Aliança do Senhor com Josué

Tema: ALIANÇA COM DEUS  

Josué e as muralhas de Jericó

Josué 24.14-25

Introdução: Josué foi o jovem companheiro de Moisés e depois seu sucessor. Era um guerreiro, por isso Deus lhe chamou para lutar e defender o povo de Deus. Ele conquistou a terra de Canaã, cumprindo-se a promessa que Deus havia feito a Abraão, Isaque, Jacó e Moisés.
   Dos seiscentos mil que marcharam a pé do Egito (Ex 12, 37-38), somente Josué e Calebe entraram na terra prometida, por que todos os outros morreram por causa do pecado, quebraram sua Aliança com Deus feita com Moisés. Foram enterrados no deserto e somente seus filhos puderam continuar a caminhada.
Então havia uma nova geração de pessoas jovens que precisavam fazer uma Aliança com Deus. O Senhor havia operado maravilhas no meio deles abrindo o mar, parando o Jordão para atravessarem, parou o sol e a lua, e muitos outros milagres (v.17). Venceram todos os inimigos externos, mas não venceram o pecado dentro deles (v.18). Mesmo vendo os milagres, o povo continuava pecando contra o Senhor, por isso Josué chamou aquela nova geração para fazer uma Aliança com Deus. Para Josué e Calebe, aquela era uma Renovação de sua Aliança com Deus, mas para o resto do povo era a primeira vez que faziam esta Aliança. Da parte de Deus a mesma Aliança continuava fiel, mas da parte do povo era preciso renovar.


Como renovar a Aliança com Deus?

Vamos aprender com Josué que foi fiel em sua Aliança com Deus e como ele ensinou para sua geração:

1- Aliança de Temor a Deus: Josué 24.14

A primeira coisa que Josué fala ao povo para fazer uma aliança com Deus é “agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor” (v.14) Josué chama o povo para temer a Deus.
O que é temer a Deus? Seria ter medo? Não. É ter fé mas respeitar seu poder grandioso. 

Para Josué o temor significava:
a)  servi-o com integridade, ou seja “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força ” (Deuteronômio 6.5). Servir a deus por inteiro é não servir a dois senhores (Mateus 6.24). Essa Aliança deve ser voluntária, de  coração, com consciência, por isso Josué perguntou ao povo três  vezes e eles responderam que queriam servir a Deus três  vezes (v.16, 21 e 24).
b)  e com fidelidade ser fiel a Deus em tudo e em todo lugar. Ser fiel é cumprir seus compromissos como falaram espontaneamente que queriam servir a Deus (v.16). No v. 19 Josué adverte que não poderiam fazer esse compromisso, pois se faltassem, Deus os castigaria. Muitas vezes não entendemos isso, mas faz parte do temor que devemos a Deus. Muitos pensam como disse Paulo: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” (Romanos 6.1,2) achando que Deus por ser amoroso e perdoador sempre vai perdoar depois. Isso é engano.
c)  deitai fora os deuses, ou seja, temer a Deus implica em abandonar toda idolatria. Deus quer exclusividade (Isaías 42.8). Isso significa que deixamos tudo que não é do Senhor, tudo o que toma o lugar de Deus em nossas vidas e colocamos o Senhor em primeiro e único lugar. Muitas vezes precisamos deixar crendices, vaidades, costumes que ficamos agarrados a eles. Isso é uma Libertação de tudo o que não é de Deus. Precisamos temer a Deus de modo a nem olhar o que Deus não aprova.

Isso é temer a Deus, servindo ao Senhor com integridade, com fidelidade e renunciar tudo o que não é Dele. Faça uma Aliança de Temor a Deus, um pacto de antes de tudo pensar o que seria a vontade do Senhor.
Deus quer fazer uma Aliança de Temor com você! 

2- Aliança de Santidade: Josué 3.5

Josué conhecia ao Senhor e sabia que é “Deus santo, Deus zeloso” (v.19), por isso era preciso santidade. Ele havia visto a glória de Deus várias vezes sobre o monte quando falava com Moisés e ouvia a voz do Senhor como trovão (Salmos 104.7). Precisavam se santificar para enfrentar as lutas espirituais que teriam e receber a interferência milagrosa de Deus os livrando de todo mal.
O que é Santidade? É lutar contra o pecado dentro de nós mesmos. Muitas pessoas fazem promessas ao Senhor de pedir a Deus um milagre antes e depois, ‘se’ Deus fizer primeiro, eles vão mudar sua vida. Mas não é assim. Josué disse ao povo: “santificai-vos hoje, por que amanhã o Senhor fará maravilhas” e não que ‘o Senhor fará maravilhas hoje e amanhã vos santificai’. Não podemos negociar bênçãos com Deus fazendo trocas.
Josué era um homem cheio de discernimento de Deus e espírito de revelação. Certa vez após vencer uma batalha em Ai, Deus havia mandado que ninguém pegasse nada daquele povo, e alguém pegou. Deus mostrou a Josué e lhe revelou Acã que confessou ter pegado uma capa babilônica (Josué 7). Tudo isso era com objetivo de manter o povo santificado para não serem derrotados pelos inimigos.
A Santidade é a condição para que Deus opere milagres. O pecado enfraquece e traz derrotas às nossas vidas. Faça uma Aliança de santificar sua vida ao Senhor para que então Deus possa fazer milagres em sua vida.
Deus quer fazer uma Aliança de Santidade com você!

3- Aliança com a Palavra de Deus: Josué 1.7,8

A primeira recomendação que Deus deu a Josué quando ele começou seu ministério foi que não se apartasse da Palavra, nem se desviasse dela de modo algum, pois a Palavra seria seu manual de orientações.
O segredo do sucesso de Josué era que sempre seguia as instruções do Senhor ouvindo a voz de Deus. A Arca da Aliança, que tinha dentro as taboas da Lei, sempre ia à frente das batalhas e caminhadas, por isso o rio se abriu e as muralhas de Jericó caíram. Quando a Palavra de Deus vai à nossa frente temos a luz em nosso caminho (Salmos 119.105) não podemos colocar esta luz em baixo e sim acima e à frente de nossas vidas (Mateus 5.15).
A Bíblia é o nosso GPS, que mostra o caminho que devemos seguir. Em todos os momentos de nossa vida podemos consultar a Palavra de Deus que é “útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Timóteo 3.16).
Faça com o Senhor uma Aliança de ler sua palavra, de colocar a Bíblia como seu livro de cabeceira, leve-a na viagem e por onde for. Não faça nada sem antes buscar a Palavra de Deus. Mas não leia a Bíblia como um manual da sorte, estude-a e examine como Jesus ordenou (João 5.39). A fé vem pelo ouvir a pregação da Palavra de Deus e como ter fé sem participar de uma Escola Bíblica, ouvir pregações e ler a Bíblia? (Romanos 10.17). Muitos cristãos são infantis por que falta conhecimento da Palavra de Deus como o Senhor disse a Oséias “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” (Oséias 4.6).  A Palavra de Deus é a Verdade que liberta (João 8.32).
Deus quer fazer uma Aliança da Palavra com você!

Renove sua Aliança com Deus!

CONCLUSÃO

Não podemos deixar nosso compromisso com Deus ser como os propósitos que fazemos e não cumprimos. Precisamos sempre renovar nosso contrato com o Senhor. A parte do Senhor é imutável e permanente eterna, mas nós precisamos de tempo em tempo nos avaliar e ver se pecamos contra o Senhor quebrando nossa Aliança com Ele. Então devemos pedir perdão ao Senhor e recomeçar, pois “O SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz, se cair não ficará prostrado por que o Senhor o segura pela mão” (Salmos 37.23,24).
Se você ainda não fez uma Aliança com Deus aproveite esta oportunidade. Se você já fez uma Aliança com Deus, renove-a a cada dia por que o nosso Deus é eterno e não falhará em suas promessas.
Faça uma Aliança de Temor a Deus, de viver em Santidade e com Palavra do Senhor.

______________________________ 
Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp