Daniel 9, a Oração pela nação

-Tema: PROFECIA



Daniel 9
-Introdução: Daniel lê o livro do profeta Jeremias e encontra uma profecia (v.1,2) de que “toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, castigarei a iniquidade do rei da Babilônia e a desta nação, diz o SENHOR, como também a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas” (Jeremias 25.11,12).
Daniel compreende que este foi o período de tempo de cativeiro na Babilônia e fez as contas do ano da queda de Jerusalém até o ano atual que vivia que era o primeiro do rei Dario (605 a.C.). O resultado foi: 605a.C.– 538a.C. = 67anos
Daniel já estava a 67 anos na Babilônia, então faltavam apenas 3 anos para se cumprir a profecia. Baseado nesta palavra profética, Daniel se enche de esperança pela restauração de seu povo. Isso nos ensina que precisamos orar por nossa nação para que o Senhor restaure a nossa terra (II Crônicas 7.14).

Você tem orado pelo Brasil?

Vamos aprender como Daniel orou por sua nação:

1- PROPÓSITO: v.3,18,19 e 23

 Daniel orava três vezes ao dia em sua janela olhando para Jerusalém (v.3-19).
“Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza” (Daniel 9.3).
Daniel orava por Jerusalém pedindo ao Senhor que “inclina, ó Deus meu, os ouvidos e ouve; abre os olhos e olha para a nossa desolação e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não te retardes, por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome” (v.18,19).
O anjo Gabriel disse que “no princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão” (v.23).
Assim como Daniel orava persistentemente pela sua nação e teve resposta, também sabemos que se formos determinados, Deus nos ouvirá.

2- CONFISSÃO: v.7-9

Daniel faz a sua parte pagando o preço de oração e confessando o pecado de seu povo e declarando que “a ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós, o corar de vergonha...por causa das nossas transgressões...a nós pertence o corar de vergonha, porque temos pecado contra ti. Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele” (Daniel 9.7-9).
Daniel ainda nomeou os pecados do povo:
REBELDIA:  ...fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos (v.5).
DESPRESO: ...e não demos ouvidos aos teus servos, os profetas (v.6).
DESOBEDIÊNCIA: ...e não obedecemos à voz do SENHOR (v.10).
NÃO ORAR: ... apesar disso, não temos implorado o favor do SENHOR (v.13b).
Não adianta apenas pedir bênçãos para nosso país. Precisamos pedir perdão pelos pecados de nosso povo para que toda maldição seja quebrada.

3- REVELAÇÃO: v.20-27

Deus revelou para Daniel qual seria o tempo da salvação de seu povo. Recebeu uma profecia a respeito das 70 semanas de anos futuros (v.20-27).
O anjo Gabriel explicou que “setenta semanas estão determinadas para o teu povo” (v.24). As semanas aqui não são de dias e sim de ANOS.70anos x 7anos = 490anos
As 70 semanas se cumprem em três etapas: v.25-27
1º: 7 semanas= 49 anos
2º: 62 semanas = 434 anos
3º: 1 semana = 7 anos
Esta última semana é dividida em 2 partes de 3 anos e meio
Gabriel anuncia a restauração de Jerusalém e a vinda do Cristo: “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos” (v.25).
As primeiras sete 7 semanas (49 anos) foram de 455 a.C. a 406 a.C. quando o rei Artaxerxes ordena a reconstrução do templo e da cidade de Jerusalém. Esdras reconstrói o templo e Neemias reconstrói os muros.
A segunda parte da profecia que foram as 62 semanas (434 anos) “até ao Ungido, ao Príncipe” (v.25) foi o tempo de 406 a.C. a 27 d.C. período entre a reconstrução de Jerusalém até a morte de Jesus.
Daniel recebeu um anúncio da vinda de Jesus que foi uma notícia de esperança para o futuro. Também devemos anunciar Jesus como única alternativa para nosso povo.

Ore pelo Brasil!

CONCLUSÃO

Mas e a última semana para completar as 70 semanas?
Esta profecia, como outras se cumpriu em parte continuará se cumprindo até chegar a sua plenitude. Seu cumprimento começou quando Jerusalém foi destruída pelos romanos no ano 70 d.C.

A última semana de anos se refere ao tempo do fim: os sete anos da Grande Tribulação que será dividida em 2 partes:
3 anos e meio + 3 anos e meio = 7 anos

Durante este período surgirá o anticristo que:
 “o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário” (v.26)
“até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas” (v.26
“Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana”(v.27)
“na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares” (v.27)
 “até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele” (v.27)
Uma coisa é certa: Jesus está voltando.

PREPARE-SE!


Veja o SLIDE Daniel 9




Estudos sobre o livro de Daniel

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp