Ads Top

Daniel 2, a Visão da Estátua

-Tema: ESCATOLOGIA


Daniel 2
-Introdução: Nabucodonosor ficou muito impressionado com o que viu em seu sonho (v.1) e mandou chamar os magos, encantadores, feiticeiros, astrólogos e místicos do reino para interpretar seu sonho e exigiu que revelassem o sonho com a interpretação ameaçando de pena de morte a todos (v.2-13). Como não conseguiram responder, o rei fez um decreto de matar todos os sábios do reino (v.14-23).
Quando Daniel ficou sabendo do decreto do rei, colocou-se em oração e pediu a Deus a revelação e interpretação do sonho (v.17-23). Daniel pediu a Deus a revelação do sonho e sua interpretação e exaltou ao Senhor em louvor e gratidão pela resposta.

O que significa este sonho?

Veja o significado de cada uma das partes da estátua:
Deus mostrou a Daniel que o rei sonhou com uma grande estátua com a cabeça de ouro, peito e braços de prata, cintura e coxas de bronze, pernas de ferro e pés de ferro com barro. Em seguida uma pedra atinge a estátua na altura dos pés, resultando na destruição de toda a estrutura e todos os materiais que compõem a estátua (Daniel 2.35). Depois a pedra se transformou em um monte que enche toda a terra (v.35).
Essa estátua representa o 'governo gumano' sobre a terra, que vai se fragilizando até ser totalmente destruído e substituído pelo poder de Deus através de Jesus Cristo representado pela pedra (Efésios 2.20).

Cabeça de ouro: Império Babilônico 

O império Babilônico durou de 606 a.c. até 539 a.C. (Daniel 2.36-38). O ouro representa a riqueza e a cabeça o conhecimento de Nabucodonosor.

Peito e braços de prata: Império Medo e Persa

O Império Medo e Persa foi de 539 a 331 a.C. (Daniel 2.39). O grande rei Dario unificou este império com duas partes que eram a Média (Mesopotâmia) e a Pérsia representados pelos dois braços que também são símbolos da força deste povo. O peito mostra a sensibilidade para com o povo de Deus quando durante este império foi permitida a reconstrução de Jerusalém e do templo (Neemias 1,2).

Cintura e coxas de bronze: Império Grego

O Império Grego foi de 331 até 168 A.C. (Daniel 2. 39). Alexandre ‘O Grande’ foi o maior imperador grego marcando o auge deste domínio. A cintura representa a promiscuidade dos gregos e o bronze suas armas poderosas feitas deste metal.

Pernas de ferro: Império Romano

O Império Romano foi de 168 a.c. - 476 d.C. (Daniel 2.40). O ferro representa a dureza deste império e as duas pernas simbolizam a divisão do Império Romano em duas partes: Oriental e Ocidental. Os pés de ferro misturado com barro simbolizam as nações modernas, do ano 476 d.C. até hoje. Os países tentam se misturar, mas não conseguem como ferro e barro que não se misturam (Daniel 2.41).

O que seriam os dedos de ferro e barro?

10 dedos: dez nações que dominaram o mundo
Ferro: dureza
Barro: fragilidade

Ao longo da história houve tentativas para governar o mundo de maneira política ou econômica. Ninguém poderia ultrapassar um período de tempo. Como ferro e argila, por um lado têm força, mas são frágeis.
Alguns exemplos de nações que dominaram parte do mundo por um período na história são: Itália, Suíça, Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia, Japão, Estados Unidos.
A ONU – Organização das Nações Unidas tem tentado unir os países. Mesmo assim não consegue acabar com as guerras, por que sempre um país quer dominar o outro.

Deus revela seus propósitos!

CONCLUSÃO 

Daniel 2.45 "assim como o rei viu que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos humanas, e ela despedaçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O Grande Deus revelou ao rei o que vai acontecer no futuro. Certo é o sonho, e fiel é a sua interpretação."
Nabucodonosor ficou impressionado com a precisão da revelação de Deus e se prostra diante de Daniel e reconhece o poder de Deus (Daniel 2.46-49).
Se a estátua simboliza os reinos que se seguiram ao Império Babilônico até hoje, o que significaria a Pedra que destrói a estátua? Em Atos 4.10, 11, a rocha é usada como um símbolo de Cristo. Então a enorme pedra derrubando o Reino do mundo é Jesus em sua volta quando virá para ser o único Rei dos Reis.
Todos os reinos do mundo cairão diante do poder de Jesus Cristo!

Veja o SLIDE: Daniel 2 

3 comentários:

  1. Presado Pr. A Paz do Senhor.

    Um material simplesmente sensacional, de fácil compreensão e com um objetivo para edificação. Gostei muito

    Pr. Irineu

    ResponderExcluir
  2. e de louvar imenço o esforço e espirito de abençoar nos com trabalho maravilhoso seu

    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Gostaria humildimente de compartilhar o meu entendimento sobre esse assunto: https://tempofim.blogspot.com/2019/08/a-estatua-do-sonho-de-nabucodonosor.html

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.