A luta entre a carne e o espírito

Tema: SANTIFICAÇÃO

homem em pé e sua sombra apontando o dedo

Romanos 7.15-20

Introdução: O apóstolo Paulo, mesmo sendo um homem santo e usado por Deus até para ressuscitar pessoas (Atos 20.1-7), descreve neste texto a sua luta contra o pecado “para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte” (II Coríntios 12.7). Estas palavras servem para todos até hoje por que mostram o sentimento de um coração que deseja se livrar do pecado.
   Existe uma luta interior em cada ser humano entre a carne e o espírito. A carne deseja coisas temporais e humanas muitas vezes destrutíveis se não forem comedidas. O espírito almeja o que é invisível e espiritual. Ter consciência desta luta interior é imprescindível para quem deseja servir a Deus. Se vivermos no espírito temos vida e paz, mas se vivermos na carne, a conseqüência é a morte (Romanos 8.5-11).
Por que essa luta parece maior na vida de um cristão? Por que a pessoa do mundo se conforma em satisfazer os desejos da carne e o crente não aceita isso e começa uma batalha.
Para vencer esta batalha, precisamos saber com clareza o que é obra da carne e o que é fruto do Espírito (Gálatas 5.19-23) e alimentar o nosso espírito para que seja fortalecido e vença as paixões da carne. Jesus disse que “é fraca” (Marcos 14.38).

Como vencer as vontades da carne?


Vamos aprender com a Bíblia o que fazer para fortalecer o espírito e vencer as vontades da carne:

1- CARNE - Resistir até o sangue: Hebreus 12.4

A declaração deste texto é extrema. O autor orienta a lutar contra o pecado até sangrar se for preciso. Isso era algo real para o tempo apostólico quando os cristãos eram perseguidos e preferiam morrer a negar sua fé.
Hoje muitas coisas perseguem o cristão para que negue sua fé e sabemos que nosso dever é “resistir ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7). Não enfrentamos mais esta perseguição externa e declarada, mas existe uma luta invisível dentro de cada um de nós. Não precisamos mais derramar nosso sangue ou oferecer sacrifícios de animais para apagar o pecado, mas temos o sangue de Jesus que nos “purifica de todo o pecado” (I João 1.9).
O hedonismo é a satisfação do prazer a qualquer custo, tem sido ensinado às pessoas desde o berço. Os pais atendem tudo que a criança quiser e assim cresce buscando seus interesses sem aceitar o não. Por isso Jesus “dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9.23).  Para ser cristão é preciso vencer o hedonismo que aprendemos desde a infância e dizer não para as vontades da carne.
Você tem feito resistência ao pecado ou tem alimentado seus desejos carnais?
Resista até ao sangue, o sangue de Jesus!

2- ESPÍRITO - Andar no Espírito: Gálatas 5.16

O Espírito Santo de Deus nos ajuda em nossas fraquezas (Romanos 8.26) nos ensinando para onde devemos ir “quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30.21). Por isso devemos sempre andar no Espírito.
O que é andar no Espírito? É ser sensível à voz de Deus. É viver em oração incessante (I Tessalonicenses 5.17). Entender a vontade do Senhor para sua vida. Estar tão alegre e satisfeito a ponto de não sentir necessidade de agradar a carne.
Quando o homem pecou, desobedeceu a Deus e perdeu a sensibilidade espiritual. Passou a se preocupar somente com coisas visíveis e materiais. Não tem consciência de si mesmo como um ser espiritual. Cuida do corpo, das emoções, dos prazeres, mas não busca o que do espírito. Por isso sua vida é incompleta. Para ser inteiro, deve contemplar o corpo [físico], a alma [personalidade] e o espírito [espiritual]. O Espírito Santo de Deus entra na pessoa que recebe a Jesus como Senhor e Salvador (I Coríntios 12.3) e ajuda como conselheiro espiritual para vencer a carne.
Você tem se fortalecido no Espírito ou tem ignorado sua vida espiritual?
O Espírito Santo te fortalece para vencer a carne!

Você pode vencer as vontades da carne!

CONCLUSÃO

I Coríntios 10.12  “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”

Como diz o ditado, ‘Deus não dá o frio maior que o cobertor’, não enfrentamos dificuldades maiores do que podemos suportar (I Coríntios 10.13). Para tudo o que fazemos precisamos pedir ajuda do Senhor como Jesus mesmo ensinou orar pedindo “não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6.13).
A Bíblia diz que todos os homens pecaram cedendo às tentações, mas Jesus também sofreu tentações e venceu tudo sem pecar nenhuma vez (Hebreus 4.15) para nos capacitar a vencer o pecado.

Resista à carne até o sangue e ande no Espírito!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp