Três canções de Natal

Tema: NATAL


Lucas 1 e 2
Introdução: O louvor como expressão espontânea era algo comum nos tempos bíblicos. Sempre que alguém recebia uma graça de Deus, expressão sua gratidão salmodiando palavras de louvor ao Senhor.
Quando Jesus nasceu “apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus (Lucas 2.13). Então o nascimento de Jesus foi motivo de louvor no céu e na terra. Três pessoas cantaram louvores a Deus quando Jesus nasceu e com suas palavras podemos aprender como devemos celebrar o Natal.

Como você celebra o Natal?

Vamos refletir sobre os três cânticos cantados quando Jesus nasceu:

1- Louvor da Alma: “a minha alma engrandece ao Senhor” Lucas 1.46-56

O cântico de Maria é conhecido pela palavra latina ‘Magnificat’ que significa “a minha alma engrandece”.
Maria louvou a Deus de toda sua alma quando soube que teria um filho da parte de Deus. A emoção era tão grande que não poupou palavras para expressar sua alegria. Não teve dúvida ou medo algum, mesmo sabendo de sua fragilidade e condição social, caso as pessoas não acreditassem nela.
Às vezes ficamos com a cabeça tão cheia de pensamentos e ansiedades com coisas para fazer para o Natal, que não paramos para louvar Àquele que veio ao mundo para nos salvar. Com Maria aprendemos que não devemos encher nossa mente de preocupações como contas e compras para o Natal e sim dedicar toda nossa atenção ao Senhor em agradecimento por sua salvação através de Jesus.
Louve ao Senhor de toda sua alma neste Natal!
                              

2- Louvor do Espírito: “Bendito Seja o Senhor” Lucas 1.68-73

O cântico de Zacarias é conhecido pelo termo latino ‘Benedictus’ por causa do seu início “bendito seja o Senhor”.
Zacarias havia ficado mudo sem falar durante a gravidez de sua esposa Izabel porque duvidou das palavras do anjo Gabriel (Lucas 1.18-22). Contudo, o versículo 67 declara que Zacarias proferiu este cântico “cheio do Espírito Santo” e em suas palavras profetizou a respeito de seu filho João Batista que prepararia o caminho para o ministério de Jesus.
Em nossas vidas ás vezes ficamos mudos como Zacarias quando não cremos e nem louvamos a Deus. As nossas primeiras palavras diante de tudo que o Senhor faz por nós devem ser para agradecer e não duvidar. Talvez precisemos passar por um tempo de silêncio buscando ao Espírito Santo para louvar a Deus espiritualmente como Ele “procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade” (João 4.24).
Não duvide de Deus, mas creia e agradeça a Ele por tudo!

3- Louvor do Coração: “agora podes despedir em paz o teu servo” Lucas 2.29-32

O cântico de Simeão é conhecido pela expressão latina ‘Nunc dimitis’ significando “podes despedir em paz o teu servo”.
Simeão acreditava na promessa de Deus em enviar o Salvador ao mundo. Sua confiança era tão grande que “revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor (Lucas 2.26). Simeão viveu cada minuto da sua vida esperando este momento maravilhoso de conhecer ao Messias, por isso sentia-se realizado e pronto para morrer depois disso. Quando José e Maria chegaram ao templo com o menino Jesus, “Simeão o tomou nos braços” (v.28) bem perto do coração entoou um lindo louvor.
Jesus ainda bebê ouviu as fortes batidas do coração de Simeão louvando a Deus por seu nascimento. Também devemos nos emocionar no Natal, não pelas comidas, festas e presentes e sim pela Salvação que veio ao mundo pela vinda do Filho de Deus. Tire um momento para louvar a Deus agradecendo por tudo que tem feito a sua vida.
Louve a Deus de todo seu coração neste Natal!

Natal é tempo de Louvor!

CONCLUSÃO

Assim como Maria louvou a Deus de toda sua Alma, Zacarias adorou em Espírito e em verdade e Simeão agradeceu de todo o seu coração, devemos celebrar a Jesus por sua vinda ao mundo.
O nascimento de Jesus foi cheio de louvor e adoração. Por isso o Natal deve ser cristocêntrico, pois ninguém há tão importante e digno de louvor como Jesus que nasceu de maneira tão simples.

O Natal deve ser uma festa de louvor!

________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp