Quando será o fim do Mundo?

Tema: APOCALIPSE


Mateus 25.13 “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora

Introdução: Várias pessoas já marcaram a volta de Jesus, contudo sem sucesso algum. A data de 21/12/12 ganhou sentido místico por ser o dia marcado pelos antigos Maias para o fim do mundo. Muitos começaram a acreditar pelo fato de acontecer muitas catástrofes naturais até então. Baseado nesta data, filmes foram gravados e não faltaram previsões para o fim de tudo.
Olhando pelo lado natural e humano pode-se perceber que o planeta Terra está quase em seu limite de exploração de recursos e a sua fragilidade começa a ser demonstrada a cada dia. A natureza está reagindo a cada dia revelando sua finitude e necessidade de preservação.
De um ponto de vista bíblico e profético os sinais do fim serão mostrados na natureza (Mateus 24.29). Os selos do Apocalipse mostram que haverá guerras (Ap. 6.3,4), fome (Ap. 6.5,6), doenças (Ap. 6.7,8) e terremotos (Ap. 6.12,17). As trombetas do Apocalipse anunciam queimadas das florestas (Ap. 8.7), morte dos peixes (Ap. 8.8,9), fim da água potável (Ap. 8.10,11) e poluição da atmosfera (Ap. 8.12,13). Os flagelos do Apocalipse falam de doenças cancerígenas (Ap. 16.2) e aquecimento solar (Ap. 16.8,9).
Todos estes fatores revelam que realmente o fim do mundo não está tão longe. Há algum tempo, muitos não acreditavam no fim do mundo, mas hoje até os cientistas usam este argumento para explicar a sequência de desastres naturais.

O fim do mundo tem data e hora marcadas?

Vamos buscar respostas para as perguntas ‘quando’, ‘como’ e ‘onde’ será o fim do mundo:

1- Quando será? 

Mateus 24.36 “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai
Quando Jesus pregava sobre a vinda do Reino de Deus, deixou bem claro para os discípulos que NINGUÉM, nem Ele mesmo sabia a hora de seu retorno. Esta declaração se repete em Marcos 13.32 para confirmar as palavras de Jesus. A volta de Jesus será tão rápida quanto um piscar de olhos (I Coríntios 15.52) ou um relâmpago (Lucas 17.24) e “por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados (Mateus 24.22).
Se o próprio Jesus que voltará e cumprirá todas as coisas, disse que não sabia o dia e a hora, nenhum ser humano é capaz de prever um fato deste. Somente Deus que é maior que tudo, eterno e infinito pode dizer quando será o fim da sua criação. O Senhor Deus começou tudo e Ele mesmo findará.
Só Deus sabe o dia e a hora do fim!

                              

2- Como será? 

Lucas 21.34 “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço
Embora existam detalhes bíblicos sobre como será o fim do mundo, o mais importante é se você está preparado para isso. Como está a sua vida? A volta de Jesus é uma ótima notícia para quem serve a Deus e péssima notícia para quem não vive com Ele.
Se você é um salvo em Jesus, não precisa temer o fim do mundo porque Deus guardará os seus e arrebatará sua Igreja (Lucas 17.34-36). Se não estivermos aqui quando isso acontecer, sabemos que “os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (I Tessalonicenses 4.16). Mas se você não está na presença de Deus deve mesmo temer porque “vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência (Efésios 5.6).
Quem vive para Jesus está preparado para o fim do mundo!

3- Onde será? 

Atos 1.6,7 “Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;”
Os discípulos viram Jesus subir ao céu ficaram maravilhados com a beleza desta cena, então um anjo interrompeu o momento para dizer que não precisavam ficar olhando para o céu porque “esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir (Atos 1.11).
Se Jesus virá do mesmo modo que subiu, então podemos entender que aparecerá entre as nuvens e os seus discípulos estarão lá e “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá (Apocalipse 1.7). No fim do mundo Deus reunirá todas as pessoas que já viveram e “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2.10,11).
O importante não é onde será o fim e sim que estejamos com Jesus!

Prepare-se para o fim!

CONCLUSÃO

Mateus 24.50 “virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe
Esta não foi a primeira previsão do fim do mundo nem será a última. Em cada geração se levantam falsos profetas anunciando o fim do mundo com data e hora marcadas.
O evento mais importante do fim do mundo não será a destruição da terra e sim a volta de Jesus “segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça (II Pedro 3.13).
A ênfase do evangelho não é no horário ou dia em que acontecerá o cumprimento das profecias e sim em sua mensagem. Por isso Jesus comparou com um patrão que fez uma viagem e chegou de surpresa pegando o encarregado maltratando seus companheiros (Mateus 24.45-21). O Senhor Jesus é o dono de tudo e quando Ele voltar quer nos encontrar servindo a Ele e amando nosso próximo.

Jesus está voltando!

_______________________ 

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse


Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho.
O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp