O que é oração?

-Tema: ORAÇÃO


“Tudo quanto pedirdes em oração, crendo recebereis”.
Mateus 21.22
-Introdução: Oramos porque precisamos de Deus, de falar com Ele e de ouvi-lo também. Orar é algo natural na vida do cristão. Orar é uma capacidade e também uma necessidade de falar com o nosso Criador.
         Quando oramos desejamos estar perto de Deus e não seremos bem sucedidos em nossa fé se não orarmos. O próprio Jesus orou muito antes de realizar seus milagres (Mateus 26.36) e declarou que “Sem mim nada podeis fazer” (João 15.5).
         A oração é a prova de que o ser humano pode se aproximar de Deus! E Deus tem prazer em ouvir as nossas orações (Isaías 65.24).

Como orar?

Vamos aprender um pouco mais sobre oração:

1- Como aprendemos a orar?

Mateus 6.6 "Mas, ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa"
Orando!
Simplesmente entre em seu quarto sozinho e ali fale com Deus o que sentir em seu coração. Você estará orando naturalmente.
Certa vez os discípulos de Jesus se aproximaram dele e disseram: “Senhor ensina-nos a orar” (Lucas 11.1) e Jesus lhes ensinou a bela oração do PAI NOSSO (Mateus 6.9-13) que não deve ser rezada, mas tida como modelo de oração.
Aprenda a orar, orando!
                              

2- O que é preciso para orar

Hebreus 11.6 "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam"
O texto acima declara que precisarmos CRER que Deus existe e que se torna GALARDOADOR, ou seja, presenteador, abençoador daqueles que oram. Então a condição para uma oração eficaz é acreditar primeiramente na existência de Deus.  Ter a convicção de que Deus está realmente junto com você de maneira que pode ouvir o que você está pedindo. Além disso, também é necessário acreditar que o Senhor tema bênção que você precisa. Essa fé agrada a Deus.
Quando falta fé é preciso fazer como o homem que pediu a Jesus “ajuda-me na minha falta de fé” (Marcos 9.24) e os discípulos que pediram “aumenta-nos a fé” (Lucas 17.5). A principal fonte para alimentar a fé é a Palavra de Deus porque “a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus” (Romanos 10.17). Por isso é necessário estudar e aprender as Escrituras para ter mais fé.
Busque fé para orar!

3- Devo orar baseado em quê?

Romanos 8.26,27 "Da mesma maneira, também o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus."
A oração deve ser baseada na intercessão do Espírito Santo que nos ajuda orar.
Quando abrimos os lábios para fazer a oração, o Espírito Santo fala através de nós nos dando as palavras que precisamos para falar com Deus.
João 14.13,12
Também devemos orar em nome de Jesus.
Orar em nome de Jesus significa pedir algo que seja da vontade de Deus (I João 5.14,15) e que Jesus pagou o preço para nos abençoar. Tudo o que pedimos em oração já foi conquistado por Jesus para nós na cruz. Por isso o nome de Jesus tem todo poder para atender as orações (Atos 4.12) e Ele mesmo é no nosso mediador (I Timóteo 2.5).
Peça ajuda do Espírito Santo e ore em nome de Jesus!

4- Por que às vezes não temos resposta de nossas orações? 

Tiago 4.3 "pedem e não recebem, porque pedem mal, para esbanjarem em seus prazeres"
Certamente algumas orações não são respondidas por que Deus em sua soberania tem toda liberdade para dar o Sim e o Não. Além disso, às vezes o Senhor quer que esperemos o tempo certo para a resposta. Enquanto oramos somos preparados para receber e nossa fé é aumentada.
Contudo, o principal motivo de orações não serem respondidas é que o pedido não é feito de maneira correta, ou seja, a verdadeira intenção do coração não é a que foi declarada na oração. Deus sabe o que é melhor para nós e se estamos preparados para receber o que pedimos. O egoísmo, orgulho e falta de perdão são barreiras para que as orações sejam atendidas.
Cuidado para não pedir algo que não seja da vontade de Deus!

Deus ouve a sua oração!

CONCLUSÃO

A Bíblia nos garante que quando oramos “de todo o coração”, recebemos a resposta de Deus (Jeremias 29.11-13) e que se pedirmos a Deus, buscando sua bênção, recebemos conforme o pedido (Mateus 7.7-11). Por isso precisamos aprender a orar e crer cada dia mais no Senhor que nos abençoa.
Comece a orar falando com Deus. Creia que Ele está te ouvindo e tem o que você precisa. Peça ao Espírito Santo para te ajudar a orar e peça tudo ‘em nome de Jesus’. Cuidado para não pedir mal, ou seja, algo que não seja da vontade de Deus.
Vamos orar!
 “Na oração, quando as coisas não mudam,
nós mudamos em relação às coisas”.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp