Daniel 10, A Batalha dos anjos

Tema: PROFECIA  

batalha de anjos e demônios

Daniel 10
Introdução: O profeta Daniel presencia e se torna parte de uma grande batalha espiritual. Nesta luta Daniel precisou estar em jejum e oração enquanto os anjos de Deus lutavam contra os demônios. Daniel precisou entender o mundo espiritual e a importância da intercessão.
O livro de Daniel é repleto de símbolos:
ANIMAL: Rei ou Reino (Daniel 7.17e 23)
CHIFRE: poder, rei ou reino (Apocalipse 17.12)
ESTRELAS: Mensageiros (Daniel 12.3)
DIA ou tempo: 1 ano (Daniel 11.13)
ÁGUAS: povos (Apocalipse 17.15)

Como acontece a batalha espiritual?

Vamos aprender com o exemplo de Daniel sobre a batalha espiritual:

1- O poder do Jejum: v.1-8

Daniel recebe uma revelação de um anjo (v.1-11) e então decide se consagrar em oração e jejum por 21 dias (v.2,3). No fim deste jejum, um anjo de Deus apareceu a Daniel (v.4-6). Daniel fica impressionado com a visão (v.7,8) e com a revelação do anjo, então se sente fraco e cai, mas o anjo manda se levantar (v.9-11).
Quando jejuamos, abrimos mão dos prazeres e Deus abre os céus movendo o mundo espiritual sobre nós. Jesus jejuou 40 dias e noites (Mateus 4.1-11), quanto mais nós precisamos, pois “esta casta não pode sair senão com oração e jejum” (Marcos 9.29). Através do jejum coisas sobrenaturais acontecem em nossas vidas.

Leia também o estudo bíblico: 21 bênçãos do jejum de Daniel.


2- A batalha espiritual: v.9-21

A oração de Daniel provocou uma batalha nos céus, porque os anjos de Deus foram enviados para defender o seu povo. Quando oramos, Deus envia seus anjos à terra para trazer respostas para nós (v.12).
Daniel 10.12 ”Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim”.
No mundo espiritual existe uma batalha "porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6.12).  
Todos nós (querendo ou não) fazemos parte desta Batalha invisível e precisamos lutar “porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas” (II Coríntios 10.4). Por isso precisamos fazer a nossa parte através do jejum, da oração e da vigilância constante (Marcos 14.38).

3- Os seres espirituais

Esta batalha espiritual acontece de forma invisível no mundo espiritual, entre os anjos de Deus os demônios.

a) Os anjos de Deus

Quem são os anjos? Qual sua função? A Palavra de Deus diz que “são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1.14). Os anjos de Deus estão sempre cuidando dos servos do Senhor (Salmos 34.7). A palavra anjo significa ‘mensageiro’ e por isso em alguns momentos os anjos são usados para enviar mensagens de Deus para seus servos.

Leia também o estudo bíblico: Os seres angelicais.


b) Os anjos maus

Quem são os demônios? De onde vieram? Satanás significa adversário ou inimigo. Antes de se tornar um anjo mau, foi criado por Deus como um anjo poderoso, mas o orgulho o levou a se rebelar contra Deus, quando “elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei” (Ezequiel 28.17), então perdeu sua condição angelical quando Deus lhe disse: “Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus ... Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade” (Ezequiel 28.14,15).
Por causa de sua arrogância em querer ser igual ou maior do que Deus, Lúcifer que era um anjo de luz passou a ser um demônio (Isaías 14.12-14). Jesus disse: "Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago" (Lucas 10.18). Mas houve rebelião no céu e a terça parte dos anjos caíram com Satanás (Apocalipse 12.4), mas Deus ainda ficou com a maior parte dos anjos, equivalente a dois terços.

Leia também o estudo bíblico: Quem é Satanás.


4- Os territórios espirituais: v.13-20

Daniel 10.13 “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias, porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia”
A luta espiritual que acontecia nos céus era por causa do povo de Deus que estava cativo sob o domínio dos persas. Mas o Senhor tinha um propósito de naquele tempo salvar o seu povo. Para isso Daniel foi levantado como intercessor e profeta.
A luta se tornou tão forte que foi preciso chamar Miguel, o Arcanjo (Judas v.9), maioral do exército celestial. O anjo pede ajuda de Daniel em oração por que a batalha continuaria: “ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia” (v.20). Durante a oração de Daniel, os anjos de Deus foram enviados para cumprir o propósito do Senhor, mas os demônios que atuavam nos reinos do mundo tentaram impedir a ação dos anjos.
Para cada lugar do mundo, o inimigo envia espíritos territoriais como ‘padroeiros’, e Deus envia seus anjos para combater, quando o povo de Deus se coloca em oração. Estes espíritos territoriais fazem com que exista um problema mais evidente em cada lugar, por exemplo: vícios, violência, prostituição, inveja, idolatria, mentira, etc. Por isso existem lugares em que um tipo de problema se destaca, pois há espíritos malignos atuando naquele território como um principado.
Leia também o estudo bíblico: Mapeamento Espiritual.

Lute espiritualmente!

CONCLUSÃO

Daniel 10.19 “e disse: Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte. Ao falar ele comigo, fiquei fortalecido e disse: fala, meu senhor, pois me fortaleceste.”
Várias vezes o profeta Daniel caiu diante do poder de Deus, mas todas as vezes o anjo mandou levantar-se e estar em posição de batalha espiritual (Daniel 10.9-11 e 15-19). Esta luta não é com as forças humanas mas com o poder de Deus (Zacarias 4.6).
Esta batalha só terminará quando o Cordeiro de Deus lutar pessoalmente: "e foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos” (Apocalipse 12.9). Enquanto estamos no mundo, devemos lutar espiritualmente contra todo mal.

Você pode ajudar nesta batalha através da ORAÇÃO!


Estudos sobre o livro de Daniel
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp