O segredo do sucesso

Tema: ESPERANÇA

chave mãos abertas para o céu

II Reis 6.8-23

Introdução: O rei da Síria combatia o povo de Israel e tinha muito mais condições de vencer. Contudo, toda vez que tentava uma emboscada para pegar o povo de Deus de surpresa, algo acontecia que eram preparados e fugiam a tempo.
Foi aí que o rei da Síria procurou saber se alguém estava o traindo revelando seus projetos de guerra para os inimigos. Parecia que tudo o que o rei da Síria fazia não dava certo e tudo colaborava para o povo de Israel.
Em nossas vidas vivemos em muitas batalhas e precisamos buscar sucesso em todos os empreendimentos. Em sua vida as coisas estão dando certo ou errado? Muitas pessoas estão como o rei da Síria, tudo o que faz dá errado. Outros, semelhantes ao povo de Israel, veem seu caminho ser aberto por onde passar.

Qual o segredo do sucesso?

Vamos aprender com a experiência do povo de Deus como ter sucesso:

1- Ouvir o que Deus fala: v.8-12

Quando o rei da Síria perguntou seus soldados se alguém estava contando seus planos de guerra, ficou sabendo que o profeta Eliseu recebia revelação de Deus sobre tudo o que projetava contra seu povo. Deus revelava ao profeta primeiro para preparar seu povo, pois “certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3.7). Para o rei da Síria isto era algo impossível, mas para Deus e para seu povo era algo natural.
Muitas pessoas sofrem por ouvir conselhos errados ou por ignorar bons conselhos. Na verdade, se for ver tudo o que os outros dizem, não chegamos a lugar algum. Mesmo assim podemos confiar em conselhos de servos de Deus sensíveis a ouvir ao Senhor. O Espírito Santo revela a vontade de Deus ao nosso coração “quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30.21).
Para ter sucesso é preciso primeiro ouvir a Deus. Ele é nosso conselheiro por excelência. Deus sabe de todas as coisas e pode ser nosso melhor orientador. Ele é o defensor principal que precisamos para vencer. Quem não ouve a Deus, não alcança sucesso na vida. O cristão deve procurar ouvir a voz de Deus todos os dias até que isto se torne algo natural em sua vida.
Você tem ouvido a Deus antes de tomar suas decisões?
Para ter sucesso, primeiro ouça o que Deus diz!

2- Ver o que Deus mostra: v.15-17

Quando o rei da Síria mandou seu exército prender Eliseu, o jovem Geasi, ao sair á porta ficou apavorado ao ver o número de soldados cercando a casa. Mas Eliseu já via os anjos de Deus acampados ao seu redor (Salmos 34.7).  Então Eliseu pediu ao Senhor que abrisse os olhos de Geasi e este viu que um exército celestial os protegia. Depois Eliseu pediu ao Senhor para cegar os seus inimigos e mais tarde pediu a Deus para lhes devolver a visão.
Geasi não conseguia enxergar com os olhos da fé. Por isso Eliseu ourou a Deus para lhe abrir a vista. Eliseu tinha uma visão espiritual tão aguçada que sabia que Deus pode abrir e fechar os olhos de quem quiser. Então pediu ao Senhor também para fechar os olhos de seus inimigos.
Em nossas batalhas, se formos olhar as dificuldades e barreiras, não conseguimos ir adiante. Precisamos pedir ao Senhor que “desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho” (Salmos 119.37). Também precisamos pedir a Deus visão espiritual para enxergar sua vontade e perceber as possibilidades de vitória, pois “nós andamos por fé e não por vista” (II Coríntios 5.7).
Se você é uma pessoa que vê muitas dificuldades, comece a pedir a Deus que lhe mostre a visão Dele para sua vida como Jesus mandou seus discípulos “erguei os olhos e vede” (João 4.35). Sempre antes de cumprir uma promessa, Deus mandava homens com o Abraão e Moisés contemplar sua vontade.
Você tem visto a vontade de Deus para sua vida?
Para ter sucesso, contemple o que Deus mostra!

3- Falar o que Deus ensina: v.18-22

Eliseu era um profeta de Deus e sabia que precisava falar apenas o que Deus colocasse em seus lábios. Se dissesse algo que Deus não ensinou, isso não daria certo, mas se obedecesse à Palavra de Deus seria bem sucedido. Por isso tudo o que Eliseu falava funcionava e o rei da Síria tinha todos os seus planos frustrados.
Tudo foi criado pela Palavra de Deus (Hebreus 11.3) então a Palavra do Senhor tem poder sobrenatural. Devemos sempre “de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido (Josué 1.8). O centurião creu no poder da Palavra de Jesus e com sua ordem o milagre aconteceu (Mateus 8.8).
Antes de dar uma resposta para alguém é importante procurar saber qual a orientação das Escrituras e lembrar de cumprir como Jesus ensinou “seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mateus 5.37). Então devemos parar de reproduzir o que os outros dizem e até mesmo as próprias opiniões para declarar o Deus deseja para nossas vidas. Não importa o que os outros dizem e sim o que a Bíblia diz.
Você tem dito o que Deu te ensina?
Para ter sucesso, fale o que Deus ensina!

4- Fazer o que Deus manda: v.23

Eliseu não fazia nada sem a ordem de Deus e quando o Senhor lhe orientava, seguia à risca tudo que era ordenado. Depois que já tinha ouvido o que Deus diz, visto o que mostrou e dito o que o Senhor ensinou, chegou a ora de fazer o que Deus manda.
Se Eliseu fosse fazer sua vontade ou do rei de Israel, aproveitaria a oportunidade para se vingar de seus inimigos. Mas seguiu a ordem de Deus e não prejudicou os sírios. Pelo contrário, mandou servir alimento e água para eles e o rei de Israel foi mais longe preparando um banquete para seus inimigos.
Imagino os soldados sírios chegando em sua terra e contando tudo para seu rei. Desde que ficaram cegos e quando se abriram seus olhos já estavam  no meio de Samaria, cercados pelo povo de Israel e ‘esbabacados’ com tudo. Depois ainda foram prestigiados com um banquete oferecido pelo rei. Deste modo a guerra acabou.

Eliseu fez três coisas que Deus manda:

-Perdoar: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens (Romanos 12.17).
-Não vingar: “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor (Romanos 12.19).
-Amar inimigos: “se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça (Romanos 12.20).

Muitas pessoas quando têm a oportunidade de pegar seus inimigos, não perdoam e se vingam. Vingança não é só violência, quando você fala do próximo porque falou de você, isso também é vingar. Outras pessoas, além de não perdoar, não fazem o bem para seus inimigos como demonstração de amor que Jesus ensinou (Mateus 5.44).
Se você quer prosperar em sua vida e ter sucesso, comece perdoando quem te ofendeu (Mateus 6.14), faça um propósito de nunca se vingar quando estiver por cima e ajudar mesmo quem te prejudicou quando você precisou de ajudar.
Você tem feito oque Deus manda ou se vinga?
Para ter sucesso, faça o que Deus manda!

Deus tem a chave do Sucesso!

CONCLUSÃO

O segredo do sucesso de Eliseu e do povo de Israel foi:
         -ouvir o que Deus diz;
         -ver o que Deus mostra;
-falar o que Deus ensina;
-fazer o que Deus manda.

O povo de Israel teve sucesso porque a vontade de Deus foi realizada. A guerra terminou em paz e mesmo sem combate saíram vitoriosos. Talvez eles mesmos nem entendessem, mas obedeceram e tiveram a vitória.
Como servos de Deus, certamente é da vontade de Deus que sejamos bem sucedidos, mas para isso precisamos fazer a coisa certa. Não adianta nada confiar em Deus e fazer tudo errado, mas “confia no Senhor e faze o bem” (Salmos 37.3). Como filhos de Deus, precisamos aprender a seguir a vontade de Deus por que “nós temos a mente de Cristo” (I Coríntios 2.16).
Você quer ser bem sucedido?

Obedeça à vontade de Deus e tudo vai dar certo!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp