Daniel 2, a Visão da Estátua

Tema: ESCATOLOGIA

Daniel 2 a visão da estátua

Daniel 2

Introdução: Nabucodonosor ficou muito impressionado com o que viu em seu sonho (v.1) e mandou chamar os magos, encantadores, feiticeiros, astrólogos e místicos do reino para interpretar seu sonho e exigiu que revelassem o sonho com a interpretação ameaçando de pena de morte a todos (v.2-13). Como não conseguiram responder, o rei fez um decreto de matar todos os sábios do reino (v.14-23).

Quando Daniel ficou sabendo do decreto do rei, colocou-se em oração e pediu a Deus a revelação e interpretação do sonho (v.17-23). Daniel pediu a Deus a revelação do sonho e sua interpretação e exaltou ao Senhor em louvor e gratidão pela resposta.

Deus mostrou a Daniel que o rei sonhou com uma grande estátua com a cabeça de ouro, peito e braços de prata, cintura e coxas de bronze, pernas de ferro e pés de ferro com barro. Em seguida uma pedra atinge a estátua na altura dos pés, resultando na destruição de toda a estrutura e todos os materiais que compõem a estátua (Daniel 2.35). Depois a pedra se transformou em um monte que enche toda a terra (v.35).


O que significa este sonho?

Veja o significado de cada uma das partes da estátua:

 

Essa estátua representa o Governo Humano sobre a terra, que vai se fragilizando até ser totalmente destruído e substituído pelo poder de Deus através de Jesus Cristo representado pela pedra.

Cabeça de ouro

Império Babilônico 606 a.c. até 539 a.C. (Daniel 2.36-38). O ouro representa a riqueza e a cabeça o conhecimento de Nabucodonosor.

Peito e braços de prata

Império Medo e Persa de 539 a 331 a.C. (Daniel 2.39). O grande rei Dario unificou este império com duas partes que eram a Média (Mesopotâmia) e a Pérsia representados pelos dois braços que também são símbolos da força deste povo. O peito mostra a sensibilidade para com o povo de Deus quando durante este império foi permitida a reconstrução de Jerusalém e do templo (Neemias 1,2).

Cintura e coxas de bronze

Império Grego de 331 até 168 A.C. (Daniel 2. 39). Alexandre ‘O Grande’ foi o maior imperador grego marcando o auge deste domínio. A cintura representa a promiscuidade dos gregos e o bronze suas armas poderosas feitas deste metal.

Pernas de ferro

Império Romano 168 a.c. - 476 d.C. (Daniel 2.40). O ferro representa a dureza deste império e as duas pernas simbolizam a divisão do Império Romano em duas partes: Oriental e Ocidental. Os pés de ferro misturado com barro simbolizam as nações modernas, do ano 476 d.C. até hoje. Os países tentam se misturar, mas não conseguem como ferro e barro que não se misturam (Daniel 2.41).

O que seriam os dedos de ferro e barro?

10 dedos: dez nações que dominaram o mundo

Ferro: dureza

Barro: fragilidade

Ao longo da história houve tentativas para governar o mundo de maneira política ou econômica. Ninguém poderia ultrapassar um período de tempo. Como ferro e argila, por um lado têm força, mas são frágeis.

Alguns exemplos de nações que dominaram o mundo por um período na história são: Itália, Suíça, Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia, Japão, Estados Unidos.

A ONU – Organização das Nações Unidas tem tentado unir os países. Mesmo assim não consegue acabar com as guerras, por que sempre um país quer dominar o outro.


Deus revela seus propósitos!

CONCLUSÃO: Daniel 2.45

Nabucodonosor ficou impressionado com a precisão da revelação de Deus e se prostra diante de Daniel e reconhece o poder de Deus (Daniel 2.46-49).

Se a estátua simboliza os reinos que se seguiram ao Império Babilônico até hoje, o que significaria a Pedra que destrói a estátua? Em Atos 4.10, 11, a rocha é usada como um símbolo de Cristo. Então a enorme pedra derrubando o Reino do mundo é Jesus em sua volta quando virá para ser o único Rei dos Reis.

Todos os reinos do mundo cairão diante do poder de Jesus Cristo!

____________________

CHAMPLIN, R. N. Ph. D. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2014. Volume 1. Página 3382 e 3383.

JOSEFO, Flávio. História dos Hebreus. Rio de Janeiro: CPAD, 1998. 2ª Edição. Páginas 252,253.

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp