As sete bem-aventuranças do Apocalipse

Tema: APOCALIPSE 

Jesus no trono apocalipse


Introdução: Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Será que é um livro da Graça de Deus ou um livro de desgraças? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa-Nova do Evangelho.
O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia.
Há muitas crendices como, por exemplo, se quebrar um espelho ter azar sete anos. As pessoas também sempre pedem para receber primeiro a má notícia para depois receber a boa.
O evangelho não tem azar ou má notícia. É uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus. Só não recebe quem não quer.
A palavra ‘bem-aventurado’ significa feliz, ter uma aventura boa. O livro de Apocalipse traz esta palavra sete vezes, um número considerado para representar a perfeição, o que simboliza ser plenamente bem-aventurado. Na verdade isso nos mostra qual é o verdadeiro padrão de felicidade, que não é o do mundo e sim o do céu, que é sete vezes mais do que tudo o que tem neste mundo (II Coríntios 2.9).

Como ser feliz sete vezes?

Vamos refletir nas sete bem-aventuranças do Apocalipse:

1- LER e OUVIR o Livro

Apocalipse 1.3 "Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo".

A primeira felicidade do Apocalipse é LER e OUVIR o livro. Ler por que precisamos estudar para entender o livro e ouvir por que quem não sabe ler pode ouvir e mesmo lendo precisamos ouvir pregações a respeito.
A Bíblia diz que “a fé vem pelo ouvir e o ouvir a pregação” (Romanos 10.17). Por isso somos bem-aventurados todas as vezes que ouvimos estas palavras e as lemos.
Você tem lido e ouvido o Apocalipse?
Se você quer ser feliz, leia o Apocalipse!

2- MORRER no Senhor

Apocalipse 14.13 "Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham".

A segunda bem-aventurança é MORRER com o Senhor. Isso significa ser “fiel até a morte” (Apocalipse 2.10). Não sabemos a hora que vamos morrer por isso precisamos ser fiéis todo tempo. Precisamos nos preparar “para te encontrares com teu Deus” (Amós 4.12).
Muitas pessoas deixam sua fé por coisas pequenas, mas nem a morte pode nos separar de Jesus.
Se você morresse hoje teria certeza de sua Salvação?
Seja fiel a Deus e se prepara para encontrar com Jesus!

3- VIGIAR

Apocalipse 16.15 "Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha".

Jesus disse que viria como ladrão, não no sentido ruim de roubar, mas no sentido de surpreender quando ninguém espera. Por isso a terceira bem-aventurança do Apocalipse é VIGIAR.
Vigiar é estar atendo, vivo e acordado com os olhos bem abertos para não tropeçar. Jesus disse “vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Mateus 14.38). A oração é uma força para ajudar a pessoa ficar viva e acordada espiritualmente.
Jesus convidou os discípulos para orar com Ele e eles dormiram na hora que Jesus mais precisou (Mateus 26.38-40). Quando Jesus voltar não quer nos encontrar dormindo e sim acordados espiritualmente.
Você tem vigiado ou tem dormido espiritualmente?
Vigie e ore para não entrar em tentação!

4- Ser CONVIDADO

Apocalipse 19.9 "Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus".

Deus é educado, não é intrometido como do diabo que veio “roubar, matar e destruir” (João 10.10b). As pessoas que entrarão no céu não poderão ser intrometidos ou sem educação. Somente os convidados poderão entrar na maior de todas as festas que será a Bodas do Cordeiro ou o casamento de Cristo com a Igreja.
Por isso a quarta bem-aventurança é ser CONVIDADO para esta maravilhosa festa no céu. A Bíblia diz que haverá uma lista de convidados inscritos no Livro da Vida (Apocalipse 20.12-15).
Como posso ser convidado para esta festa celestial?
Você certamente não convidaria para uma festa em sua casa alguém que não conheça. Do mesmo modo para ir na festa de Jesus precisa conhecer a Ele. Para ter seu nome incluído neste livro você precisa aceitar Jesus como Seu Senhor e Salvador e viver em sua presença buscando se santificar a cada dia.
Jesus Cristo convida a “todos os que estais cansados e sobrecarregados” (Mateus 11.28) para estar com Ele. Todos que aceitam Jesus se tornam filhos de Deus (João 1.12) e seus nomes são inscritos no Livro da Vida (Apocalipse 3.5).
Você já aceitou o convite de Salvação de Jesus?
Aceite Jesus e tenha seu nome escrito no Livro da Vida!

5- RESSUSCITAR

Apocalipse 20.6 "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos".

Outra bem aventurança é RESSUSCITAR.  Poucas pessoas na Bíblia tiveram o poder de ressuscitar, num total de 10 ressurreições [o filho da viuva de serepta (1Reis 17.17-24); o filho da mulher sunamita (2Reis 4.32-37);o homem que foi encostado nos ossos de Eliseu (2Reis 13.20-21); o filho duma viúva (Lucas 7.11-15); a filha do Jairo (Lucas 8.41-42; 49-55); Lázaro (João 11.1-44); muitos santos, depois da morte de Jesus (Mateus 27.52); Jesus (Mateus 28.1-8); Dorcas ou Tabita (Atos 9.36-43); Êutico, o jovem que dormiu e caiu da janela (Atos 20.9-10)].
Sendo assim, ressuscitar não é pra qualquer um e o único que tem o poder da ressurreição é Jesus (I Coríntios 6.14).
Crer no poder da ressurreição é algo maravilhoso por que nos livra de todos os medos principalmente o me do da morte por saber que esta foi vencida por Cristo (I Coríntios 15.54). Por esta fé muitos heróis não temeram nem mesmo morrer por sua fé (Hebreu 11).
Você crê no poder da ressurreição?
Creia que se preciso Jesus pode te ressuscitar dentre os mortos!

6- GUARDAR as Palavras 

Apocalipse 22.7 "Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro".

Além de ser bem-aventurado por ouvir e ler as palavras do Apocalipse, mais feliz ainda é quem GUARDA estas palavras. Davi disse: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmos 119.11). Devemos guardar em nossos corações as palavras do apocalipse para que quando se cumprir não nos pegue de surpresa e estejamos preparados.
A palavra decorar significa saber ‘de-cor’ ou seja de coração. Por isso é importante memorizar a Bíblia e guardar estas palavras para que o Espírito Santo nos lembre na hora que precisarmos (João 14.26).
Você tem guardado as palavras do Apocalipse?
Decore versículos da Bíblia que vão te ajudar quando precisar!

7- Ser LAVADO no Sangue do Cordeiro 

Apocalipse 22.14 "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas'.

A sétima bem-aventurança do Apocalipse é ser LAVADO no Sangue do Cordeiro de Deus que é Jesus. O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (I João 1.7). Isso significa estar limpo e preparado para entrar no céu.
Quando aceitamos Jesus nos tornamos Nova Criatura (II Coríntios 5.17) por que nascemos de novo (João 3.7) e vivemos uma vida diferente. Jesus não apenas esquece nossos pecados como também apaga totalmente com seu próprio sangue.
Toda vez que nos sujamos com pecado podemos saber que “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1.9).
Você tem confessado seus pecados a Jesus pedindo perdão?
Confesse seus pecados e seja lavado no Sangue de Jesus!

Você é Bem-aventurado!

CONCLUSÃO

As bem-aventuranças do Apocalipse nos mostram que ser feliz não é o que o mundo diz e sim o que a Bíblia diz. O que adianta a pessoa dizer que é feliz na terra e não ser feliz no céu.
Ser feliz no céu é: LER e OUVIR o livro de Apocalipse, MORRER com o Senhor, VIGIAR para não pecar, ser CONVIDADO para a maravilhosa festa no céu, crer que pode RESSUSCITAR, GUARDA estas palavras no coração e ser LAVADO no Sangue do Cordeiro.

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp