Penitência

-Tema: PECADO


Salmos 51
-IntroduçãoA penitência pode ser definida como um caminho entre o pecado e o perdão, ou uma forma da pessoa que cometeu o erro receber o perdão. O ato da penitência funciona como um mecanismo de defesa, um alívio para a pessoa sentir-se digna de ser perdoada ou pensar que fez alguma coisa para receber o perdão.

PECADO - PENITÊNCIA - PERDÃO?

A penitência também é praticada para se receber uma bênção. Como um voto feito para alcançar um favor diante de Deus. Contudo a Bíblia exorta seriamente a não se precipitar com este tipo de promessas (ver Eclesiastes 5.1-7).

Há necessidade de fazer Penitências?

Vamos aprender um pouco sobre a Penitência na Bíblia:

Ponto de vista

Para nós Evangélicos, não há necessidade de uma penitência para se receber a remissão de um erro ou conseguir uma bênção. Cremos que somos perdoados pela Misericórdia de Deus (Lamentações 3.22,23) e recebemos as bênçãos através da graça (favor imerecido) de Deus (João 1.16; Atos 15.11) quando cremos. O que temos a fazer quando estamos precisando de um perdão é arrepender, confessar e converter.
Obs: Não digo aqui que o penitente na sua fé não recebe a bênção ou perdão ou que não crê na graça e misericórdia de Deus.

PECADO
ARREPENDIMENTO
CONFISSÃO
CONVERSÃO
PERDÃO
Romanos 3
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

II Coríntios 7
10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.


Provérbios 26
13 O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que a confessa e deixa, alcançará misericórdia.


Atos 3
19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.


Isaías 43
25 Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados me não lembro.


Errar o alvo,
fazer a coisa errada
Desistir do que fez;
se entristecer pelo erro
Reconhecer o erro diante do ofendido
Fazer o contrário; corrigir
Liberação da pena.

ExemploVer II Samuel 11.1-27 e 12.1-25.

O Rei Davi era um servo de Deus (escreveu Salmos), mas era homem e pecador como todos nós. Certa vez ele cobiçou uma mulher casada que se chamava Bete-seba e aproveitou que o marido dela, Urias, estava na guerra para se deitar com ela. Bete-seba engravidou e Davi mandou chamar Urias para casa no intuito de que não desconfiasse de traição ao saber da gravidez. Mas Urias não aceitou voltar para casa por lealdade à pátria e ao rei. Então o rei Davi mandou uma carta ao comandante da guerra, pelas mãos do próprio Urias dizendo para colocar este na frente da batalha em local perigoso para que venha a morrer. O soldado morreu e Davi se casou com Bete-seba. Ela ficou muito deprimida e ganhou a criança, mas esta morreu. Davi tentou consertar o erro com outros maiores ainda e teve que enfrentar as consequências, mas se arrependeu e se converteu a Deus confessando seus pecados de adultério, mentira, traição e assassinato.

Uma das mais belas orações da Bíblia é o Salmo 51 que traz uma confissão e de arrependimento de Davi pelos seus pecados de adultério, mentira, traição e assassinato.


Você não precisa pagar promessas!

CONCLUSÃO

Na sociedade atual, raramente se vê alguém que tem coragem de admitir seus erros, seja diante de si mesmo, diante dos homens ou de DEUS. Voltar atrás é um confronto muito grande para o nosso Ego. Talvez reconhecer o erro seja o maior sacrifício e consertar o erro quando possível, o maior desafio. Contudo, há consequências do erro e mesmo após pedir perdão e voltar atrás no que fez é preciso enfrentar as consequências.
Não há necessidade de penitência para se receber perdão ou bênção, pois Deus tem prazer em seu amor para conosco e ouve nossas orações quando temos fé nele. O sacrifício de Jesus Cristo na cruz foi completo, dando liberdade a todo que crê de se achegar a Deus e receber dele graça e misericórdia. Deus é amor e não quer castigar ninguém, mas quer nos perdoar e abençoar-nos grandemente.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp