As sete Taças do Apocalipse

Tema: APOCALIPSE 

sete taças do apocalipse

Apocalipse 15 e 16
INTRODUÇÃO: As taças representam os acontecimentos dos fins dos tempos que demonstram a ira de Deus sobre o pecado e o fim de todas as coisas.
Uma celebração de vitória é demonstrada quando os vencedores louvam a Deus entoando o chamado cântico de Moisés em alusão à saída do Egito quando o povo cantou do outro lado do mar (Êxodo 15.1-18).
João vê sete anjos que recebem taças (Apocalipse 15.1). Um dos querubins entrega as taças aos anjos para serem derramadas sobre a terra (v.7).


O que são as Taças da ira de Deus?


Vejamos quais são as Sete Taças do Apocalipse:

1ª Taça - ÚLCERAS: Apocalipse 16.1,2

Úlceras nas pessoas que têm a marca da Besta.
Semelhantes às úlceras que recaíram sobre os egípcios (Êxodo 9.8-12). As pessoas que negaram a Cristo e aceitaram a marca do anticristo ficarão cancerosas com grande sofrimento.

2ª Taça - MAR EM SANGUE: Apocalipse 16.3

O mar se torna em sangue. Na segunda Trombeta apenas a terça parte do mar foi afetada (Apocalipse 8.8,9), mas nesta segunda Taça todo o restante dos seres marítimos morrem.

3ª Taça - RIOS EM SANGUE: Apocalipse 16.4-7

Os rios se tornam em sangue. Semelhante à praga em que o rio Nilo virou sangue no Egito (Êxodo 7.14-24).

4ª Taça - AQUECIMENTO DO SOL: Apocalipse 16.8,9

Na quarta Trombeta o sol perdeu a terça parte do seu brilho, bem como a lua e as estrelas (Apocalipse 8.12), já na quarta Taça o calor sol se torna tão intenso como nunca antes.

5ª Taça - TREVAS NO TRONO DO ANTICRISTO: Apocalipse 16.10,11

Trevas sobre o trono do anticristo. Semelhante à praga das trevas no Egito (Êxodo 10.21-23). Deus vai confundir os planos do inimigo. Mesmo assim os seus seguidores não se arrependerão dos seus erros.

6ª Taça - BATALHA DO ARMAGEDOM: Apocalipse 16.12-16

Com o derramar da sexta taça acontece o secamento do Rio Eufrates abrindo caminho para que as nações do oriente venham para a guerra do Armagedom que acontecerá no Vale do Megido.
As três rãs (v.13) eram animais impuros para a tradição judaica (Levítico 11.28-31), representam demônios da chamada ‘trindade satânica’ formada pelo dragão, que é satanás, a besta e o falso profeta.

A TRINDADE SATÂNICA:

O DRAGÃO: o próprio satanás, tentando imitar a Deus (Apocalipse 13.1-3)
O ANTICRISTO: a primeira besta do mar, tentando imitar a Cristo (Apocalipse 17.15).
O FALSO PROFETA: a segunda besta da terra, tentando imitar o Espírito Santo (Apocalipse 13.11-18).

Estes espíritos iludirão as pessoas instigando revolta e fazendo-os pensar que podem lutar contra Cristo e prevalecer.
Este trecho parece se inspirar na grande batalha de Gogue e Magogue (Ezequiel 38 e 39). Semelhante à derrota de Faraó no mar vermelho, Deus vencerá todos os inimigos (Êxodo 15.2). Este último combate acontecerá na volta do Senhor Jesus (Apocalipse 19.11-21).
Armagedom é uma transliteração de har megiddo, o nome Monte Megido1. Na planície de Esdrelom um importante local de grandes batalhas como a derrota dos cananeus (Juízes 4.2), foi onde Gideão venceu os midianitas com seus trezentos (Juízes 7), onde o rei Saul foi derrotado (I Samuel 31), onde a rainha Jezabel foi morta (II Reis 9.33). Por isso este local simboliza a luta do povo de Deus contra o mal vencendo com ajuda de Deus2.

7ª Taça - GRANDE DESTRUIÇÃO: Apocalipse 16.17-21

A sétima e última taça é derramada sobre a terra e acontecem tempestades de raios, terremotos e chuva de meteoros com tamanha força destruidora atingindo todo o planeta.
A Babilônia representa um sistema religioso e comercial que engana e gera confusão (v.19). Esta cidade foi interpretada na história como Roma e outras capitais de impérios dominadores. Mas também pode ser uma crítica a Jerusalém que recusou o Messias (Zacarias 14.4).
Quando as ilhas fogem mostra uma profecia do derretimento das massas polares e inundação de muitas terras (v.20).
Haverá o último e mais forte terremoto que o planeta já enfrentou com uma chuva de pedras pesando cerca de trinta e cinco quilos3.

As taças manifestam o juízo de Deus!

Conclusão: Apocalipse 16.13 “feito está”.

Após o derramar das sete Taças, uma voz sai do trono de Deus dizendo que tudo está feito (v.17). Como Jesus disse na cruz “está consumado” (João 19.30). Isso mostra que o Juízo de Deus está sendo cumprido sobre a terra. Esta mesma expressão é usada novamente por Jesus quando mostra a João a Nova Jerusalém dizendo “Tudo está feito” (Apocalipse 21.6), apontando um novo tempo quando se cumpre todo o propósito de Deus.
Precisamos aproveitar o tempo oportuno da salvação para buscar ao Senhor e nos preparar para a volta do Senhor Jesus (Hebreus 4.16).

As sete Taças do Apocalipse
1ª Taça
Apocalipse 16.1,2
Úlceras nas pessoas que têm a marca da Besta
2ª Taça
Apocalipse 16.3
O mar se torna em sangue.
3ª Taça 
Apocalipse 16.4-7
Os rios se tornam em sangue.
4ª Taça 
Apocalipse 16.8,9
Aquecimento do sol.
5ª Taça
Apocalipse 16.10,11
Trevas sobre o trono do anticristo.
6ª Taça
Apocalipse 16.12-16
Secamento do Rio Eufrates e guerra do Armagedom.
7ª Taça
Apocalipse 16.17-21
Raios, terremotos e chuva de meteoros.

3 Idem, King James, página 2497 nota 11.


ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.

#pregacao #EstudoBiblico #apocalipse

Siga-nos nas redes sociais:

Oferte abençoando este ministério:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência 4386 - Operação 003 - Conta 996-8

PIX CNPJ: 39291393000175

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp