Como vai a fé?

-Tema: Fé


Lucas 17.5,6.
-Introdução: O mais importante físico do mundo, o inglês Sthephen  Hawking,  apresenta teorias sobre o universo e sobre as menores partículas de um átomo, contudo reconhece não poder descobrir muitas coisas dentro de si mesmo. Vive uma luta entre o constante crescimento intelectual e o atrofiamento físico por causa de uma doença degenerativa que vai a cada dia limitando mais seus movimentos. Hoje não pode mastigar, falar, tocar, andar e muitos atos simples para nós, necessitando de aparelhos para andar e se comunicar. Apesar de tudo isso, esse homem é perseverante e prossegue rumo a suas descobertas vencendo seus obstáculos físicos, mentais e emocionais. Infelizmente afirma que não acredita em Deus. Mesmo assim tem uma determinação para lutar pelo que 'acredita'. O dinheiro, o conhecimento, a fama e o poder não resolvem seu maior problema mas ele não desiste de ser feliz porque acredita em alguma coisa. Isso é ter fé!

Você tem fé?

Em nosso texto base Jesus falava sobre os escândalos e os discípulos lhe pediram que aumentasse a fé deles. Eles reconheceram que tinham uma fé pequena e que podiam tropeçar. A fé é que nos mantém firmes na presença de Deus.
A fé tem tamanho?
Jesus disse que sim. Ele tinha a arte de diagnosticar a raiz do problema, de ir à sua verdadeira origem. E aqui ele vai à origem (semente / fé). Nós viemos de uma semente.
Então o que seria uma fé grande?
Jesus disse que uma fé grande é como um grão de mostarda.
Porque será que Jesus comparou a fé a um grão de mostarda?
O que determina o tamanho da fé é o que ela é capaz de fazer.
A semente produz a árvore. e a fé remove a árvore do lugar. (v.6)

O que há de especial na fé e no grão de mostarda?

1.  Vida: João 12.24

    Quando olhamos para uma semente não vemos vida nenhuma, mas sabemos que há vida naquele grão.Sua fé é como uma semente que mesmo quando é jogado a no chão e você sente que morreu, aí então você poder crescer e frutificar.
    Ao ser jogado e enterrado no chão ele deixa de existir e surge uma nova vida: árvore. 
A fé mesmo na morte produz vida.

2.  Poder: Marcos 9.23

    A semente tem o poder de romper a terra, tem força para vencer os obstáculos do solo. Da mesma forma a fé faz o impossível acontecer.
    Cicatrizes: A história da mãe que salvou o filho de um jacaré.

3.  Humilde: Marcos 9.24

    A semente é algo humilde e singelo mas muito frutífera. Ela se humilha sob o chão e é exaltada sobre a terra. Quando reconhecemos nos falta de fé estamos já agindo com fé. Só Deus pode fortalecer nossa fé. Quando oramos precisamos ser honestos com Deus e admitir nossa falta de fé pedindo-o para nos ajudar a crer porque Ele é o motivo da nossa fé.
A fé em si é algo pequeno, mas crescente. O argumento do homem é grande mas diminui e se cala ante à fé. A fé não carece de explicação, ela é a prova em si.

4.  Cresce:  Mateus 13.31 e 32     

    Jesus poderia ter comparado a fé com uma semente grande como a de abacate mas não o fez porque a semente não precisa ser grande para ser uma árvore grande (Marcos 4.26-32). Da mesma forma a fé é algo que deve crescer em nós a cada dia. Nossa experiência alimenta nossa fé.
    A semente cresce para baixo (raízes) e para cima (galhos e folhas).
    Crescer é um processo doloroso e demorado. Precisa ser regado e adubado para haver o crescimento desejado.

Você tem sentido que sua fé está crescendo?

CONCLUSÃO

A pergunta do início da mensagem continua:
Como vai a sua fé? Você tem fé?
Jesus olha com os olhos da fé. Quando via uma semente ele já enxergava a árvore.
Se desejarmos colher precisaremos de sementes e se queremos vitória precisamos de fé.
Veja o que disse o cientista[1]:
  “Se chegarmos a descobir uma teoria completa, com o tempo esta deveria ser compreensível para todos e não só para um pequeno grupo de cientistas. Então, todo o mundo poderia discutir sobre a existência do ser humano e do Universo. No caso de encontrarmos a resposta a esta questão, alcançaríamos o triunfo final da razão humana, porque nesse momento coneceríamos a mente de Deus. Teríamos tornado realidade todos os nossos sonhos”.  Stephem Hawking

A fé é o início e o fim de todas as coisas. Depois de especular e esquadrinhar todos os caminhos, por fim onde se chega é à fé. O que a ciência procura de tantas formas o indouto encontra sem explicações pela fé.

APLICAÇÃO

 Desafio de fé. Declare o que você crê, faça propósitos de buscar a Deus mais e crescer na fé.      Se disponha a viver pela fé, “pois tudo o que não provém da fé é pecado”  Romanos 14.22.


[1] Revista Super Interessante, Agosto de 1993, Pág 25. Editora Abril.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp