A Graça de Deus

Tema: GRAÇA DIVINA

óculos formato de coração

"Porque todos temos recebido de sua plenitude e graça sobre graça". João 1.16

Introdução: Muitas coisas dependem do ponto de vista. Cada ponto de vista é visto de um ponto diferente. Como você vê sua vida? Como olha para os problemas? Como encara as pessoas? A Graça é como um ‘óculos’ que nos abre a visão para a realidade, não humano, mas de acordo com a ótica de Deus.
Precisamos aprender a olhar sob a ótica da Graça de Deus. Como uma criança que contempla uma planta crescendo, a Graça de Deus nos permite sonhar com um futuro melhor. Como um pequeno barquinho na imensidão do mar, a Graça de Deus nos faz ver a nós mesmos pequenos diante do infinito amor de Deus. Como uma flor que nasce no chão seco, a Graça de Deus nos faz ver tudo com olhar de esperança.

Você conhece a Graça de Deus?

Vamos aprender algumas características da Graça de Deus:

1- GRATUITA

Romanos 3.24 “... sendo justificados gratuitamente, por sua Graça, mediante a redenção que há em Cristo”.

Isso é óbvio e redundante. Se é Graça tem que ser de graça.
Nunca podemos esquecer da gratuidade de Deus para conosco. Tudo o que Deus faz é de graça, por amor e misericórdia de nossas vidas.
Quando aprendermos a ver a vida pelo olhar da Graça, passamos a fazer as coisas para as pessoas sem querer nada em troca, sem expectativas de reconhecimento ou recompensa.

2- VIVA

Salmos 63.3 “Porque a tua Graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam”.

A vida é um dom gratuito de Deus. A Graça Divina se manifesta em cada suspiro que damos, nos permitindo viver. Quando acordamos ou quando dormimos, tudo é pela Graça. O amor de Deus se manifestou em todas as espécies de seres vivos para revelar Sua grandeza e perfeição. A Graça é viva e doa vida a todos.
Olhar pela Graça de Deus é ver que estamos vivos por permissão do Senhor e que a vida que temos agora pertence a Deus. Por isso precisamos aproveitar cada momento.

3- Para TODOS

Tito 2.11 “Porquanto a Graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”

A Graça de Deus é inclusiva. Se fosse usar qualquer outro critério que não a Graça Divina, alguém poderia ser excluído ou privado do Amor, mas Deus em sua infinita Graça não exclui nenhuma pessoa em toda a terra.
Através da Graça podemos encarar as pessoas não com olhar de superioridade ou inferioridade, mas como iguais diante do Amor de Deus.

4- TRABALHA

1 Coríntios 15.10 “Mas, pela Graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a Graça de Deus”

Deus trabalhou criando todas as coisas e fez isso como e por quê? Somente pela Graça. Não tinha nada. A matéria prima da Graça é o nada, o impossível. Tudo o que temos e fazemos é através da Graça que trabalha realizando tudo em nós e através de nós.
Nossos trabalhos e atividades são melhores quando realizamos sob a Graça.

5- RICA

Efésios 2.6,7 “e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua Graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.”

Deus é o Dono de todas as coisas. Por isso a Graça de Deus é rica, ou seja, tem tudo o que precisamos. Não riqueza monetária, mas de valores eternos que nos realizam plenamente.
Tudo que temos foi Deus que nos permitiu ter. Quando usamos o que temos pela Graça de Deus e reconhecemos que tudo que podemos fazer é fruto de sua Graça, sentimo-nos ricos, conformados e felizes em todas as situações.

6- SUFICIENTE

2 Coríntios 12.9 “Então, ele me disse: A minha Graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo”

A Graça de Deus nunca vai acabar. Ela é suficiente, o bastante e necessário para tudo que precisamos. Principalmente em momentos de dor sabemos que a Graça supera todas as dificuldades.
Ao enfrentar uma dificuldade, sentimos a força especial da Graça de Deus superando as limitações humanas. A graça nos satisfaz plenamente.

7- MULTIFORME

1 Pedro 4.10 “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”

Deus é criativo e fez cada coisa com particularidades únicas. A diversidade na natureza é prova disso. Da mesma forma a Graça se manifesta em cada pessoa ou momento de uma maneira nova e diversificada. À vezes queremos que Deus faça conosco a mesma coisa que fez com outra pessoa e se Ele não fizer achamos que é injusto. Mas Deus não faz igual, Ele faz sempre melhor!
Quando olhamos pela ótica da Graça aceitamos as diferenças nas pessoas.Passamos a ver nossos próprios erros e destacar as qualidades do nosso próximo.

8- SUPERABUNDANTE

2 Coríntios 9.8 e 14 “Deus pode fazer-vos abundar em toda Graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,”“enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante Graça de Deus que há em vós”.

Deus é maior do que todo o universo. A Graça transborda incessantemente sobre nós por que Ela nunca acaba. A Graça é infinita. Não há limites para o amor de Deus. Quando pensamos que está quase no fim, Deus renova tudo e recomeça de novo nos dando outras oportunidades para realizar nossos sonhos.
A paciência e amor humano se esgotam facilmente, mas a Graça aumenta a cada instante. Por isso através do olhar da Graça somos renovados em nosso afeto pelas pessoas.

9- JUSTIFICA

Tito 3.7 “a fim de que, justificados por Graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna”.

Jesus morreu para nos perdoar gratuitamente, só por amor. Pela Graça somos perdoados de nossos pecados e nos tornamos justos para Deus. A justiça humana não apaga o erro, apenas condena. A justiça de Deus purifica o pecador fazendo-o voltar a ser limpo como antes de cometer o pecado.
Quando conhecemos o perdão incondicional de Deus aprendemos a perdoar as pessoas e não cobrar por seus erros. A Graça nos permite esquecer o que alguém tenha feito de ruim para nós.

10- CAPACITA

Romanos 12.6 “... tendo, porém, diferentes dons segundo a Graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé...”

‘Deus não chama capacitados, mas capacita os chamados’.
Os dons, talentos e capacidades são doados de graça para todas as pessoas. Todo mundo tem um dom, por que Deus distribuiu talentos a todos. Quando recebemos o Espírito Santo, Ele nos capacita com dons espirituais que não são apenas habilidades humanas.
Tudo o que fazemos para Deus é parte de Sua Graça que nos capacita. Se Deus te chamar para exercer um ministério em Sua obra, creia que Ele te capacitará.
Com o olhar da Graça podemos ver o que as pessoas fazem com admiração especial por ser algo permitido por Deus para mostrar sua Glória e não com algo para aparecer e engrandecer o homem.

11- CRESCE

II Pedro 3.18 “antes, crescei na Graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno”.

Tudo que Deus faz é par continuar, permanecer e aumentar. O homem faz muitas coisas, mas estas têm início, meio e fim. Muitas coisas que fazemos começam bem e terminam mal. A Graça começa bem e termina melhor ainda.
Precisamos crescer na Graça. Deus quer que aumentemos o conhecimento que temos e não que fiquemos acostumados com o que já sabemos como se fosse o bastante. Deus sempre tem mais para nos dar.
Com a percepção da Graça podemos olhar para o futuro não como finalização, mas como continuação de um processo dirigido por Deus. Pela Graça podemos sonhar com a realização de nossos sonhos.

12- FIRME

Hebreus 13.9 “Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com Graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam”.

O ser humano é inconstante por natureza. Por isso precisamos da Graça de Deus. Deus é uma Rocha eterna que não vacila nem se abala e quem confia no Senhor está firmado sobre esta fé inabalável (Salmos 125.1).
Através do olhar da Graça podemos ter convicção do que queremos e confiar que tudo vai dar certo, pois não está estabelecido sobre a fragilidade humana, mas sobre o poder de Deus. Olhando pela Graça conseguimos permanecer amando as pessoas.

Olhe tudo sob a Graça de Deus!

CONCLUSÃO

Romanos 6.14 “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça”

Precisamos ter sempre em mente que sobre nossas vidas está a Graça de Deus. A única coisa que domina e dirige nossas vidas é a Graça.
Deus em sua grandeza, poderia olhar para nós com rigidez e superioridade, mas quis descer à terra e viver entre nós na pessoa de Jesus para ver nos olhos das pessoas e sentir em sua pela as necessidades humanas.
O único momento que Jesus se colocou acima dos outros foi quando estava pendurado na cruz. Dali de cima daquela cruz Jesus olhou com dor, mas sob a Graça de Deus Ele teve forças para ir até o fim motivado somente pelo Amor gratuito de Deus.
Não olhe para as pessoas ou situações apenas com a ótica humana.
Exercite usar mais os óculos da Graça de Deus e você verá tudo diferente!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp