Vento do Espírito

Tema: ESPÍRITO SANTO

gif vento folhas voando
Gênesis 2.7 Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente

Introdução: Vento em hebraico é Rûah e em grego é pneuma, em várias passagens são traduzidos por “vento”, “brisa”, “fôlego”, e “ar”. Em Gênesis 2.7 está escrito que Deus formou o homem do pó da terra soprou em suas narinas o fôlego [Rûah] de vida. Todos os seres humanos dependem deste fôlego de vida para viver. Só o fato de respirar já é motivo para agradecer ao Senhor (Salmos 150.6). O Espírito Santo é como um vento que gera vida por onde passar. 

   Para saber mais sobre o assunto, leia o estudo: Símbolos do Espírito Santo.

Como o Vento do Espírito se manifesta?

Vamos aprender um pouco sobre a manifestação do Espírito Santo como vento:

1- Na conversão: João 3.8

Antes da conversão o Espírito Santo sopra para conduzir a pessoa à presença de Deus. Depois de convertida não somos mais guiados por nossa própria vontade e sim pelo Espírito Santo de Deus.
Peça ao Espírito de Deus que guie sua vida com uma brisa suave.

2- Renovando a Vida: Ezequiel 37.7-10

Quando Ezequiel viu os ossos secos Deus lhe disse para profetizar aos ventos que viessem renovando vida sobre aqueles ossos e os ventos vieram e os colocaram tudo no lugar.
Peça ao Espírito Santo que renove sua vida e coloque tudo no lugar derrotando toda morte.

3- Dando livramento: Êxodo 15.8-10

Quando o povo de Israel estava saindo do Egito perseguido por faraó, Deus mandou um vento apenas que abriu o mar Vermelho, o povo passou e depois mandou o vento de novo e fechou o mar sobre os soldados livrando o seu povo. O mesmo vento que era favorável para o povo de Deus era contrário para os inimigos.
Quando passar por apuros chame ao Espírito Santo e peça que envie seu vendo abrindo caminho e livrando de todos os inimigos.

4- Nas provações: Marcos 6.48-51

Às vezes as provações são permitidas por Deus para nos mostrar que estamos indo para o lado errado e sem Jesus. Mesmo se o vento for contrário, quando chega a presença de Jesus tudo se acalma.
Busque sentir o vento do Espírito de Deus nos momentos de provações e seja guiado por Deus deixando Jesus entrar em seu barco.

5- Como voz de Deus: I Reis 19.11,12

Quando Elias precisava ouvir a voz do Senhor, não ouviu em um vento forte, num fogo ou tempestade e sim através de um cicio que é uma brisa suave que soprou aos seus ouvidos e falou com Ele.
Deus fala ao nosso coração como um vento manso e suave. Quando não conseguir ouvir a voz de Deus fique em silêncio e o ouvirá bem suave falando dentro de você.

6- Enchendo do Espírito: João 20.22

O próprio Jesus soprou sobre os discípulos para ministrar sobre eles enchendo-os do Espírito Santo. O mesmo Deus que cria dando vida, renova e enche de poder.
Peça a Jesus que sobre você o Espírito Santo e te encha totalmente te dando vida e virtude.

Sinta o vento do Espírito de Deus!

CONCLUSÃO

Aprendemos que o Espírito Santo se manifesta como vento criando o ser humano, levando-o à conversão, dando vida, livramento, ajudando nas provações, falando ao coração como voz de Deus e enchendo totalmente do Espírito Santo.
Peça ao Senhor que lhe dê sensibilidade para perceber a manifestação do vento do Espírito de Deus!

Para saber mais sobre o assunto, leia o estudo: Símbolos do Espírito Santo.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp