreve estes de forma quase inimaginável, fazendo comparações do que não é visível com coisas invisíveis. O livro do profeta Ezequiel traz o maior número de citações aos querubins na Bíblia. Os querubins têm um formato que possibilita ágil locomoção, o que comprova que não são onipresentes como dizem alguns, pois se o fossem não precisavam se mover.
O Salmo 99.1 diz que os querubins manifestam a presença de Deus, a santidade e a glória Divina. Ezequiel 10.4 diz que têm a tarefa de zelar pela santidade de Deus e pelas coisas santas e Deus colocou dois querubins para guardarem a árvore da vida (Gênesis 3.24). Lúcifer era um querubim e quando pecou foi expulso do monte santo por um querubim da guarda (Ezequiel 28.14-16).
No SANTO dos SANTOS (lugar onde Deus se manifestava no Santuário), havia dois querubins de madeira revestidos de ouro acima da Arca da Aliança, isso representa que os querubins têm a função de cuidar das coisas sagradas (Êxodo 25.18-22). E se entrasse alguém que não fosse o sacerdote ou mesmo o sacerdote em pecado, esse era morto porque ali se manifestava a glória da santidade de Deus.
Obs: O fato de Deus ter mandado fazer os querubins não significa que se deva fazer imagens e em adora-los, porque eles ficavam guardados e apenas o sacerdote os via uma vez ao ano. Não devemos fazer imagens de anjos (Êxodo  20.4).
Se estivermos santificando nossas vidas, se tudo que temos é consagrado ao Senhor, se estamos sempre na presença do DEUS SANTO, nós estamos entre os querubins e temos proteção por parte deles.

4. ANJOS 

Daniel 9.21 “sim, enquanto eu assim orava, Gabriel, o homem que eu tinha visto na minha visão anterior, veio rapidamente, voando, e tocou em mim; era hora do sacrifício da tarde
A Bíblia relata o nome de um anjo, Gabriel (significa: homem de Deus) e alguns estudiosos o consideram como líder dessa ordem angelical. Gabriel aparece na Bíblia sempre entregando recados especiais sobre os planos de Deus, Como o anúncio do nascimento de Jesus (Lucas 1.19).
Os anjos formam o grupo que aparentemente tem o maior número de seres angelicais, por isso as demais ordens também são chamadas de anjos.
Os anjos geralmente aparecem em aparência semelhante à humana e na Bíblia às vezes são chamados de ‘homem’ ou ‘varão’, porém sempre deixando de forma bem clara que são seres espirituais, porque sua aparência é muito superior em beleza e força de forma quer não sabemos descrever. Temos o exemplo de quando dois anjos foram a Sodoma e Gomorra buscar Ló e eles foram cobiçados pelo povo dessas cidades (Gênesis 19.1-5).
Os anjos estiveram presentes na vida de Jesus antes de seu nascimento (Mateus 1.18-21; Lucas 1.26-38), no seu nascimento (Lucas 2.8-15), na sua tentação (Mateus 4.11), na sua ressurreição (Lucas 24.4) e ascensão (Atos 1.10).

III – Características gerais dos anjos

1) Adoram a Deus: Hebreus 1.5 e Apocalipse 7.11;
2) Cumprem a vontade de Deus: Salmo 103.20;
3) Veem a face de Deus: Mateus 18.10;
4) São submissos ao Senhor Jesus Cristo: I Pedro 3.22;
5) São superiores aos seres humanos: Hebreus 2.6-7. Jesus por um momento se fez menor do que os anjos, porque Ele se fez homem como nós;
6) Moram no céu: Marcos 13.32;
7) Não se casam: Mateus 22.30. Entre os anjos não há distinção sexual.
8) Não podem morrer: Lucas 20.34-36;
9) Não devem ser adorados: Colossenses 2.18Lúcifer que era um anjo de luz, caiu pelo fato de querer ser adorado como Deus (Isaías 14.8-12). Qualquer teoria que induza a veneração de anjos só pode vir do anjo que quis ser adorado, e com o intuito de envaidecer os anjos de Deus para que caiam (pois eles têm livre arbítrio como nós).
10) São anjos da guarda para servos de Deus e crianças: Hebreus 1.14 e Mateus 18.10;
11) São conservos dos servos de Deus: Apocalipse 19.10;
12) Regozija-se pela conversão de cada pecador: Lucas 15.10;
13) Trazem respostas de Deus para seus servos: Atos 10.4 (Cornélio);
14) Castigam os inimigos de Deus: Atos 12.21-23(Herodes);
15) Lutam contra as forças demoníacas: Apocalipse 12.7-8;
16) Existem anjos territoriais: Daniel 9.20, Miguel é o príncipe de Israel e assim como ele existe anjos designados por Deus para lutar nas regiões celestiais a favor das nações.
17) Conduzem os salvos ao céu: Lucas 16.22(Lázaro e o mendigo);
18) Acompanharão o Senhor Jesus quando voltar: Mateus 24.30-31;
19) Agirão como ceifeiros no fim dos tempos: Mateus 13.39;
20) Estarão presentes no julgamento da humanidade: Lucas 12.8, 9.

CONCLUSÃO

Falamos muitas coisas sobre os anjos, mas...
“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: teme a Deus...” Eclesiastes 12.13
“Porque aos seus anjos dará ordens a seu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos”. Salmo 91.11
O conhecimento desta doutrina bíblica deve ser buscado com muita maturidade e seriedade, para não ser usado de forma mística e desnecessária. Hoje, como Igreja, temos a presença do Espírito Santo de Deus que é maior que qualquer outro ser espiritual. Mesmo assim Deus pode usar seus anjos como, quando, onde e com quem quiser.
Que todas estas palavras do Senhor se cumpram em nossas vidas!

APLICAÇÃO

Será que todas as nossas ações têm sido feitas no temor do senhor ou temos envergonhado os anjos com o nosso testemunho?

______________________________

Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp