Que tipo de vaso é você?

-Tema: QUEBRANTAMENTO


Romanos 9.19-23
-Introdução: O apóstolo Paulo fala à Igreja em Roma sobre a vida espiritual dos crentes e os compara com vasos de barro.
Os vasos de barro eram usados para tudo na época como utensílios de guardar qualquer coisa, desde um alimento a algo de grande valor (Jeremias 32.14). Seriam como potes ou caixas que usamos tanto hoje para conservar o que queremos.
O que determina o valor de um vaso não é o seu acabamento, modelo ou pintura e sim o que contém em seu interior ou a sua utilidade.
Sendo assim, nós como vasos nas mãos de Deus, sabemos o nosso valor por aquilo que há em nosso interior e pela utilidade que exercemos no Reino de Deus, nunca pela postura ou status externos.

Como está o seu interior?

Vamos comparar os vasos citados com a vida espiritual:

1- Vaso de Honra e Misericórdia: v.21 e 23

Um vaso de honra é um vaso utilizado na alimentação, para guardar um óleo precioso (João 12.1,2) e também para servir alimentos. Numa casa estes vasos eram expostos para mostrar sua beleza, mantidos sempre limpos e reservados para ocasiões especiais.
Qual a função do vaso de honra? O apóstolo fala dos vasos de honra como vasos de misericórdia demonstrando que sua função é levar o amor de Deus ao próximo.
Quando carregamos em nosso interior a presença do Espírito Santo e quando somos usados por Deus para levar sua misericórdia ao próximo, nos tornamos um Vaso de Honra para Deus.
Você tem sido um Vaso de Honra e Misericórdia?
Encha-se da presença de Deu e exerça misericórdia!
                              

2- Vaso de Desonra e Ira: v.21 e 22

Um vaso de desonra era semelhante um ‘pinico’, vaso sanitário ou lixeira. Seria uma vasilha para colocar coisas sujas. Numa casa este tipo de vaso era colocado em lugares discretos ou escondidos.
O apóstolo fala que quem não faz a vontade de Deus é como um vaso de desonra por que seu interior está sujo. Além disso diz que estão “preparados para a perdição” como um vaso que de tão sujo você joga fora por que não adianta nem lavar.
Deus não quer que ninguém seja um vaso de desonra por isso o texto diz que Deus “suportou com muita longanimidade” [grande paciência] na esperança de que se converta a Deus.
O que Deus faz com um vaso de desonra para o transformar em um Vaso de Honra? Deus quebra este vaso e o faz como um vaso novo! “Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”. (Jeremias 18.4-6).
Se você tem sentido que não está honrando a Deus e não está cheio do Espírito Santo, há rachaduras e defeitos em seu viver, permita que Deus te quebrante e te molde novamente segundo o seu querer.
Você tem honrado a Deus em seu interior?
Deus refaz sua vida como um Vaso novo!

Seja um vaso de bênção para Deus!

CONCLUSÃO

Não adianta questionar a Deus. Não podemos dizer para o Senhor o que Ele deve fazer, “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?” (Romanos 9.20). Todos nós um dia precisamos ser quebrados por Deus e remodelados par ser um Vaso de Honra.
Talvez você se pergunte: ‘mas Deus não poderia apenas fazer um remendo, um retoque ou maquiar o defeito do vaso? Por que é preciso passar pela dor de ser quebrado e ser amassado novamente?’. É assim que Deus trabalha. Ele não faz remendo! Jesus disse que “Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura” (Marcos 2.21). Mas Deus renova totalmente a sua vida.
Realmente dói ser quebrado, mas somente assim podemos ser renovados. Todos nós precisamos de um quebrantamento para receber renovação.
Você já foi renovado por Deus?

Deixe Deus quebrantar e moldar o seu coração para que você seja um Vaso de Honra!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp