As maravilhas da Cidade Celestial

Tema: ESCATOLOGIA


Apocalipse 21.21-27 e 22.1-5

Introdução: Imagine uma linda cidade. Com tudo o que um bom município precisa para funcionar bem. Ruas bonitas, iluminadas, água de qualidade, educação, saúde, segurança pública, abundância de alimentos, etc.
De todas as cidades que já tenhamos visto nada se compara à bela cidade descrita na Palavra de Deus, onde os salvos irão morar.
Sua naturalidade terrena é a cidade que nasceu, mas sua naturalidade espiritual é esta Cidade Celestial.

Você quer morar na Cidade Celestial?

Vamos imaginar uma cidade completa e comparar com as maravilhas da Cidade Celestial:

1- A Cidade Celestial terá muita RIQUEZA

Apocalipse 21.21 “As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente”.
Toda cidade tem uma fonte principal de riqueza. Dependendo da cidade é o comércio, indústria, pecuária ou extração de algum mineral.
Nesta Cidade Celestial a riqueza é tanta que pisaremos em ouro nas praças e as portas serão feitas de pérolas.
Isso nos ensina que lá o ouro será como pedras do chão nas ruas e não haverá valor para coisas materiais.

2- A Cidade Celestial terá um TEMPLO

Apocalipse 21.22 “Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro”
Sempre que chegamos a uma cidade, uma das primeiras coisas que vemos é algum templo religioso que é construído estrategicamente para ser destaque. Desde a antiguidade as cidades são construídas ao redor de templos.
Nesta Cidade Celestial o Templo será o próprio Senhor Jesus. Todos nós habitaremos em Sua presença.

3- A Cidade Celestial terá muita LUZ

Apocalipse 21.23 e 22.5 “A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.” 
“Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.”
A iluminação é um fator importantíssimo em uma cidade. Um bom município tem energia elétrica em todo o seu território. As ruas e praças são iluminadas. Mas o ruim muitas vezes é a conta de energia elétrica.
Na Cidade Celestial a iluminação será gratuita e total, o tempo todo será claro como dia e nunca escurecerá ou haverá noite, por que o próprio Cristo será a sua luz.

4- A Cidade Celestial terá muita EDUCAÇÃO

Apocalipse 21.24-26 “As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória. As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite. E lhe trarão a glória e a honra das nações.”
Uma boa cidade tem um povo educado, fino e ordeiro. Também tem escolas e instituições de ensino para preparar seus moradores. O nível educacional determina a prosperidade de um município. Por exemplo, uma cidade universitária tem muitas condições de ser uma cidade melhor preparada. Mas educação não é só estudo e sim a forma de viver respeitosamente. Nada adiantaria uma cidade com alto nível educacional e também alto índice de criminalidade.
Na Cidade Celestial, o povo será ensinado pelo Senhor Jesus e “andarão mediante a sua luz” e “As suas portas nunca jamais se fecharão” ou seja, todos serão muito educados e respeitarão uns aos outros em completa harmonia como uma grande família feliz.

5- A Cidade Celestial terá muita SEGURANÇA

Apocalipse 21.12 e 27 “Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.”
“Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro”
A segurança pública de uma cidade também é algo imprescindível para seus moradores. De nada adiantariam belas ruas e praças se seus moradores não tiveram tranquilidade para transitar livremente sem medo de perigos.
A Cidade Celestial será segura. Terá “grande e alta muralha” e “junto às portas, doze anjos”, isso garantirá que “Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada”. Seus soldados serão anjos de Deus que a guardarão totalmente.

6- A Cidade Celestial terá muita ÁGUA

Apocalipse 22.1 “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro”
O fornecimento de água de qualidade também é necessário em toda cidade. Por isso toda cidade é construída às margens de um rio. Mas há pessoas que compram água mineral trazida de outros municípios por falta de qualidade na água que têm em sua cidade.
A Cidade Celestial terá um “rio da água da vida, brilhante como cristal”, ou seja, sua água será de tanta qualidade que quem beber terá vida, pois sua nascente é o trono de Jesus.

7- A Cidade Celestial terá ABUNDÂNCIA

Apocalipse 22.2 “No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos”
Cada cidade tem sua produção de alimentos, uma feira livre onde os produtores rurais vendem legumes, frutas e verduras e também tem mercados para se comprar mantimentos. O que não é produzido no município é trazido de outros lugares.
Na Cidade Celestial há “a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês” ela fica no meio da praça, ou seja, é pública, para todos e também gratuita. Nunca faltará alimento, pois todo mês há novos frutos e também uma variedade que se renova mensalmente.
Esta árvore é a mesma que Adão e Eva não quiseram comer no jardim do Éden, preferindo comer a árvore do Conhecimento do bem e do mal que resulto na morte de todos os seres humanos (Gênesis 3.1-12). Lá no céu poderemos comer desta Árvore da Vida e viver eternamente.

8- A Cidade Celestial terá um justo GOVERNO

Apocalipse 22.3 “Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão,”
A Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Fórum, Polícia Civil, Polícia Militar e todas as outras instituições que compõem um município serão na Cidade Santa resumidos a um lugar só que é “o trono de Deus e do Cordeiro” e seu governo será tão perfeito que “nunca mais haverá qualquer maldição”.

9- A Cidade Celestial terá muito LAZER

Apocalipse 22.3 “contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele”
Quando alguém se muda para uma nova cidade, logo procura saber quais suas opções de lazer como turismo e lugares para passear com a família. Isso torna a cidade mais agradável.
A Cidade Celestial terá o maior de todos os prazeres que será ver a face de Jesus e ter Jesus na mente de cada pessoa. Por isso as pessoas serão alegres e viverão tranquilas.

10- A Cidade Celestial terá muita SAÚDE

Apocalipse 21.4 e 22.2“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”
“... e as folhas da árvore são para a cura dos povos”
Um bom hospital, postos de saúde, farmácias, laboratórios e outros estabelecimentos da área da saúde são muito importantes para os moradores de uma cidade. É muito ruim ter que ir a outro lugar para encontrar recurso para a saúde.
Na Cidade Celestial não precisará de nada disso. Lá não terá hospital nem cemitério por que “não haverá luto, nem pranto, nem dor”. E se alguém sentir alguma coisa? Então irá até a árvore da vida que serão para remédio completo, pois “as folhas da árvore são para a cura dos povos”.

Você é um morador da Cidade Celestial!

CONCLUSÃO

Apocalipse 21.27  “Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro”
Talvez você se pergunte: Como posso me inscrever para morar nesta Cidade Celestial? Como posso ter certeza que meu nome estará no Livro da Vida?

Para isso você precisa:
1) Aceitar Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador e Senhor;
2) Viver na presença Dele em oração e aprendendo Sua Palavra;
3) Buscar uma vida de santidade livrando-se de seus pecados a cada dia pela conversão;
4) Peça perdão e perdoe as pessoas que te ofenderam, pois lá não haverá mágoa;
5) Se prepare a cada momento para a volta de Jesus.

Viva na terra como um Cidadão dos Céus!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp