O perigo das perdas espirituais

-Tema: VIGILÂNCIA

II Reis 6.1-7 e Lucas 15.8-10


-Introdução: Nestes dois textos, um do Antigo e outro do Novo Testamento, encontramos duas histórias de pessoas que perderam um objeto. Um homem que perdeu um machado dentro d’água e não tinha como encontrá-lo e uma mulher que perdeu uma moeda e procurou insistentemente. Ambos encontraram. O machado foi devolvido por interferência milagrosa do profeta Eliseu e a moeda foi encontrada por perseverança da própria mulher.
Vamos fazer uma comparação através de alegoria entre o que foi perdido pelo homem e a mulher. O machado, vamos chamar de ferramentas espirituais e a moeda de valores espirituais. O homem, compararemos ao cristão em si e a mulher à Igreja como um todo.

O que você tem perdido?

Vejamos algumas coisas que a Igreja não pode perder:

1- Ferramentas espirituais

Semelhante ao homem que perdeu o machado, muitas vezes perdemos uma ferramenta importante que está em nossas mãos e ficamos sem condições para o ministério. Vejamos algumas ferramentas espirituais que não podemos perder:
a)ComunhãoII Reis 6.1-3: ‘O machado era emprestado’ (v. 5) e por causa daquele machado estaria em risco a comunhão do homem que o perdeu com quem o emprestou. O propósito deles ali era fazer uma casa para estarem juntos. A comunhão é uma ferramenta para o fortalecimento da Igreja.
b)Serviço II Reis 6.4,5: eles estavam trabalhando e por causa do machado tiveram que parar para procurar. Existem coisas que acontecem para fazer a Igreja parar e não podemos deixar de servir.
c) Culto: os discípulos de Eliseu estavam com ele para aprender e certamente cultuavam ao Senhor juntos. A adoração é uma ferramenta importantíssima para a Igreja. Através do culto é que aprendemos e nos formamos como Igreja.
d)Oração: associada ao jejum, a oração é a força da Igreja. Esta ferramenta é a ‘chave mestra’ para tudo na obra do Senhor.
e) Palavra: A Bíblia é uma ferramenta que deve ser usada e manuseada por todo servo de Deus (II Timóteo 2.15). Ela é a fonte e recurso para tudo que fazemos na Igreja. Não podemos trocar o estudo da Bíblia por qualquer outra atividade, pois se tornaria apenas entretenimento religioso. A pregação e o ensino Bíblico devem ser prioridade na Igreja, se não, significa que têm valor secundário.

2- Valores espirituais

Como aquela mulher, muitas vezes a Igreja também perde alguns valores e deve procurá-los com afinco para não ficar sem seu tesouro e pureza. Vejamos alguns valores que como Igreja não podemos perder ouse perdemos devemos procurar:
a)TestemunhoLucas 15.8: ‘acende a luz’ como a mulher que acendeu a luz para encontrar a moeda, a Igreja precisa lutar para manter sua luz acesa na comunidade onde está para levar o brilho do evangelho aos que estão perdidos em trevas.
b)Perseverança Lucas 15.9: ‘até encontrar’. A mulher foi perseverante. Não desistiu enquanto não achou a moeda. Assim também devemos ser perseverantes e procurar até achar os valores que precisamos para ser uma Igreja forte e madura.
c) Perdão Lucas 15.8: Quando a mulher ‘varre a casa’, ela também tirou algumas sujeiras que encontrou. Da mesma forma quando a Igreja procura os valores que precisa, às vezes encontra algumas sujeiras e é preciso primeiro arrumar a casa para então se alegrar. O perdão é um valor importante para manter a igreja limpa de toda mágoa e pecado.
d)Alegria Lucas 15.9,10: a mulher festejou com suas amigas e Jesus declarou que no céu também tem festa. A Igreja deve ter um ambiente festivo. Mas não de um clube social. O motivo da festa deve ser a salvação de almas e conseqüência de um ambiente sadio.
e) Respeito: A dracma da mulher tinha um sentido de  virgindade. Se não a encontrasse significaria que tinha perdido sua pureza e poderia ser julgada por isso, o que justifica sua avidez em procurar a dracma. Do mesmo modo, a Igreja hoje deve procurar os valores do respeito como Paulo orientou ao Timóteo como tratar, mulheres, donzelas, idosos e líderes (I Timóteo 5). Precisamos aprender a respeitar mais o irmão e ter temor de Deus antes de tudo. Será que as tantas divisões no meio do povo de Deus não significam que se perdeu o respeito e o temor?

Não perca o que Deus te Deus!

-CONCLUSÃO

Eis que venho, sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa’. Apocalipse 3.11
As ferramentas que Deus nos dá são importantes para vencer as lutas e o valor que recebemos do Senhor não pode ser subestimado nunca.Cuide do que tem recebido de Deus, que Ele te recompensará. Ele faz flutuar o que se perdeu e te dá alegria dobrada!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp