Toque de Fé

-Tema:



Marcos 5.24-34
-Introdução: Este texto conta a história de uma mulher que embora não saibamos o nome dela, sabemos que é uma MULHER DE FÉ, marcada pela dor e sofrimento. Ela tinha uma doença incurável para a época e ainda tinha o preconceito religioso que a considerava impura. Mesmo assim aquela Mulher de Fé foi persistente até alcançar a bênção.

Como tocar com fé?

Vamos aprender alguns gestos desta Mulher de Fé seguindo ao Senhor até tocar nas suas vestes:

1- Seguir a Jesus: v.24-27

Em meio à multidão que seguia Jesus (v.24), cada um estaria ali por um motivo pessoal. Mas no meio daquela multidão havia alguém que nem era visto por todos, pois estava abaixo deles se arrastando no chão (v.25).
Esta Mulher de Fé seguia a Jesus de um modo diferente. Ela seguia pela fé. Não tinha forças, mas tinha uma fé corajosa. Embora estivesse por baixo no meio da multidão, sua fé era sublime e atingia as alturas até Deus.
A dor daquela mulher já havia chegado ao limite. Foram doze anos de sofrimento (v.26). Havia gastado tudo o que tinha com medicamentos e tratamentos de saúde e nada resolveu. Estava frustrada. Mas ao ouvir sobre Jesus, um raio de esperança brilhou para ela e gastou suas últimas forças para chegar até Jesus.
De todas as pessoas que seguiram Jesus, esta foi o maior exemplo de fé, por que ela se arrastou mesmo antes de ser curada. Sua fé veio por que ela ouviu falar de Jesus (v.27).
E você como tem andado? Está melhorando ou piorando a cada dia? Talvez você já tenha ouvido falar de Jesus que salva, cura e liberta, mas precisa seguir ao Senhor, mesmo que seja preciso se arrastar aos pés Dele e ser levantado por suas mãos.

2- Declarar a Fé: v.28 e 33

Aquela mulher declarou o que acreditava enquanto se arrastava aos pés de Jesus. A possibilidade da cura era a maior necessidade que tinha. Então teve a idéia proveniente da fé de tocar em Jesus. Parecia algo inatingível, difícil e distante cheio de obstáculos pelo caminho.
Mas como Jesus havia ensinado: que, qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.” (Marcos 11.23).Então ela foi falando o que queria fazer e por isso conseguiu alcançar Jesus.
Outros cegos, paralíticos ou leprosos não conseguiram alcançar Jesus dessa maneira por que as pessoas não deixavam, mas ela foi persistente e corajosa.
Depois de alcançar Jesus, tocar Nele e ser curada, ela ficou tão impressionada que lhe faltou a voz. Mas ouviu Jesus perguntar ‘quem me tocou?’ e então teve que declarar novamente sua fé “contando-lhe toda a verdade”, ou seja, que o seguiu e o tocou pela fé. Essa declaração rendeu-lhe não somente a cura do corpo, mas a salvação da Alma, por que Jesus lhe disse Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal” (v.34). Quando contamos a vitória, selamos a bênção e vamos em paz, salvos pelo Senhor.
Nunca declare suas dificuldades ou obstáculos, declare sua fé enquanto segue em direção a Jesus. O que você está precisando? Declare e creia que você alcançará!

3- Agir pela Fé: v.27

De nada adiantaria seguir e declarar a fé se não houvesse uma atitude. A fé manda agir. Crer é uma ação, não apenas uma certeza.
Muitas pessoas sonham com coisas que poderiam acontecer em suas vidas e esperam uma oportunidade de algo acontecer e nada. Aquela Mulher de Fé poderia apenas pensar ‘ah, se ele passasse aqui perto’, ‘se ele me visse e me perguntasse o que tenho’, ‘se Ele me tocasse’, se, se, se...
Mas ela não condicionou sua fé a nada. Ela se arrastou e foi em direção a Jesus, esticou o corpo, apontou a mão e com um pouquinho mais de força o alcançou. Foi curada imediatamente (v.29).
Ação gera reação. Uma ação da fé provoca uma reação milagrosa de Deus. Todas aquelas marcas, cicatrizes e dores foram embora e uma alegria incontida encheu aquela mulher que antes tinha os olhos molhados de lágrimas e os dentes rangidos de dor. De repente ela se levanta e sorri alegre e com forças que há muito não sentia disse: fui eu quem te tocou.

Siga, declare e aja pela fé!

CONCLUSÃO: v.29-31

Aprendemos muito com esta mulher que ouviu falar de Jesus e seguiu o Senhor não olhando para sua dificuldade e sim para a possibilidade da cura.
Do mesmo modo que ela sentiu ser curada (v.29), Jesus também sentiu que Dele saíra poder (v.30). Jesus nos sente e nos faz sentir o Seu poder!
O que você está sentindo agora? Você consegue sentir Jesus em sua vida? Jesus também quer sentir sua fé, seu toque e seu amor por Ele.
Muitas vezes somos como os discípulos que não sentiram nada (v.31) argumentando que foi só um esbarro da multidão. Mas Jesus reconhece um toque de fé. Ele olha para nós no meio da multidão e procura quem o tocou.
Siga a Jesus mesmo diante de qualquer dificuldade que tiver. Declare sua fé acima de todas as impossibilidades. E aja pela fé. Toque em Jesus. Ele está te olhando e procurando alguém que creia e toque em suas vestes. Jesus quer sentir você!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp