Fé poderosa

-Tema:


Hebreus 11.23-29
-Introdução: Este texto conta um pouco sobre a vida de Moisés e declara que tudo o que conseguiu foi ‘pela fé’. Moisés tinha uma fé poderosa. O segredo do poder estava em suas atitudes pautadas pela fé. Crer é muito mais que sentir ou pensar, é agir pela fé.
Talvez você tenha fé, mas não tem sentido ainda os efeitos poderosos que a fé pode causar. Para que a fé seja operante, deve ser proveniente da Palavra de Deus (Romanos 10.17), depois proclamada em palavras (Marcos 11.23) e cumprida em ações porque "a fé, sem obras, é morta” (Tiago 2.26).
Não faça nada ‘pela sua capacidade’ ou ‘pela sua vontade’ ou qualquer outra motivação, mas tudo o que fizer, faça-o tão somente ‘pela fé’ e será bem sucedido em todo tempo. 

Como exercer o poder da fé?

Vamos aprender com o exemplo de Moisés sobre como exercer a fé de maneira poderosa:

1- A fé não tem medo de arriscar: v.23

Moisés tinha duas opções em sua vida: continuar vivendo comodamente no palácio ou obedecer a Deus ao se aventurar pelo deserto com um povo escravo. Enquanto Moisés não tomou a decisão de abrir mão de tudo para viver na dependência de Deus, tudo deu errado em sua vida. Mas quando resolveu seguir a vontade de Deus, as coisas começaram a fluir e maravilhas aconteceram.
Muitas vezes desejamos algo e ficamos esperando acontecer. Contudo, pela fé não podemos ter medo de tentar. A fé produz a confiança de que tudo dará certo porque “a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem” (Hebreus 11.1). Quem tem fé sabe dos riscos que corre, entretanto tem coragem de porque está confiado em Deus e não em si mesmo.
Você tem medo de arriscar pela fé?
A fé não vê dificuldades e sim as possibilidades!
                       

2- A fé renuncia o pecado: v.24,25

Moisés não se acomodou ao palácio pensando que poderia aproveitar a oportunidade de estar junto ao faraó para ajudar Deus a libertar seu povo. Moisés não poderia continuar a ser como um dos egípcios e ajudar o povo de Israel. Deveria abrir mão de tudo em prol daquilo que acreditava. Lutou contra o pecado do povo todo o tempo porque sabia que servia a um Deus Santo.
Para viver pela fé é preciso deixar tudo o que é do mundo porque
"ninguém pode servir a dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Marcos 6.24). Antes de tomar nossas decisões, precisamos aprender a fazer tudo ‘pela fé’ para não errar, pois “tudo o que não provém da fé é pecado” (Romanos 14.22). O pecado mata, melhor é viver pela fé.
Você tem coragem de renunciar pecados?
Viva pela fé e deixe o pecado a cada dia!

3- A fé visualiza o invisível: v.26,27

Moisés nunca tinha visto uma sarça se queimar como aquela que não se consumia e foi ali que ouviu a voz de Deus tendo um encontro com o Senhor. A partir dali se acostumou a ver coisas imprevisíveis e imaginar o invisível. Nunca havia visto a terra prometida, mas acreditava na sua existência como se já estivesse lá. Antes de ver acontecer cada uma das dez pragas, creu que aconteceriam. Sua fé era poderosa por acreditar naquilo que ainda não tinha visto, pois "bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20.29).
A fé poderosa contempla o galardão que vem de Deus. Este presente ou recompensa é muito maior que qualquer problema ou sacrifício, “visto que andamos por fé e não por vista” (II Coríntios 5.7). Enquanto não aprendemos a viver pela fé, as coisas não acontecem “pois sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). Porém, para quem vive pela fé “tudo é possível ao que crê” (Marcos 9.23).
Você consegue visualizar o invisível pela fé!
Feche os seus olhos e contemple o impossível através da fé!

4- A fé rompe barreiras: v.28,29

Pela fé Moisés atravessou o Mar Vermelho com o povo. Também teve fé para celebrar a páscoa passando o sangue do cordeiro sobre os portais das casas como sinal de perdão dos seus pecados e livramento da morte. As barreiras físicas e espirituais foram vencidas pela fé. Moisés se acostumou a vencer obstáculos em sua caminhada. Calor, frio, fome e diversas outras dificuldades foram enfrentadas através da fé.
Todas as dificuldades podem ser rompidas pela fé. Quem vive pela fé sabe que tem a chave para abrir portas fechadas. A fé serve como um escudo de proteção para quem crê (Efésios 6.16). Quando temos fé sabemos que a vitória é garantida, contudo mesmo assim é preciso lutar.
Você está passando por dificuldades?
Rompa as barreiras pela Fé!

Creia no poder da fé!

CONCLUSÃO

O milagre acontece na hora que temos fé. Muitas vezes oramos e nada acontece porque a nossa fé ainda não é suficiente. Então devemos continuar orando até crer plenamente. Enquanto oramos, alimentamos nossa fé.
Para viver pela fé é preciso não ter medo de arriscar, renunciar o pecado, visualizar o invisível e romper barreiras. Muito melhor do que viver por nossa vontade ou capacidade é viver pela fé.
Como está sua fé!

Viva pela fé no poder de Deus!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp