Atletas de Cristo

Tema: VIDA CRISTà 

pregação atletas de Cristo

I Coríntios 9.24-26
Introdução: O apóstolo Paulo estava num ambiente muito esportivo em Corinto onde havia um grande estádio e se disputavam torneios olímpicos. Por isso Paulo falou como o povo certamente entenderia comparando a vida de um cristão à de um atleta.
Entrar em um jogo sem conhecer as regras é derrota certa. Por isso muitas pessoas fracassam espiritualmente, por que ignoram as disciplinas espirituais.

Você é um atleta de Cristo?

Vamos comparar algumas características de um bom atleta com o dever de um bom cristão:

1- Esforço: v.24 “correi de tal maneira que o alcanceis”

Todo atleta tem que se esforçar, treinar e conseguir o máximo de sua capacidade. Não pode ter preguiça. Tem que estar em forma para vencer. Precisa ter vontade. Se esforçar ao máximo. Esse esforço por mais cansativo que seja é um prazer para o jogador.
Como cristãos precisamos nos esforçar também pelo Reino de Deus (Mateus 11.12). Fazer o melhor para Deus. Dedicar nossa vida totalmente a Ele com prazer. Se amamos a Deus não achamos difícil servir a Ele.
Você tem se esforçado para servir ao Senhor melhor?
Esforce um pouco mais e faça o melhor para Jesus!
 

2- Disciplina: v.25 “todo atleta em tudo se domina”

Para estar preparado, um jogador precisa se dominar e conhecer sua capacidade aumentando seus limites. Essa disciplina é o que proporciona o desenvolvimento na hora da partida. Se o atleta não tiver uma rotina de treino ele não consegue vencer.
Assim também em nossa vida precisamos aprender a treinar sempre com disciplina para nos dominar e aperfeiçoar a cada dia. Se formos orar somente quando precisarmos de socorro de Deus, na hora do aperto não saberemos como fazer. As disciplinas espirituais são oração, leitura da Bíblia, culto, perdão, etc. Por isso é preciso treinar espiritualmente para as horas de luta.
Você tem treinado sua vida espiritualmente ou está um pouco indisciplinado?
Exerça disciplina espiritual e se prepare para vencer!

3- Meta: v.26 “não sem meta”

A motivação do atleta é vencer. Se começar o jogo pensando em perder não conseguirá vencer. Por isso a única coisa que passa na cabeça do jogador é marcar pontos e conseguir a vitória. Sua meta é vencer!
Lutar sem meta é como se estivesse "desferindo golpes no ar" v.26.
Nós cristãos também precisamos ter uma meta. Jesus nos disse: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mateus 24.13) então nossa meta deve ser a salvação.
Deus quer nos dar uma vida vitoriosa e precisamos deixar todo pensamento de derrota para então sermos “mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.37).
Qual é a sua meta espiritual? Você está buscando sua salvação?
Tenha com objetivo sua vitória maior que é a vida eterna!

Seja um atleta de Cristo!

CONCLUSÃO

Para concluir, vamos comparar Jesus e seus discípulos com um time. Jesus escalou um time de doze apóstolos, mas era ao mesmo tempo técnico, capitão e goleiro. Treinava, coordenava e defendia.
Tiago e João eram laterais esquerda e direita, mas queriam ganhar destaque de seus amigos (Mateus 20.20,21) e não passavam a bola (Lucas 9.54). Tomé era o meio campo, mas era descrente e não acreditava que ia vencer fazendo o jogo ficar lento (João 20.25). Pedro era zagueiro, cometeu falta (João 18.10), negou e foi expulso (João 18.15-17). Judas era o atacante traiu o time e fez gol contra (João 18.2). Por fim Jesus teve que sair do gol, buscar a bola no meio do campo, defender o time sozinho e fazer o gol da vitória.
Jesus nos chama para seu time e as regras do jogo são amar e perdoar.  

Jesus quer te escalar numa posição:

-zagueiro, precisa estar atento aos ataques do inimigo. atacante deve estar preparado para entrar no território diferente levando a mensagem de Deus.
-lateral, é aquele que fica ao lado, porque ninguém pode ir sozinho, vai atrás da bola, coloca no meio do campo, ele sabe a hora de pegar a bola e dar para o time fazer o gol.
-meio-campo, ajuda, passa a bola para que outros peguem e façam o gol. No meio do campo da nossa vida, Deus nos dá pessoas que nos ajudam, para que possamos fazer o gol.
-goleiro segura a bola, defende, trabalha para que o time contrário não faça gol, por isso somos chamados a defender a bola da nossa fé, somos chamados a defender quando vem o pecado.

Qual a sua posição no time de Cristo?
Deus quer te abençoar então como bom atleta espiritual, se esforce, tenha disciplina e a meta de vencer!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp