Saia do inferno

Tema: ESTUDO BÍBLICO

sofrimento do inferno
"Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; fiquei aflito e tristeSalmos 116.3

Introdução: Certamente você já viu alguém dizer que está vivendo um inferno em sua vida. Mas será por que se sentem em um inferno? Porque sua vida se resume em “choro e ranger de dentes”. Estas são palavras de Jesus sobre a reação de pessoas que estão no inferno. O que se faz no inferno é chorar e ranger dentes. Jesus citou esta frase sete vezes e baseado nelas, vamos aprender sobre que tipo de pessoas se referia.
Muitas pessoas vivem uma vida de “choro e ranger de dentes”. Choro porque estão sofrendo e angustiadas. Ranger de dentes por causa de dores e principalmente pelo ódio e raiva em seus corações. Uma pessoa que não consegue sorrir naturalmente porque é infeliz e o máximo que faz é ranger dentes, só pode estar vivendo num inferno.
Alguns homens de Deus como Martinho Lutero que tinha medo do inferno e João Wesley que pregava constantemente sobre a ‘ira vindoura’, testemunharam sua libertação do medo do inferno e resgatam muitas vidas do mundo de sofrimento. O diabo inferniza a vida das pessoas para “roubar, matar e destruir”, mas o propósito de Jesus é “dar vida e vida em abundância” (João 10.10).

Você já se sentiu num inferno?

Vamos refletir sobre a expressão “choro e ranger de dentes” e entender sobre quem Jesus disse que estaria no inferno:

1- INCRÉDULOSMateus 8.10-12

Jesus falava do centurião que teve uma fé notável. Consequentemente recebeu o milagre que pediu. Por isso Jesus advertiu que mesmo os “filhos do reino”, povo de Israel, que não creem em sua Palavra “serão lançados fora, nas trevas, ali haverá choro e ranger de dentes” (v.12).
Com isso Jesus ensina que não adianta ser religioso. É preciso ser fiel, crer verdadeiramente, porque “nem todo o que diz: Senhor, Senhor! Estrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mateus 7.21).
A falta de fé faz a pessoa chorar por falta de esperança e ranger os dentes pela amargura que toma conta de seu ser.
Não seja incrédulo, tenha fé!
                              

2- ESCANDALOSOSMateus 13.41,42

Jesus estava explicando a parábola do joio e do trigo (Mateus 13.35-40). E afirma que “mandará o Filho do homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos” (v.41). No dia do Juízo Final, todo pecado encoberto será revelado.
Jesus afirmou que o pecado de escandalizar um irmão é pior do que o suicídio, pois “quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar” (Marcos 9.42). Com estas palavras, Jesus não incentivou o suicídio, mas mostrou a severidade do escândalo como um ‘suicídio espiritual’.
O escândalo faz a pessoa chorar porque se torna solitária e também ranger os dentes ao perder a confiança das pessoas.
Cuidado para não escandalizar o próximo!

3- MAUS: Mateus 13.47-50

Jesus contou a parábola de uma grande rede que um pescador recolheu com muitos peixes e depois separou os bons dos ruins. Os maus foram lançados “na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes” (v.50).
Jesus sempre incentivou a analisar os frutos para saber se a pessoa é boa ou má declarando que “pelos frutos os conhecereis” (Mateus 7.16-19). Além disso, devemos “julgai todas as coisas e retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal” (I Tessalonicenses 5.21,22).
A pessoa má sempre chora por causa da consequência de seus atos e range os dentes porque não consegue sorrir voluntariamente.
Fuja de tudo o que é mal!

4- DESPREPARADOSMateus 22.11-13

Jesus contava a parábola das bodas (Mateus 22.1-13) que termina com uma pessoa que não se preparou para a festa vestindo-se adequadamente, por isso “ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes” (v.13).
Com estas palavras, Jesus ensinou que devemos nos preparar para estar em sua presença e ir morar no céu. Quem não se preparar “para encontrares com o teu Deus” (Amos 4.12) e não estiver pronto, não poderá entrar para a glória celestial.
Uma pessoa despreparada chora porque tudo o que faz dá errado e range os dentes porque perde a expectativa de que algo funcione em sua vida.
Prepare-se para encontrar com Jesus!
                              

5- IMPRESTÁVEISMateus 24.45-51

Jesus estava falando sobre o servo bom e fiel. E disse que o servo mau, “passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios” (v.49) seu Senhor “castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes” (v.51). Este texto elogia os servos, pessoas prestativas e alerta que os imprestáveis, ou pessoas que não são servis, não entrarão no Reino dos céus.
Jesus deu exemplo de serviço afirmando que “o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10.45). E deu exemplo lavando os pés de seus discípulos como prova de serviço ao próximo, humildade e amor (João 13.1-8).
Uma pessoa imprestável chora porque acha humilhante servir as pessoas e range os dentes de raiva toda vez que está em situação inferior ao próximo.
Seja uma pessoa prestativa!

6- INFIÉIS: Mateus 25.29-30

Na parábola dos dez talentos (Mateus 25.14-30) Jesus ensinou que os infiéis irão para o inferno e que a entrada no Reino de Deus é um prêmio à fidelidade de seus servos. Os servos que multiplicaram seus talentos foram chamados de “servo bom e fiel” (v.23). Já o servo infiel foi “lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes” (v.30).
A infidelidade é uma obra da carne, comparada à prostituição e a fidelidade é um fruto do Espírito Santo na vida do crente (Gálatas 5.19-23). Jesus garantiu que quem é “fiel no pouco, sobre muito te colocarei” (v.21), mas quem é infiel “até o que tem lhe será tirado” (v.29). Viver em fidelidade só traz benefícios para a vida cristã.
Comece sendo fiel no seu pouco!

7- PECADORES: Lucas 13.23-28

Jesus havia curado uma mulher que andava encurvada “a quem Satanás trazia presa há dezoito anos” (v.16). A vida daquela mulher era um inferno de sofrimento. Alguns fariseus estavam ali, quiseram infernizar sua vida mais ainda tentando impedir que Jesus a curasse.
Logo em seguida a esta cura “alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (v.23,24). Jesus ensinou que devemos procurar entrar o mais rápido possível enquanto é tempo (Isaías 55.6). Porque aos que ficarem de fora Ele responderá que “não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidades. Ali haverá choro e ranger de dentes” (v.27, 28ª). Jesus disse que a porta se fechará para quem vive no pecado.
O pecado faz a pessoa chorar por causa de suas consequências e ranger os dentes pela necessidade de perdão.
Confesse seus pecados e deixe!

Saia do inferno e venha pra Jesus!


CONCLUSÃO 

Mateus 23.33 “Como escapareis da condenação do inferno?”
Hoje esta pergunta tem uma resposta: “Jesus, que nos livra da ira vindoura” (I Tessalonicenses 1.10). Jesus é a solução para quem deseja sair do inferno. Sabemos que o inferno será a condenação final de todos que não quiseram receber a salvação em Jesus Cristo. Contudo muitas pessoas já estão vivendo um inferno em suas vidas terrenas porque o diabo e seus anjos estão atormentando todos que não recebem a verdade que liberta.

Se o inferno é para incrédulos, escandalosos, maus, despreparados, imprestáveis, infiéis e pecadores, então para sair de uma vida infernizada pelo inimigo é preciso:
-Não ser incrédulo, mas ter fé;
-Ter cuidado para não escandalizar o próximo;
-Fugir de tudo o que é mal;
-Preparar-se para encontrar com Jesus;
-Ser uma pessoa prestativa;
-Começar sendo fiel no seu pouco.

Venha pra Jesus e nunca deixe sua vida virar um inferno!
__________________________________________

ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp