Amor 3D

Tema: AMOR

pregação sobre amor

Marcos 12.30,31
Introdução: Vivemos em um mundo em que a tecnologia está substituindo muitas coisas naturais por novas invenções da modernidade. Existem máquinas para tudo e também as ilusões virtuais que criam imagens quase reais ou que nunca antes foram vistas.
Em meio a isso tudo, lembramos das palavras de Jesus “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mateus 24.12). Há equipamentos para tudo, mas o amor só pode ser expresso em contato direto entre pessoas.
Uma figura em 3D (três dimensões) dá impressão de profundidade e alto relevo, parecendo que a imagem na verdade é um objeto real. Já pensou se pudermos expressar o amor assim, de maneira que não sejam apenas palavras, mas algo profundo e relevante? Jesus fez isso! Ele saiu da realidade espiritual no céu e veio ao mundo material mostrar o amor encarnado e prático.

É possível amar como Jesus?

Vamos refletir sobre as três dimensões do amor refletindo sobre a cruz:

1- Dimensão vertical – AMOR a Deus: v.30

A madeira vertical da cruz, representa uma seta que liga o céu à terra.
A primeira dimensão do amor deve ser direcionada a Deus, pois “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1 João 4.19 ). Somos capacitados a amar quando conhecemos o amor de Deus, que não é como o amor do mundo, que é passageiro e interessado. O amor de Deus ‘ÁGAPE’ é verdadeiro.
Você tem amado a Deus de todo coração?
Ame ao Senhor com todo o seu ser!

2- Dimensão horizontal AMOR ao Próximo:v.31

A madeira horizontal da cruz representa uma seta que liga uma pessoa a outra. Diante de Deus todos somos iguais.
Jesus como homem, que se fez carne para viver entre nós provou o que é amor até as últimas consequências. Ele amou os seus discípulos que o abandonaram, amou os soldados que o machucaram e de braços abertos sobre a cruz estendeu seu amor a todos os seres humanos. Realmente “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15.13).
Você tem amado às pessoas que estão perto de você?
Ame por obediência ao mandamento de Jesus!

3- Dimensão central – AMOR próprio: v.31

Calma! Refiro a amor próprio numa dimensão central referindo à cruz, ou seja, você está no centro da cruz. Isso é amor sacrificial. Um amor capaz de se doar pelo outro. É o que Jesus fez na cruz.
O amor é um sentimento, ou melhor, ATITUDE que nos crucifica, nos faz negar nossos interesses e egoísmo em prol do próximo. Por isso Jesus “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9.23).
Se quisermos amar como Jesus, seguindo seu exemplo, deveremos nos crucificar a cada instante, negando nosso orgulho, direitos e pecados para expressar amor. Negar a si mesmo é dizer não para as próprias vontades. Só por amor podemos fazer isso.
Você seria capaz de sacrificar algo por amor?
O amor só é completo quando não vê dificuldades!

Jesus te capacita amar!

CONCLUSÃO

Refletir sobre o amor nestas dimensões a partir da cruz, nos leva a compreender o verdadeiro Amor. 

Jesus ensinou a ordem de prioridades para amar:
  1º Amar a Deus
  2º Amar ao próximo
  3º Amar a si mesmo

Jesus colocou o amor próprio em último lugar para mostrar que o verdadeiro amor vem de Deus para o homem e então deste para Deus.
Em qualquer relacionamento este conceito é válido. Primeiro as duas pessoas precisam amar a Deus, segundo, precisam amar ao outro e depois amar a si mesmo com disposição de se doar pelo próximo.
Deus criou a todos nós como sua imagem e semelhança, como prova de seu amor. Para que quando nos contemplasse lembrasse sua própria pessoa. Este é um exemplo de amor nas três dimensões da cruz: vertical, horizontal e central.
Sem amar a Deus ninguém pode amar o próximo, que também é semelhança de Deus. Sem amar o próximo não é possível amar a si mesmo como imagem de Deus. Sem reconhecer a semelhança Divina em si, através do amor próprio, não se ama a Deus.
Ame como Jesus ensinou!
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp