Quer Pescar mais?


Lucas 5.1-11
-IntroduçãoVamos comparar a pescaria com a evangelização: A pescaria de anzol é semelhante à evangelização pessoal. A pescaria de rede pode ser comparada ao evangelismo de massa, como eventos. Quando Jesus chamou seus discípulos eles estavam trabalhando. O que mostra que Deus gosta de gente lutadora. 
   O Evangelho não é para pessoas desocupadas. Quanto mais trabalhamos, mas podemos servir à Deus. Quando os discípulos estavam pescando, Jesus os chamou para ‘pescar almas’, mas se estivessem pastoreando ovelhas, os chamaria para pastorear vidas, ou se fossem oleiros os convidaria para moldar vidas.
   Jesus já sabia o que iria acontecer e creio que provocou o acontecimento. Como a multidão o apertava, pediu para se sentar dentro de um barco que estava no lago. Justo o barco de Simão, que estava desiludido por que não conseguira pescar nada a noite toda, mas aquele dia foi a sua maior pescaria.
Muitas vezes estamos como aqueles homens, sem conseguir nada, mas Deus fez todas as coisas do nada! Jesus é especialista em coisas impossíveis.

Como pescar mais?

Vamos refletir sobre o que aconteceu nesta pesca maravilhosa e aprender como devemos ganhar mais almas para Jesus:

1- Lave as redes: v.2c

Simão e seus amigos estavam lavando as redes. Isso mostra que não tinham pegado nada. Só tinham sujado as redes. Mas como bons pescadores não quiseram guardar as redes sujas.
Deus não gosta de sujeira. Pessoas que acumulam coisas velhas e sujam atraem para si pobreza. Como a prosperidade virá se não houver espaço, visto que está entulhado de lixo? Para vir o novo é preciso abrir mão do velho.
-O que significa lavar as redes?
Para nós significa que precisamos lavar as nossas vidas. Fazer um auto-exame e ver se há alguma sujeira e limpar imediatamente. Faça uma faxina na sua mente, em seu coração e na sua vida em geral. Tudo que for sujo e velho jogue fora. Confesse seus pecados.
Pedro “prostrou-se aos pés de Jesus dizendo: ... sou pecador” (v.8). Ele confessou que precisava de Deus embora não merecesse. Realmente não somos merecedores, mas pela Graça e Misericórdia de Deus somos aceitos.
Coloque a armadura de Deus (Efésios 6.10-17) protegendo seu corpo totalmente. Proteja sua cabeça de maus pensamentos, seu coração de coisas injustas, sua cintura de qualquer mentira e seus pés devem levar o evangelho. Defenda seu corpo com um escudo de fé e com a espada do Espírito que é a Palavra de Deus.
Mente vazia é oficina do diabo. Por isso Deus quer que pensemos em coisas boas: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4.8). Expulse todo mau pensamento de sua vida.
Peça perdão ao Senhor, pois o sangue de Jesus te purifica de todo o pecado (I João 1.9).
Você tem confessado seus pecados?
Lave suas redes confessando seus pecados!

2- Deixe Jesus entrar no barco: v.3a

Jesus entrou no barco de Simão e pediu educadamente para que afastasse o barco um pouco mais para o fundo. Aparentemente Jesus só queria um lugar para se sentar e pregar, mas acima de tudo queria uma posição ideal para realizar um milagre.
-O que significa deixar Jesus entrar em nosso barco?
Ao deixar Jesus entrar no barco, Simão teve a oportunidade de:
-obedecer a Jesus, que direcionou para onde o barco deveria ir;
-aprender de Jesus, que estava pregando do barco como se fosse seu púlpito e Simão ouvia;
Muitas pessoas querem que Jesus entre em seu barco somente para acalmar as tempestades. Não querem obedecer nem aprender. Mas quando Jesus entra em nosso barco devemos O deixar dirigir nossas vidas para onde quiser e principalmente ouvir sua Palavra.
Enquanto ouvimos nossa fé é preparada para o milagre. Jesus só operou o milagre depois da pregação (v.4).“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10.17).
Você já deixou Jesus entrar em seu barco?
Ouça e obedeça a Jesus, deixe Ele entrar em seu barco e dirigir sua vida!

3- Lance as redes sob a Palavra: v.5c

Com certeza Jesus havia pregado sobre as maravilhas de Deus e os milagres que opera. Simão havia acreditado na mensagem de Jesus.
Simão considerou:
- o impossível: “havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos” (v.5b);
- o poder de Jesus: “mas sob a tua palavra lançarei as redes” (v.5c);
Mesmo sendo já experiente e sabendo que não tinha peixe, Simão não deixou de crer que para Jesus seria possível por que Ele criou os peixes.
-O que significa lançar as redes sob a Palavra?
Lançar as redes sob a Palavra de Deus é acreditar, ter fé e agir com base nesta confiança. Precisamos ter esta fé de que mesmo que os impossíveis para os homens são possíveis para Deus (Mateus 19.26).
Esta firmeza de fé mudou a vida de Pedro. Jesus mudou o nome de Simão = vacilante para Pedro = firmeza de uma rocha (João 1.42).
Você já lançou as redes sob a Palavra?
Confie nas promessas do Senhor para sua vida e lance suas redes para um milagre!

4- Peça ajuda de outros: v.7

Pedro nunca tinha visto tantos peixes em sua vida. Quase arrebentaram as redes. Por pouco não afundaram o barco. Precisou da ajuda de companheiros de outro barco.
Quando os pescadores do outro barco viram aquela maravilha de pescaria, ficaram sem reação, mas Pedro fez um sinal para eles (talvez com a cabeça) para que seus colegas viessem ajudar.
Talvez os amigos de Simão pensassem que este não iria dividir a pesca. Mas se eram companheiros provavelmente tinham um trato de sociedade (v.9).
-O que significa pedir ajuda de outras pessoas?
Isso mostra que o milagre não é só pra você. Deus quer te usar para abençoar outros.
Muitas pessoas querem ter uma pescaria abundante, mas não querem dividir os peixes. Isso é egoísmo.
Se Deus te der um milagre, prosperar sua vida, por exemplo, você vai dividir isso com alguém? Vai ajudar na igreja? Vai ajudar os pobres? Ou vai investir em suas vaidades e prazeres?
Você já convidou outras pessoas para te ajudar na grande pescaria de sua vida?
Compartilhe os milagres que Deus te dá!

Você é um pescador de vidas!

-CONCLUSÃO: v.10,11

Diante do poder de Jesus, Pedro nem se importou com os peixes. Deixou tudo para trás e foi seguir Jesus que lhe disse “doravante serás pescador de homens” (v.10).
Depois que Deus opera maravilhas em nossas vidas, nosso maior objetivo deve ser glorificar o nome de Jesus.
João Wesley sempre dizia para seus pregadores: “vocês têm um negócio para fazer, apenas um: ganhar almas”.
Lave as redes de sua vida para dar espaço aos milagres de Deus. Deixe Jesus entrar em seu barco para dirigir sua vida e te ensinar. Lance suas redes não para onde sabe ou gosta e sim sob a Palavra de Deus. E quando Deus te abençoar, testemunhe com o máximo de pessoas possível.


________________
Fonte da imagem: https://pixabay.com/photos/fish-fishermen-fishing-net-fishing-3062034/

eBook: Evangelização, Missão e Discipulado


Você está preparado para evangelizar?
Você sabe qual o seu chamado missionário?
Você tem discipulado vidas?
Já se fez estas pergunta? Está preparado?
O Objetivo deste livro é induzir a ação evangelizadora e não somente apresentar novas teorias. Vamos tratar sobre a Missão de forma geral e concluir com o Discipulado que é a forma mais completa de evangelizar.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp