Hoje é o dia!


-Tema: ANO NOVO

Hebreus 3.7-14


-Introdução: Hoje é aquele dia de fazer o balanço anual e ver nosso saldo. Mas seria possível ver nosso saldo com Deus? O Saldo de nossos sonhos e consigo mesmo? E o saldo com o próximo, quantos amigos fiz e quantos perdi? Não podemos perder tempo.
   A Palavra de Deus afirma que “há tempo para tudo” em nossas vidas (Eclesiastes 3.1-11), por isso não podemos argumentar que não temos tempo. Neste ano Deus nos deu 12 meses, 52 semanas, 365 dias, 8.760 horas, 525.600 minutos e 32.536.000 segundos. Durante todo este tempo Deus nem piscou, nem dormiu, nem cochilou pra cuidar de nós (Salmos 121.3,4). Achamos tempo para fazer tudo o que queremos. Quanto deste tempo você passou com Deus?
   O dia mais importante que existe se chama HOJE. Por isso se chama PRESENTE Um presente de Deus. Não podemos mudar o passado nem adianta preocupar com o futuro. Mas sobre o presente a Palavra de Deus diz: “santificai-vos HOJE por que amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Josué 3.5) e também diz: “hoje se ouvirdes a sua voz não endureçais o coração” (Salmos 95.7).

O que devo fazer hoje?

No Novo Testamento houve quatro pessoas a quem Jesus se dirigiu com urgência afirmando o que deve fazer HOJE. Duas pessoas aceitaram a salvação a tempo e dois não. Vamos refletir sobre o que Jesus disse a estas pessoas e aprender o que devemos fazer HOJE:

1- O fazendeiro rico – hoje é dia de renúncia: Lucas 12.16-21

Jesus contou sobre um fazendeiro que era muito rico e ficou mais rico ainda com uma grande colheita que teve precisando fazer grandes reservas. No dia que terminou de juntar sua colheita, pensou consigo mesmo que seria rico “por muitos anos”. Achou que teria essa riqueza para sempre, mas não sabia que naquele dia mesmo perderia sua alma.
Jesus o chamou de louco, por que é loucura pensar que ter tudo sem Deus é alguma coisa. Por isso Jesus disse que naquela mesma noite pediriam a alma dele. Ele morreu deixando tudo para trás.
 Com este homem aprendemos que hoje é tempo de renúncia, de entregar tudo o que temos a Deus. Se não tivermos nada, Deus do nada pode fazer tudo.
Hoje é tempo de renunciar todo orgulho!         

2- Pedro – hoje é dia de arrepender-seLucas 22.34 e 60-62

Jesus advertiu a Pedro de que naquele mesmo dia o galo não cantaria antes que Pedro negasse o Senhor. E foi justamente o que aconteceu. Pedro chorou de arrependimento. Jesus o avisou por que sabia que ele se lembraria desse aviso e se arrependeria.
A cada dia negamos Jesus com nossos pecados e Jesus sempre nos avisa, mas também nos dá oportunidade de arrepender-se.
Hoje é tempo de se arrepender dos pecados!

3- Zaqueu – hoje é tempo de salvaçãoLucas 19.1-10

Zaqueu queria ver Jesus. Talvez fosse só curiosidade. Quando Jesus o chamou pelo nome, ele se assustou e o Senhor lhe disse: “desce depressa, hoje me convém pousar em sua casa” e Zaqueu o recebeu com alegria. Imagine só, Jesus se convidou, se ofereceu para ir na casa de um pecador. Depois da visita de Jesus, o Mestre declarou hoje houve salvação nesta casa”.
Diferente do homem rico e de Pedro, Zaqueu aproveitou a oportunidade e se entregou a Jesus naquele mesmo dia.
Hoje é tempo de Jesus entrar em nossas casas, Ele tem pressa. Hoje é dia de Salvação para nossas famílias!

4- O ladrão da cruz – hoje é dia de perdãoLucas 23.43

Aquele parecia ser o último dia de Jesus, mas não era. Havia dois bandidos ao se lado. Um deles zombava e outro lhe pediu humildemente que apenas se lembrasse dele quando entrasse no paraíso e Jesus lhe afirmou com certeza hoje mesmo estarás comigo no paraíso”.
Aquele homem aproveitou seu último segundo para pedir perdão pelos seus pecados e foi salvo para a eternidade. Do mesmo modo devemos aproveitar nosso último dia do ano e não levar mágoas.
Hoje é tempo de perdoar e pedir perdão!

Jesus quer te abençoar Hoje!

-CONCLUSÃO:
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente” Hebreus 13.8
Se você não teve tempo de fazer o que queria, Deus te dará mais tempo, mas tem uma coisa que você só pode fazer hoje, agora, entregar-se a Jesus.
Aproveite hoje mesmo a oportunidade de renunciar tudo que não é do Senhor, principalmente o orgulho que nos faz pensar que somos auto-suficientes e estamos bem, não precisando nem de Deus nem de ninguém.
Também é o momento propício para repensar a vida e confessar os pecados ao Senhor. É hora de convidar Jesus para entrar em nossas casas e salvar nossas famílias. É tempo de perdoar quem nos ofendeu e pedir perdão a quem nos ofendeu.
Durante o ano há tantas datas comemorativas e momentos especiais. Tiramos tempo para tudo. Que você possa encontrar tempo para Deus. Que haja um dia para sua salvação.
Talvez o sonho que tinha para este ano e não deu pra realizar ainda não aconteceu por que não é o tempo de Deus e nossos projetos para o futuro devem ser colocados nas mãos do Senhor para serem realizados “se Deus quiser” (Tiago 4.13).
Mas há uma coisa que você pode fazer hoje! Hoje é o tempo oportuno, hoje é o dia da Salvação (II Coríntios 6.2).

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp