Como orar?

-Tema: ORAÇÃO


“tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis” Mateus 21.22

-Introdução: Sabemos que a oração nos garante a resposta. Então por que não oramos mais? Penso que é por falta de fé. Crer é a única condição para a oração “pois sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). A promessa de Jesus é que receberemos somente o que pedirmos crendo.
Assim como dialogamos constantemente com pessoas que convivemos, também devemos conversar diariamente com Deus. Então a vida de oração deve ser algo natural na vida do cristão.

Como devo orar?

Vamos aprender um pouco mais sobre o quê, quando, por quem e onde orar:

1- O QUÊ orar 

Filipenses 4.6 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças

O assunto da oração deve ser tudo o que incomoda nosso coração. Orar é abrir o coração diante de Deus. Conversando com Deus podemos contar tudo confiando que Ele nos ouve e aceita como estamos.
Quando for orar desabafe seu coração diante de Deus. Creia que ele é seu amigo e está te ouvindo atentamente. Não guarde restrições de nada.
Você já abriu seu coração diante de Deus?
Conte tudo para Jesus!

2- QUANDO orar 

I Tessalonicenses 5.17 “orai sem cessar”

Parece que algumas pessoas leem errado este texto assim ‘orai quando precisar’. Tem gente que só dobra o joelho se estiver na prova, do contrário fica esquecido de Deus. A oração deve ser constante na vida de todo cristão, pois quando pensamos que não precisamos aí é que realmente devemos orar.
A vida é cheia de atos repetitivos como dormir, acordar, comer, beber, e tudo mais. Não nos cansamos destas coisas, então porque deveríamos nos cansar de orar? Se Daniel fosse deixar para orar somente quando caísse na cova, teria sido engolido pelos leões.
Não deixe para orar quando as coisas ficarem ruins porque você pode ficar sem forças. Estabeleça uma disciplina de oração para sua vida diária. Você tem orado constantemente?
Faça um propósito de orar sempre!

3- Por QUEM orar 

I Timóteo 2.1-4 “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”

Do mesmo modo que todas as pessoas precisam orar, todos também precisam receber oração. O texto bíblico deixa claro que até mesmo pessoas de autoridade são carentes de oração. Infelizmente as pessoas estão muito mal acostumadas a somente receber oração sendo que deveríamos oferecer oração.
Quando você for orar não peça somente por você, deixe o Espírito Santo trazer à sua mente pessoas para você interceder. Isso te manterá no propósito porque sempre haverá alguém precisando de oração.
Você tem orado por quem?
Existem muitas pessoas que precisam de sua oração!

4- ONDE orar 

I Timóteo 2.8 “Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade

Embora Jesus mandou “entra no teu quarto e fechada a porta orarás a teu pai em secreto” (Mateus 6.6) sabemos que depois que tiramos este tempo especial para estar a sós com Deus, quando saímos dali por onde vamos Ele nos acompanha e através desta comunhão alcançada podemos conversar com Ele ao andar, assentar, deitar e falar (Salmos 139.2-5).
É muito importante ter um lugar de oração com seu quarto, um monte retirado ou a própria Igreja, mas não podemos esquecer que Deus está em todo lugar e que podemos falar com Ele sem restrições de tempo e lugar.
Se você já tem intimidade com Jesus pode então falar com Ele em todo lugar que estiver. Mesmo que seja silenciosamente você conversa com Jesus o tempo todo em sua mente e em seu coração.
Onde você tem orado?
Onde estiver você pode falar com Deus!

Você precisa orar mais!

CONCLUSÃO

A vida de oração é o segredo para uma vida feliz. Desligar-se de tudo, principalmente de coisas que nos perturbam e reabastecer as energias com a fé é uma maneira sábia de se preparar para viver melhor.
Com esta mensagem aprendemos que devemos orar tudo o que passar em nossa mente e coração, sempre e em todo o tempo, por todas as pessoas e em qualquer lugar onde estivermos.

De joelhos você pode ir mais longe!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp