Daniel 5, O mistério da mão escrevendo na parede

-Tema: TEMOR DE DEUS  



Daniel 5
-Introdução: Após a morte de Nabucodonosor, seu descendente Belsazar reina em seu lugar (v.1-12). Belsazar não quis servir a Deus como Nabucodonosor, que reconheceu a existência do Deus Altíssimo (Daniel 4.1-3). O rei Belsazar oferece um banquete a mil convidados (v.1) e manda trazer os utensílios de ouro do Templo de Jerusalém (v.2,3), onde beberam, adoraram imagens e se prostituíam (v.4).
No meio da festa, de repente uma mão apareceu escrevendo na parede (v.5). Todos ficaram apavorados (v.6). O rei Belsazar ficou transtornado ao ponto de ”as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro” (v.6).

O que dizia a escrita na parede?

Vamos aprender as lições que este texto trazem para nossas vidas:


1- Um Mistério de Deus: v.1-21

O rei Belsazar prometeu para quem soubesse interpretar ganharia a honra do terceiro lugar ao lado do trono, vestes reais e um colar de ouro (v.7). O rei Belsazar manda chamar os sábios, encantadores e feiticeiros, mas ninguém soube interpretar a escrita que era uma língua desconhecida (v. 8).
A rainha mãe falou sobre Daniel para o rei Belsazar (v.10-12), primeiramente sobre o seu caráter como quem “tem o espírito dos deuses santos”, que “se achou nele luz e inteligência”, também “sabedoria como a sabedoria dos deuses”, um “espírito excelente”, com “conhecimento e inteligência”, além da capacidade de “interpretação de sonhos” ou “declaração de enigmas e solução de casos difíceis” (v.11,12).
O profeta Daniel foi chamado para falar com o rei Belsazar (v.13-23), mas de imediato se recusa a receber os presentes (v.17). Daniel lembra a história de Nabucodonosor, avó de Belsazar, de como se humilhou diante de Deus (v.18-21).
Existem mistérios que só pertencem a Deus (Deuteronômio 29.29) e somente Deus pode revelar para quem quiser (Daniel 2.27 e 47). Precisamos buscar a Deus e pedir que nos ensine a sua vontade para nossas vidas. A sabedoria de Daniel provinha de seu temor a Deus (Salmo 111.10).
Somente Deus revela mistérios!

2- O Juízo de Deus: v.22-31

Daniel repreende Belsazar por profanar os objetos sagrados do templo de Deus em Jerusalém (v.22,23). Em seguida Daniel interpreta a escrita (v.24-31).
Embora não se saiba em que língua o texto foi escrito, em hebraico a escrita seria: מְנֵ֖א מְנֵ֖א תְּקֵ֥ל וּפַרְסִֽין׃, que se pronuncia MENE MENE TEQUEL PARSIM.

A tradução foi:
MENE (מְנֵ֖א): “Contou Deus o teu reino e deu cabo dele” (v.26).
TEQUEL (תְּקֵ֥ל): “Pesado foste na balança e achado em falta” (v.27).
PARSIM ou PERES (וּפַרְסִֽין׃): “dividido foi o teu reino e dado aos Medos e aos Persas” (v.28).

As portas da cidade eram bem protegidas, mas havia o rio Eufrates e seus canais que irrigavam toda a cidade da Babilônia. Então, à noite quando ninguém esperava, o exército de Dario, rei da Pérsia entra na cidade pela água. O império Medo-Persa conquista a Babilônia naquela mesma noite (v.30).
Naquela mesma noite cumpriu-se a primeira parte da profecia da estátua vista por Nabucodonosor (Daniel 2.39), onde os dois braços representam as duas partes do Império Medo-Persa formado pela Média (Mesopotâmia) e a Pérsia, cujo domínio perdurou entre  539 a 331 a.C. Dario o Medo assume o Império Babilônico incorporando-o ao seu reino (v.31).
Deus manifesta o seu juízo sobre a desobediência (Colossenses .36), pois embora Deus seja amor (I João 4.8), também revela sua severidade sobre o pecado (Romanos 11.22). Não podemos brincar com coisa séria, porque “de Deus não se zomba” (Gálatas 6.7).
Cuidado com as coisas de Deus!

Não brinque com Deus!

-CONCLUSÃO:
Eclesiastes 12.13 “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: teme a deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem”.
Daniel foi honrado na Babilônia, sobrevivendo mesmo depois da queda deste império (v.29). Isso mostra que Deus preserva os seus servos mesmo em meio a este mundo tão terrível (Efésios 6.12).
Se a mão de Deus aparecesse para você? O que ela escreveria?
Talvez Deus está te dando um tempo. Não se esqueça das obras de Deus (Salmos 103.1,2). Seja grato pelo que Deus te dá e “se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação” (I Pedro 1.17). Podemos aprender com o exemplo dos servos de Deus (Hebreus 12.1).

Seja temente a Deus!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Veja o SLIDE: Daniel 5

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp