Quando falta a unção?

Tema: UNÇÃO

pregação sobre unção

“jamais falte o óleo sobre a tua cabeça” Eclesiastes 9.8

Introdução: Este texto nos diz que é preciso reservar a unção para que nunca falte. A unção significa poder ou capacidade espiritual para vencer. Com a unção podemos alcançar o impossível, mas sem a unção, qualquer tarefa pequena se torna difícil.
Como a bateria de um celular ou combustível de um carro, Se você ficar despercebido, pode ficar a pé ou sem falar por falta de energia. Assim, a unção do Espírito Santo é a energia espiritual que o cristão precisa para viver neste mundo, na presença de Deus.

Como saber se está faltando unção?

Vamos entender alguns sintomas de quando a unção está faltando:

1- ODOR: Eclesiastes 10.1

O óleo da unção é cheiroso e agradável, já a falta da unção traz mal estar e odor. Como é bom chegar num lugar e sentir um cheiro bom, mas é insuportável ficar num lugar onde há mal cheiro. O crente sem unção não sente o bom perfume de Cristo e onde está se torna um lugar com ambiente pesado e cansativo.
Certa vez uma mulher ungiu os pés de Jesus e o cheiro do bálsamo “encheu toda a casa” (João 12.1-3).  Mas quando um mosquito cai na vasilha de unguento, apodrece estragando o óleo aromático e este passa a cheirar mal.
Da mesma forma o servo de Deus, cheio de unção do Espírito Santo, ás vezes por causa de um mosquitinho, uma mínima coisa, deixa perder sua autoridade espiritual. O orgulho é o mau cheiro que muitas vezes faz a pessoa ficar assim por pouca coisa.
Você tem se importado com pequenas coisas?
Não deixe um mosquitinho estragar a unção de Deus em sua vida!

2- ENFERMIDADE: Jeremias 8.22

Uma das características da unção é curar, portanto quando a pessoa não está sob a unção de Deus, fica enferma e sente-se mal. Muitos crentes estão feridos porque está faltando a unção em suas vidas. O cristão sem a unção se torna uma pessoa doentia, sem energia ou brilho para servir a Deus.
O bálsamo era um tipo de óleo pastoso, comumente usado como remédio em Israel, que servia para ungir feridas. O bom samaritano usou bálsamo para o curativo do homem que socorreu (Lucas 10.34).
O profeta Jeremias pergunta ao povo se não tinham  remédio, mas na verdade o tinham e não usavam. Esta pergunta serve para a Igreja: será que está faltando o bálsamo? Está faltando unção? Certamente não. A questão é que muitas vezes não usamos o remédio.
 "Gileade" significa o "monte de testemunho" e muitas vezes não vamos ao monte de Gileade buscar bálsamo porque está faltando o testemunho de vida.
Você está precisando de cura?
O bálsamo da unção é o remédio de Deus!

3- SONO: Mateus 25.3-5

Os óleos também eram utilizados para produzir luz, sem luz a pessoa dorme e não entende o que acontece ao seu redor. Assim o crente sem unção está em trevas e dorme espiritualmente. Sem a unção a pessoa é preguiçosa espiritualmente.
Na parábola das virgens, as néscias não tinham azeite e sua luz acabou. Já as virgens sábias levaram azeite reserva e não ficaram  no escuro nem dormiram.
Muitos crentes estão dormindo porque está faltando a luz da unção em suas vidas. Gastam sua unção com coisas desnecessárias e depois ficam pedindo óleo para os outros. Precisamos vigiar e orar sempre e nunca dormir espiritualmente. Quando falta unção, ficamos sem luz ou discernimento espiritual e sem trabalhar para Jesus.
Você está bem despertado?
Não durma nem deixe sua luz apagar!

4- POBREZA: II Reis 4.1-7

O azeite sempre foi algo de grande valor por sua grande utilidade e importância comercial. Uma pessoa que tivesse azeite em grande quantidade era considerada bem sucedida. A pessoa sem unção é pobre espiritualmente, não tem estrutura ou condições para resolver seus problemas.
A mulher que procurou o profeta Eliseu afirmou ter apenas um pouco de azeite, e isso foi suficiente para Deus multiplicar a unção em sua vida. Para isso ela precisou arrumar lugar para colocar o azeite que só parou quando acabaram as vasilhas. Quando o crente dá lugar ao Espírito Santo, Ele enche sua vida de unção e poder.
Muitos crentes estão vivendo em miséria espiritual sem saber que unção de Deus pode multiplicar em sua vida capacitando para a vitória. Às vezes a pessoa tem tudo, mas é pobre porque não se sente satisfeito. Deus pode preencher o vazio de seu coração com a unção do Espírito Santo.
Está faltando algo para você?
Deixe Deus encher sua vida de unção!

Não deixe a unção acabar!

CONCLUSÃO

A falta da unção provoca mau cheiro, enfermidade, sono e pobreza. Já a presença da unção traz o “bom perfume de Cristo” (II Coríntios 2.15), cura as enfermidades (Isaías 61.1), desperta espiritualmente para servir a Deus, e dá abundância de vida (João 10.10).
Se você está sentindo algum sintoma de falta de unção, Deus pode renovar sua vida hoje. Não deixe perder unção por causa de um mosquitinho qualquer. Nem durma espiritualmente deixando sua luz apagar. Deixe Deus multiplicar sua unção em você.
Gostaria de receber a unção do Espírito Santo?

Cuide bem da unção e não deixe acabar!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp