Entrega total à Palavra

-Tema: CONVERSÃO


Atos 18.5-11
-Introdução: O apóstolo Paulo foi para a macedônia por direção de Deus em uma visão (Atos 16.9). Mas quando passou pelas primeiras provas, teve medo até ver que Deus tinha um grande propósito para sua vida ali. Esta experiência serviu para que Paulo, mesmo já sendo um pregador do evangelho, se entregasse totalmente à Palavra de Deus.
Deus não quer nossa vida parcialmente, porque Jesus não entregou um pouco de sua vida por nós, se doou integralmente. Por isso a Palavra de Deus diz que “buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo coração (Jeremias 29.13). Muitas vezes precisamos passar por momentos de crise que nos levem a entregar-nos totalmente à Palavra.
Esta entrega total significa que você não quer somente bênçãos, mas está disposto a obedecer aos mandamentos, não quer apenas receber, mas está disposto a oferecer sua vida ao Senhor.

Você já se entregou totalmente à Palavra?

Com o exemplo de Paulo podemos aprender como se entregar totalmente à Palavra de Deus:

1- Testemunho: v.5

Paulo começou sua entrega total ao testemunhar para todos que Jesus é o Cristo filho de Deus. Para ele, esta era uma tarefa difícil porque negava toda sua fé
de até então. Mas Paulo não teve medo de assumir sua nova fé publicamente.
Não podemos ter vergonha de servir a Jesus "porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos” (Lucas 9.26). Não seja tímido em sua fé, assuma publicamente que você é um filho de Deus.
Ao assumir publicamente sua fé você se obriga a testemunhar o que diz. O testemunho de vida é a comprovação de que sua vida foi totalmente entregue à Palavra de Deus. A falta de testemunho cristão tem atrapalhado muitas vidas de vir para o caminho de Jesus. Por isso devemos ser praticantes da Palavra de Deus (Tiago 1.22).
Para se entregar totalmente à Palavra é necessário assumir sua identidade cristã.
Você tem dado testemunho de vida?
Assuma publicamente que é um discípulo de Jesus!
                              

2- Conversão: v.6

Paulo sacudiu suas vestes dizendo que não queria nem mesmo uma poeirinha de lembrança do passado. Aquelas pessoas não queriam o evangelho para não abrir mão de sua religiosidade, então Paulo lançou sobre eles a responsabilidade desta decisão. Com este ato de sacudir as vestes, Paulo deixou os judeus e a lei para anunciar o evangelho aos gentios.
Converter é mudar de direção. Virar de costas para o mundo e voltar-se para Deus. Sacudir as vestes significa largar tudo que é do mundo. Quando você tem uma roupa nova, logo abandona as mais velhas, assim devemos fazer ao encontrar uma nova vida em Cristo e deixar tudo mais para trás. O mundo muitas vezes vem colocando uma poeirinha de pecado sobre nossas vidas para nos sujar, por isso é importante sacudir as vestes e manter-nos sempre limpos como aqueles que "lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7.14).
Para se entregar totalmente à Palavra é preciso se converter.
Você já se converteu verdadeiramente?
Sacuda suas vestes e deixe tudo que é do mundo!

3- Discipulado: v.7,8

Saindo da sinagoga Paulo entrou numa casa ao lado que pertencia a um homem chamado Tício, também conhecido por ser Justo e era temente a Deus. Naquela casa Paulo continuou seu ministério de pregação do evangelho e a Igreja cresceu. Até aquele momento não havia conseguido êxito porque estava pelejando com pessoas erradas.
Para se entregar totalmente à Palavra precisamos cuidar das companhias, com os ambientes que frequentamos e não perder tempo com coisas que não edificam, pois “as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15.33). Talvez você não consegue se entregar totalmente á Palavra porque se deixa influenciar por pessoas que não te abençoam.
O discipulado é uma estratégia de Jesus para nosso crescimento espiritual. Quando andamos com pessoas de Deus e aprendemos mais sobre Jesus, nossa vida espiritual é fortalecida até nos entregarmos totalmente à Palavra. Procure alguém que seja mais experiente espiritualmente para ser seu mentor no discipulado, procure aprender mais a cada dia e peça a Deus que levante pessoas para te ajudar. Talvez, como aconteceu com Paulo, as pessoas que vão te ajudar estão mais perto do que imagina, pois Deus levantou muitas pessoas para ajudar Paulo (Atos 18.10).
O discipulado começa quando você segue a Jesus como Senhor e Mestre. Continua quando caminha junto com outros discípulos aprendendo mais sobre a palavra. Além disso, também devemos fazer discípulos chamando outras pessoas para seguir ao Senhor ensinando-as sobre Jesus.
Você já faz parte do discipulado?
Seja um discípulo e faça discípulos seguindo a Jesus!

4- Pregação: v.9

Deus mandou que Paulo pregasse a Palavra sem medo. Assim continuou pregando e vidas foram se convertendo ao Evangelho. Quando Paulo pregava maravilhas aconteciam confirmando o poder de sua mensagem e vidas se convertiam a Jesus. A dedicação de Paulo à pregação mostra sua entrega total à Palavra.
A pregação faz parte da vida do crente. Enquanto o ímpio se prende a novelas, reality shows e tantas outras coisas que não têm proveito algum para edificação da vida, o cristão tem “prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmo 1.2). O crente sabe que as coisas do mundo não podem ajudar nas horas difíceis, por isso busca fé na palavra de Deus, pois “a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela pregação” (Romanos 10.17).
Além de ouvir pregações o crente precisa pregar. Quando pregamos, a Palavra ganha vida através de nossos lábios “pois a boca fala do que o coração está cheio” (Mateus 12.34). Tudo o que ouvimos sobre Jesus gera a fé em nosso coração e depois deve ser proclamado com nossos lábios porque "a palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos” (Romanos 10.8). Pregar não é somente com o microfone diante da igreja e sim por onde for primeiramente com o testemunho e também com palavras em cada conversa.
Você gosta de ouvir pregações?
Não somente ouça, mas pregue a Palavra de Deus!

5- Perseverança: v.11

Paulo pensava que em Corinto não haveria pessoas de Deus, por isso pensou em sair de lá, mas Deus lhe mostrou que precisava ficar lá o tempo necessário para colher os frutos. Ali em Corinto foi levantada a maior Igreja da Macedônia. Então Paulo ficou ali um ano e meio doutrinando a Igreja na Palavra sendo o suficiente para que a Igreja fosse fortalecida e preparada.
Uma planta tem o tempo certo de nascer, crescer e dar frutos ou flores. Do mesmo modo é a pregação do evangelho. Cada pessoa e cada Igreja tem um tempo de ser trabalhado. Não é fácil. Mas é preciso esperar e perseverar para ver os resultados. Creio que Jesus comparou muito a obra de Deus com o serviço do campo porque este exige paciência e dependência Divina para os resultados.
O automatismo e o imediatismo dos tempos pós-modernos onde acostumamos apertar botões e ver as coisas acontecendo têm colocado as pessoas mal acostumadas. Também estamos despreparados para lidar com o fato tempo. Nossa parte é obedecer a Deus e ser perseverante, o restante é Deus quem dá o resultado. Quando as coisas estiverem muito difíceis, espere mais um pouco e Deus agirá em seu favor.
Para se entregar totalmente à Palavra é preciso perseverança.
Você tem sido perseverante?
Permaneça na Palavra e Deus te recompensará!

Se entregue totalmente à Palavra de Deus!

CONCLUSÃO

Quando Paulo pensava que tudo estava dando errado é que tudo começou a dar certo. Desde que se entregou totalmente à Palavra de Deus, as coisas mudaram. Foi preciso passar por uma crise para chegar a esta decisão.
Talvez você também esteja passando por algo semelhante ao que houve com Paulo. Se as coisas estiverem dando errado pode ser um sinal de que você precisa se entregar totalmente à Palavra. Não basta ser crente de aparência ou nominalmente, é necessário ser totalmente submisso à vontade de Deus.

Para se entregar totalmente à Palavra é preciso:
         -cuidar do TESTEMUNHO;
         -buscar se CONVERTER;
         -ser DISCÍPULO;
         -ouvir e PREGAR;
         -ser PERSEVERANTE.

Você gostaria de se entregar totalmente à Palavra?

Não faça restrições em obedecer à vontade de Deus!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp