Dia de Princesa

-Tema: MOÇAS – 15 anos


Ester 2.15 "Quando chegou a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mordecai, que a tinha adotado como filha, ela não pediu nada além do que Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres, lhe havia aconselhado. E Ester alcançou favor de todos os que a contemplavam"

-Introdução: Toda menina sonha com seu dia de princesa. Existe todo um brilho ao redor da idade de 15 anos. Pais e familiares se preparam por meses para celebrar esta data. E quando chega o dia, ela é cercada de pessoas paparicando e cuidando para que fique mais linda ainda.
A bíblia conta a história de uma jovem chamada Ester, que teve um dia de princesa. Participou de um grande concurso de beleza e foi selecionada para ser rainha. Ester significa ‘estrela’ e realmente esta estrela brilhou iluminando muitas vidas.
De nada adiantaria para Ester ter este nome se não deixasse sua luz brilhar como uma estrela. Também não serviria para nada sua escolha como rainha se não defendesse seu povo cumprindo o seu papel. Ester sabia que além se ser uma linda mulher, também tinha um propósito de Deus para sua vida que iria muito além de um simples ‘dia de princesa’.


Você sabe o propósito de Deus para sua vida?

Vamos aprender um pouco com Ester sobre o propósito de Deus para sua vida:

1- Tudo tem o tempo certo 

quando lhe chegou a vez de ir ao rei
Durante um ano Ester foi preparada para se encontrar com o rei e teve que esperar. Não poderia se apresentara ao rei sem ser chamada. Ela esperou a sua vez. Quando chegou a hora ela aproveitou a oportunidade da melhor forma possível e foi escolhida como rainha.
Toda jovem é ansiosa por realizar seus sonhos. Tem momentos que parece que o tempo não passa. Por isso é preciso confiar em Deus que na hora certa Deus vai preparar tudo, pois “tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1).
Muitos jovens têm se perdido por não esperar a hora certa. Tentam ser pródigos [fazer coisas grandiosas] e não esperam a hora certa de receber sua herança (Lucas 15.11-30). A precipitação é um perigo para a juventude que tem uma vida toda pela frente. Por isso é importante aprender a esperar no Senhor (Salmos 40.1).
Como princesa, você não precisa se preocupar com tempo e como as coisas acontecerão. Confie que na hora certa o Rei dos reis ordenará tudo. Também não perca tempo. Aproveite as oportunidades (Colossenses 4.5).
Você sabe esperar o tempo de Deus?
Creia tudo acontece na hora certa!

2- Contentamento e humildade 

“nada pediu além do que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres”
Ao ser escolhida para ser rainha, Ester poderia pedir o que quisesse e deveria ser atendido como uma ordem. Mas ela estava tão satisfeita que não sentiu falta de nada. Apenas levou para o palácio aquilo que seu orientador disse que precisaria. Afinal, como rainha teria tudo.
A beleza de Ester não estava apenas em sua aparência e sim em seu interior. Era uma jovem humilde e alegre. Quando a pessoa não é humilde, também não é alegre porque está sempre insatisfeita. Certamente o rei percebeu em muitas jovens que se apresentaram a ele, o mesmo orgulho que havia em sua ex-mulher, a antiga rainha Vasti que se negou atender seu chamado (Ester 1.11,12). Mas Ester tinha o brilho de sua pureza e simplicidade.
O mundo tem cercado as jovens de vaidade e desejo de ter mais a cada dia. A moda nunca para de inovar e para acompanha-la é preciso recursos financeiros que nem todo mundo tem. Mesmo com o melhor de tudo o que existe de novo, muitos jovens se tornam insatisfeitos e arrogantes. O consumismo tem levado a juventude a esquecer do que há de maior valor em suas vidas que é sua família, saúde e amigos ao seu redor.
O contentamento é um estado de espírito espontâneo onde a pessoa se sente satisfeita com o que tem e com tudo que acontece. Sua felicidade não depende do que há ao seu redor. Uma alegria tão grande que não se desfaz pro qualquer motivo. A humildade é uma qualidade de caráter onde a pessoa não se sente superior aos outros mesmo que esteja em uma situação melhor. Uma pessoa humilde sempre se lembra de suas dificuldades e reconhece seus defeitos.
Como princesa, você tem tudo, pois foi escolhida para buscar o Reino de Deus (Mateus 6.33). Valorize a família e amigos que Deus te deu. Aprenda a ser humilde e contente (Filipenses 4.12,13). Não se preocupe, pois nada te faltará (Salmos 23.1).
Você tem se contentado como que tem?
Seja humilde e alegre com o que Deus te dá!

3- Deus prepara pessoas certas 

“E Ester alcançou favor de todos quantos a viam
A vida da jovem Hadassa, que foi chamada rainha Ester, nunca foi fácil. Perdeu seus pais ainda quando criança e foi criada pelo primo Mordecai. Talvez sua mente carregasse muitos questionamentos sobre o propósito de Deus para sua vida e porque não tinha mais sua família. Contudo, seu tutor foi a pessoa certa para educá-la.
Quando foi levada para a casa do rei, Ester deve ter ficado confusa novamente pelo risco de perder Mordecai, a única pessoa que tinha em sua vida. Mas Deus preparou Hegai para acompanhar Ester a se preparar para encontrar com o rei. Neste momento, Hegai foi a pessoa certa para acompanhar Ester. Depois Ester se apresentou ao rei Assuero e ambos viram que eram a pessoa certa um para o outro.
Devido a esta forma de ser da rainha Ester, ela conquistou o povo. Passou a ser cercada de pessoas que a amavam. Chegou o tempo de acabar sua solidão. Agora Ester seria a pessoa certa para ajudar seu povo a se livrar de seus inimigos.
Toda jovem gosta de redes sociais onde coleciona amigos e conversas com as pessoas que gosta. Quanto mais pessoas conhecer é melhor. Parece que está procurando alguém especial. Embora precise tomar as devidas precauções, isso é ótimo.
Como princesa, confie que Deus colocou as pessoas certas ao seu redor. Você é uma pessoa muito amada. Cultive amizades e valorize sua família. Quando precisar, Deus enviará alguém como um anjo pra te ajudar. Saiba que você também vai ser a pessoa certa para outros quando precisarem.
Você reconhece as pessoas ao seu redor como escolhidas de Deus?
Creia que Deus coloca pessoas certas no seu caminho!

Deus tem um propósito para sua vida!

CONCLUSÃO

A jovem Hadassa foi transformada na rainha Ester e o propósito de Deus foi cumprido em sua vida.
Assim como Ester, todos nós um dia nos apresentaremos diante do Grande Rei dos reis. Neste momento, em que aceitamos ao Senhor Jesus, tornamo-nos seus filhos e um dia reinaremos com Ele (Apocalipse 5.10).
Como princesa, você não é linda por acaso. Deus tem um propósito em sua vida. Não tenha medo, confie que sua vida pertence ao Rei dos reis. O que Deus tem pra você não é apenas um ‘dia de princesa’ e sim uma vida de rainha.

Você reconhece o propósito de Deus para sua vida?

Entregue sua vida totalmente a Jesus como Rei e seja uma verdadeira princesa!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp