Temperatura espiritual

-Tema: COMPROMISSO

Apocalipse 3.14-16


-Introdução: Este texto foi escrito por João, na ilha de Patmos por volta do ano 100 d.C. em forma de revelação das palavras de Jesus Cristo às igrejas. Laodiceia era uma cidade muito rica e cheia de recursos naturais de forma que achavam que tinham tudo e não precisavam de Deus. Mas o Senhor Jesus lhes escreveu repreendendo-os e lhes chamando a tomar uma decisão de ser ou quente ou frio porque morno é pior que ser frio, pois provoca vômito.

Como saber minha temperatura espiritual?

Se tivéssemos como termômetro espiritual que medisse a espiritualidade, seria fácil, mas as atitudes revelam claramente a temperatura espiritual. Vamos ilustrar estas atitudes com exemplos de alguns personagens Bíblicos.
Você é frio, morno ou quente?
Vamos refletir sobre a temperatura espiritual:

1- FRIO

Um crente frio é como Tomé que viu Jesus ressuscitado, mas não creu nem sentiu nada (João 20.24-29) enquanto outros discípulos o reconheceram e sentiram o coração aquecido (Lucas 24.32).
Quando você não sente vontade de orar, ler a Palavra, não sente o poder de Deus quando ouve uma pregação, é porque está frio espiritualmente. Quando o irmão não sente amor pela obra de Deus, não tem compromisso com o trabalho da Igreja, não tem vontade de ir ao culto ou orar pelos irmãos é porque está frio espiritualmente.
Quando uma pessoa fica muito tempo num lugar frio ela pode sofrer de hipotermia, passando por um congelamento lento, que provoca um sono e depois mata a pessoa congelada.
O que mantém a pessoa fria é o pecado.

2- MORNO

O crente morno é como Naamã, que era frio, não acreditou no poder de Deus em curá-lo da lepra se ele mergulhasse no rio sete vezes, e mesmo depois de curado ainda disse que permaneceria se prostrando diante de Rimon, o deus de seu patrão (II Reis 5.18) por isso ele era morno, servindo a dois senhores (Mateus 6.24).
O crente está morno quando é inconstante, hoje esquenta um pouco e amanhã esfria. Não se firma como quente nem frio. Quem é inconstante é semelhante à onda do mar que vai e vem (Tiago 1.6-8).
Diz-se que os sapos ou rãs, se colocados em água morna eles dormem e podem ser lentamente cozidos vivos.
O crente morno deixa para amanhã a decisão de se santificar. Ele só sente o calor do Espírito Santo quando precisa porque está passando por uma prova de fogo, mas logo esfria. Para ser cristão é preciso tomar uma decisão hoje porque amanhã pode ser muito tarde.
O crente morno, às vezes sente o calor do Espírito de Deus, mas rapidamente volta ao pecado e esfria de novo ficando morno.

3- QUENTE

Um crente quente é aquele que sente o poder de Deus a todo instante. Como Isaías que era frio e pecador, mas teve seus lábios queimados com uma brasa do altar (Isaías 6.1-8) e a partir dali permaneceu quente como profeta de Deus.
O crente quente é perseverante e sente a presença de Deus. Além disso, por onde passa leva a luz e o calor do Espírito Santo.
Um crente quente, sempre que o pecado vem tentando esfriar sua fé ele busca o poder de Deus para aquecê-lo. Procura estar sempre junto com os irmãos porque uma brasa sozinha esfria mais rápido.
O que mantém o crente quente é o Espírito Santo!

Não deixe sua fé esfriar!!!

-CONCLUSÃO:
É preciso cuidar para não deixar a fé esfriar. A Igreja é a estufa de Deus que mantém o cristão sempre aquecido com amor, fé e oração.
É preciso sensibilidade para saber se está quente, frio ou morno. O pecado congela esta sensibilidade na vida da pessoa, causando uma hiportemia espiritual e impede que ela perceba como está fria. Já o cristão aquecido tem a sensibilidade de cuidar para se manter quente sempre.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp