Reverência no culto

-Tema: OBEDIÊNCIA


Eclesiastes 5.1 “Guarda o teu pé quando entrares na casa do teu Deus!”
-Introdução: Vivemos em um tempo que as pessoas procuram lazer, entretenimento e irreverência para se distrair e relacionar com pessoas interessantes. Mas quanto ao culto, até que ponto pode ser descontraído? Creio que o culto deve ser espontâneo e alegre sem perder o respeito que lhe é devido.
Quando você comparece diante de uma autoridade, se preocupa em como se comportar, não se atrasando, vestindo-se adequadamente, escolhendo palavras e cuidando do tom de voz. Será que diante do Rei dos reis não deveríamos ter ainda maior respeito? Claro que sim, pois Jesus merece sempre o melhor.

Como ser reverente no culto?

Vamos aprender algumas coisas que precisamos num culto:

1- ORAÇÃO

Mateus 21.13 “A minha casa será chamada Casa de Oração
A coisa mais importante num culto é a oração. Se não tiver oração é apenas uma reunião qualquer. A oração invoca a presença de Deus no culto e leva as pessoas a sentirem perto de Deus.
O propósito do culto é falar com Deus e ouvir sua voz. Quando outras atividades como apresentações e piadinhas começam a ocupar muito tempo do culto, em detrimento ao tempo necessário de oração, o culto começa a perder seu propósito.
A oração é prioridade em seu culto?
Um culto verdadeiro é cheio de oração!

2- SILÊNCIO

Habacuque 2.20 “O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”
A segunda coisa importante no culto é o silêncio. A palavra de Deus diz que há “tempo de estar calado e tempo de falar” (Eclesiastes 3.7). Durante o culto é desnecessário conversar com qualquer outra pessoa que não Aquele a quem você está orando que é Deus.
Interessante que num cinema ou teatro, incentiva-se o silêncio e as pessoas obedecem em respeito umas às outras. Na Igreja precisa-se de um respeito ainda maior. Evite conversas durante o culto, desligue seu celular ou qualquer outro meio de comunicação. Avise quem está perto de você que precisa estar ligado em tudo que acontecer.
Você conversa durante o culto?
Dedique sua voz somente ao Senhor cultuando a Ele!
                              

3- CONCENTRAÇÃO

2 Coríntios 10.5 “e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”
Outra coisa muito importante no culto é a concentração. Para melhor aproveitamento do culto é preciso que todos estejam atentos num foco para a mensagem. Cada um deve esquecer um pouco as coisas que estão lá fora para sentir a presença de Deus.
O ambiente da Igreja deve ser tal que evite distrações. Como aconteceu com Isaías que chegou ao templo e viu que “as abas de suas vestes enchiam o templo” e “a casa se encheu de fumaça(Isaías 6.1e 4), assim a presença de Deus deve preencher totalmente nossa atenção. É imprescindível que haja um clima de adoração.
Você consegue se concentrar no culto?
Dedique toda sua atenção durante o culto!

4- REFLEXÃO

Romanos 12.1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional
Além da oração, do silêncio e da concentração também é importante a reflexão durante o culto. Quando vamos ao culto, devemos aprender alguma coisa útil para a vida. Muitas pessoas não conseguem lembrar o que o pregador falou mesmo após o culto. Isso é porque deixam sua mente adormecer durante a mensagem.
O psicólogo Augusto Cury argumenta que a geração moderna sobre de SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado. As pessoas são ativistas, mecânicas e não conseguem ficar paradas e refletir.
Você medita durante o culto?
Aproveite para refletir e ouvir a voz de Deus!

Seja reverente no culto!


CONCLUSÃO


Abaixo deixo algumas dicas:

Ajude na reverência aos cultos

1.    Chegue mais cedo à igreja e procure se assentar no melhor lugar.
2.    Não se esqueça de cumprimentar aos irmãos.
3.    Dobre seus joelhos e ore em antes de tudo.
4.    Esteja em oração e reflexão antes de começar o culto.
5.    Não ande no templo durante a oração ou leitura da Bíblia.
6.    Evite conversar durante o culto.
7.    Desligue o celular ou no mínimo coloque no silencioso [pressionando #]. Se realmente precisar atender, saia do templo.
8.    Não leia revista, jornal e nem mesmo a Bíblia enquanto o pregador ou dirigente estiver falando a menos que este peça para ler.
9.    Siga as orientações do dirigente, se levantando ou se ajoelhando quando for pedido. Se esforce para cantar mesmo que a música não seja conhecida.
10.     Evite sair antes de terminar. Peça aos familiares e amigos para não te chamar durante o culto.
11.     Ajude as crianças e entenderem a seriedade do que está sendo feito no culto.  Ensinando-as a prestar a devida atenção assentadas junto com os pais.
12.     Seja receptivo aos visitantes cumprimentando-os, se assentando junto e compartilhando a Bíblia e hinário.

Deus conta com você!!!



Um estudo sobre a Liturgia cristã, começando pela Bíblia, passando pelo culto na história da Igreja até orientações práticas para os dias atuais.
Aqueles que adoram ao Único e verdadeiro Deus sabem que a adoração tem de ser a essência do culto “em espírito e em verdade" (João 4.23).


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp